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Guia de lubrificação da bicicleta: onde, quando e porquê

Se tens uma bicicleta, deves ter em conta que a lubrificação é essencial. Um ser humano não sobrevive muito tempo sem água e sem comida, no caso das bicicletas passa-se o mesmo em relação à lubrificação.

Ivan Mateos

Guia de lubrificação da bicicleta: onde, quando e porquê
Guia de lubrificação da bicicleta: onde, quando e porquê

Chiadeira e estalidos… esses ruídos horríveis que nos podem atormentar durante um treino inteiro geralmente têm todos a mesma causa: falta de óleo ou massa lubrificante em determinado ponto. A lubrificação é essencial em qualquer bicicleta, por isso, lubrificar pontos de contacto elimina a fricção e o desgaste excessivo permitindo que tudo corra de forma suave e silenciosa. Certamente que nunca paraste para pensar nisto, mas uma bicicleta rígida tem entre 30 a 40 pontos de rotação entre travões, desviadores e outras partes giratórias e sem contar com os elos da corrente. A coisa complica-se mais com uma suspensão total e ainda mais se os pivôs forem de casquilhos de fricção, pois são mais suscetíveis à entrada de sujidade e a causar o ruído indesejável.

Não te preocupes, pois, com uma manutenção periódica estes problemas não aparecerão ou vão desaparecer se já sofres com eles. Após cada lavagem, uma lubrificação externa em pontos estratégicos como a corrente, molas dos pedais de encaixe ou os desviadores e terás a batalha ganha. Deves sempre lembrar-te pelo menos destes pontos, caso contrário, a ausência de óleo levará rapidamente a ruídos e imprecisões de funcionamento.

Também é importante a lubrificação das bainhas da suspensão ou das roscas do eixo pedaleiro, nas quais é necessário dedicar mais tempo. Uma vez feito, os seus efeitos durarão vários meses.

DICAS PARA LUBRIFICAR A BICICLETA:

· Para facilitar a remoção das bichas (a parte de plástico que envolve os cabos), devemos engrenar a mudança no carreto grande e depois sem dar aos pedais, clicar na manete em direção ao carreto pequeno. Desta forma os cabos ficarão relaxados, facilitando a extração. Lubrifica também as extremidades das bichas, onde entram os cabos.

· Às vezes notam-se ruídos ao rodar o guiador para ambos os lados. Deve-se à fricção entre as bichas e os batentes do quadro. Lubrifica e desaparecerão. Esse ruído também pode vir da própria direção e pode ser necessário desmontar, limpar e lubrificar.

· Nas bicicletas antigas em que a cablagem está na parte inferior do quadro, não te esqueças de lubrificar a guia externa dos cabos na zona do eixo pedaleiro, fazendo com que deslizem suavemente. 

· Os cubos Shimano têm borrachas externas em forma de cone que às vezes causam ruído no corpo do cubo. É fácil resolver este problema, basta colocar uma gota de óleo na área de contacto.

· Lubrifica a corrente cada vez que saíres para pedalar e também os pedais e carretos. E de vez em quando ou sempre que sentires necessidade, faz uma lubrificação mais profunda. Desta forma evitarás o desgaste prematuro e funcionará suavemente por mais tempo.

· Um erro muito habitual é lubrificar a corrente pelo lado exterior. O modo correto é na parte interior, a que está em contato com os dentes da cassete e da cremalheira.

MATERIAL NECESSÁRIO:

· Um spray de óleo com teflon. Desta forma conseguirás chegar a lugares que o óleo normal não consegue como os pivôs dos desviadores.

· Óleo normal para a corrente. Tanto pode ser óleo normal com vaselina como dos mais avançados com teflon ou cera. Há alguns óleos especiais para tempo seco que evitam que a poeira se agarre, embora exijam aplicação constantemente. Para tempo de inverno e em condições de água ou lama é melhor um óleo mais denso.

· Massa especial para rolamentos como cubos e direção. Geralmente esta massa é muito densa e repele a água. Também é boa para lubrificar roscas, o espigão ou a área de contacto entre o avanço e o guiador. Existem massas especiais de contato para componentes de carbono (espigões de selim, avanços, guiadores, etc). Não uses outro tipo de massa se os teus componentes são deste tipo. 

· Para lubrificar os pivôs do amortecedor, se forem casquilhos de fricção, convém lubrificar com Teflon pelas suas propriedades (baixo atrito). 

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