Obviamente escolher um pneu para o Inverno significa dar prioridade à proteção contra furos e aderência em vez de optar por leveza e suavidade. O primeiro aspeto a ter em conta é o tipo de piso do pneu, o qual deve ter canais de escolamento dos detritos e um design mais agressivo, para maior tração, sobretudo em pisos molhados. No caso do gravel ou BTT, pneus com tacos mais elevados e espaçados são a melhor opção. E procura sempre os que possuem proteção antifuro, dado que é comum encontrar detritos no solo, incluindo pedaços de vidro. Para além disso, a água das chuvas e da humidade em contato com óleos de motor (sobretudo no asfalto) e seiva de árvores ou folhas mortas (mais em gravel e BTT) tornam o piso super escorregadio ou mesmo perigoso, sobretudo nos locais onde há mais geada ou queda de neve.
Em todo o caso, e como refere a Pirelli, um dos maiores produtores mundiais de pneus para ciclismo/gravel/BTT, já existem pneus específicos para cada disciplina com elevados níveis de proteção que ajudam a mitigar eventuais problemas.

OS PNEUS TAMBÉM REQUEREM MANUTENÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus requerem manutenção. Há quem os monte e só se lembre deles quando fura, mas esse é o grande problema. Quer seja uma bicicleta de estrada, gravel ou BTT, os pneus requerem no Inverno um cuidado adicional antes e após cada saída. Devido às baixas temperaturas, a pressão dos pneus diminuiu comparativamente com o Verão, portanto deve ser monitorizada com mais regularidade.
Obviamente, deve ser colocada a pressão recomendada pelo fabricante, pois essa pressão foi avaliada após testes em todo o tipo de condições, incluindo chuva. Também deve ser colocada pressão consoante o peso do utilizador e a carga transportada, dado que isso influencia o comportamento geral da bicicleta.
Para aumentar a aderência dos pneus, para além de ser necessário escolher pneus específicos, é recomendado baixar a pressão 0.3 BAR, respeitando sempre a pressão mínima indicada na lateral do pneu.
Esta pressão mais baixa (sem ser excessiva, como é óbvio) também reduzirá a possibilidade de furar devido a cortes ou penetrações de detritos, dado que o pneu se adaptará mais facilmente a elementos externos.
O QUE FAZER SEMPRE APÓS CADA VOLTA DE BICICLETA
Após cada volta devemos verificar o estado de cada pneu e procurar vestígios de detritos ou picos/vidros espetados na superfície do pneu (ou eventualmente cortes). Remove esses detritos, passando depois com um pano velho sobre a superfície. Isto fará com que a vida do pneu se prolongue.
Os engenheiros da Pirelli também nos deram dicas valiosas sobre como guardar pneus de modo a que não percam as suas capacidades e não se degradem com facilidade. Se és daqueles que no Inverno faz uma pausa de um mês ou um pouco mais, os engenheiros da Pirelli recomendam retirar metade da pressão normal e guardar a bicicleta num local fresco e seco, longe de humidade, protegida dos elementos (evita também a exposição direta à luz solar direta ou à chuva). A exposição aos raios UV enfraquece o pneu, deixando-o seco e gretado. Deixa a bicicleta pendurada, e se tens pneus tubeless ready com selante no interior roda-os ocasionalmente para evitar que o líquido se concentre num só local.
Também deves evitar ter produtos químidos perto dos teus pneus. Caso tenhas pneus de substituição, não os guardes dobrados ou dentro da embalagem.
TIPOS DE PNEUS RECOMENDADOS PELA PIRELLI PARA A ÉPOCA DE INVERNO
Há várias opções dentro da gama da Pirelli (bem como de outras marcas) para o Inverno, incluindo modelos pensados para quem pratica competição. Para estrada, o modelo topo de gama para todas as estações é o P ZERO Race4S, que está disponível em versões para câmara de ar e tubeless ready. Graças ao composto SmartEVO, proporciona aderência e suavidade a rolar. Por outro lado, o modelo CINTURATO também é uma opção a ter em conta para estrada e gravel ligeiro, graças ao composto SmarNET com silica e também à estrutura Armour Tech que oferece proteção, segurança e fiabilidade em diferentes tipos de piso e condições climatéricas.

O CINTURATO Gravel S é um pneu eclético, desenhado pela Pirelli para gravel em pisos lamacentos e suaves. Privilegia a tração e a proteção contra furos, em vez de suavidade pura e dura.
Quanto à gama de BTT específica para Inverno, a gama SCORPION, especialmente a S (soft terrain) é a ideal. E para o segmento urbano o Angel DT Urban é o pneu de eleição da Pirelli, devido aos canais de escoamento de água e à proteção HyperBelt.