1. Bicicleta de montanha em bom estado e preparada para a viagem. Antes de iniciar o Caminho é importante rever o estado da corrente, das mudanças, pneus e pastilhas de travão.
2. O vestuário para andar de bicicleta deves levar em duplicado, excepto um casaco impermeável, bem como um casaco mais quente. O calção e a jersey devem ser lavados à noite nos albergues e se de manhã não estiverem secos usa o equipamento extra que levaste. Na época de chuva, é prático levar umas calças impermeáveis, pois não ocupam muito espaço e pesam pouco.
3. Saco cama leve, inclusivé para usares nos albergues quando a roupa da cama tem um aspeto "duvidoso". Leva também uma esteira fina para te sentares nas paragens ao longo do caminho e se tiveres de dormir ao relento.
4. Campainha para avisar os caminhantes. É imprescindível.
5. Alforges impermeáveis ou bolsas de plástico para levar o equipamento no interior.
6. Telemóvel (e carregador, claro, bem como powerbank) para consultar a disponibilidade nos albergues na temporada de maior afluência dos peregrinos, entre Maio e Setembro.
7. Lanterna para deambular pelos albergues quando se apaga a luz. Levar uns tampões para os ouvidos também ajuda a dormir nos albergues mais cheios (há sempre alguém que ressona!)
8. Navalha multiusos.
9. Óculos de sol, protetor solar, medicação e creme para o almofadado.
10. Credencial pessoal, em muitos albergues é solicitada para poder passar a noite.
11. A concha de peregrino, é um símbolo universal.
12. Sensibilidade, paciência e muita vontade de descobrir, conhecer e experimentar.
13. Pouca pressa em chegar ao final de cada etapa e bom humor.
14. Ultreia. Trata-se de uma saudação entre peregrinos que significa "Coragem".