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Truques para manter a forma no inverno

A chuva, o frio, os dias mais curtos e as tarefas familiares, domésticas e profissionais nem sempre permitem que no Inverno consigamos manter a forma física que tínhamos antes. Neste artigo damos-te algumas dicas que podem ajudar-te a minimizar as perdas.

Truques para manter a forma no inverno
Truques para manter a forma no inverno

No inverno, os ciclistas amadores costumam deixar de lado a bicicleta nos dias chuvosos e frios, optando por outros desportos (como a natação, ginásio, running, etc).

Não é recomendável deixar de pedalar durante mais de duas ou três semanas seguidas, pois é a partir dessa altura que perdemos muitas das adaptações conseguidas na altura em que treinávamos mais. O ideal é continuar a pedalar um ou dois dias durante a semana para que os efeitos da falta de treino não sejam muito grandes. Neste artigo deixamos algumas dicas para que - este Inverno - continues a pedalar e mantenhas a tua forma:

FAZER UMA PAUSA

Depois de um Verão longo dedicado ao ciclismo, é importante descansar e deixar o corpo recuperar um pouco. Mas descansar um pouco não significa pura e simplesmente ficar sentado no sofá a ingerir calorias. O ideal é optar por outros desportos, fazendo Treino Funcional, natação ou mesmo corrida. Para além de serem alternativas ao ciclismo, mantêm as tuas pernas e o teu coração ativados e contribuem para a manutenção da massa muscular

Também podes escolher atividades mais relaxantes como yoga ou meditação. Convém ser algo que te motive e dê prazer, caso contrário o efeito não será o desejado. 

INVESTIR O QUE FOR NECESSÁRIO NO TEU HOBBY

Ter bom equipamento é outra das dicas para estares motivado. Cada modalidade (ciclismo, BTT, gravel) tem as suas especificidades e tecnologias, tanto em termos de vestuário/calçado, como em termos de bicicletas e componentes ou acessórios. Ter o vestuário técnico mais adequado faz toda a diferença numa modalidade como estas e se aprenderes os truques (como vestir por camadas, por exemplo), verás que passarás a apreciar mais praticar ciclismo, BTT ou gravel. Nas revistas BIKE, Ciclismo a fundo e e-BIKE poderás conhecer as tecnologias mais recentes nestas modalidades. 

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CRIA O TEU PRÓPRIO GRUPO DE CICLISMO

Sabias que é muito mais fácil superar um objetivo em equipa do que sozinho? Lança o repto a um amigo que tenha a mesma paixão pelas bicicletas como tu. Se convidares mais pessoas, melhor ainda. Quando te faltarem as forças, outro assumirá a dianteira do grupo e vice versa. Os quilómetros partilhados com amigos são mais fáceis de percorrer e mais divertidos e não te esqueças de algo vital num grupo: respeitar as especificidades de cada elemento que o compõe, quer seja em termos de estado de forma, personalidade, virtudes e defeitos bem como o equipamento que possui.  
 

APROVEITA PARA FAZER ATIVIDADES EM CASA

Há atividades que, embora não sejam conotadas como atividades desportivas, têm uma forte componente física e que podem ser feitas em casa. Se durante quase todo ano passas muito tempo a treinar (rolos, treinos, eventos de ciclismo/BTT, etc), aproveita esta fase para arranjar aquilo que ficou pendente há meses. Tens de arrumar a garagem ou arrecadação? Aproveita! Garantimos que vais queimar muitas calorias e suar. Há prateleiras ou gavetas de armários que necessitam de serem arranjadas? Está na hora! Não te esqueças de alguns pilares básicos, como manter uma postura corporal apropriada, aproveitando a força das pernas para levantar pesos em vez de sobrecarregar as costas e, caso tenhas filhos, faz atividades com eles que envolvam alguma destreza física. Tudo com harmonia e segurança e sem excesso de carga na coluna. 

Outra dica importante tem a ver com a alimentação. Obviamente um dos pilares do treino e do ciclismo/BTT em particular tem a ver com o peso corporal. Nesta época festiva, se praticarmos menos exercíco temos de ter em consideração a quantidade de calorias consumidas. Um ou dois dias de excessos não é problemático, mas duas semanas consecutivas (semana do Natal e semana da Passagem de Ano) a ingerir quantidades massivas de bolos e gorduras terá um efeito óbvio.

Contudo, temos uma boa notícia. Se continuares a praticar desporto nesta época (rolos, treino funcional, etc), como o teu metabolismo estará acelerado, ajudará a consumir parte dessas calorias. Mas não excedas o razoável, pois o metabolismo não consegue reagir a tanta solicitação seguida. Como costumam dizer os Nutricionistas, tudo devem ser consumido "com conta, peso e medida". 

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