A RockShox SID - Superlight Integrated Design - é a suspensão com mais vitórias nas provas de Cross Country desde os anos 90, com a sua cor azul, barras de 28 mm de diâmetro e 60 mm de curso.
Mas a vertente de Cross Country evoluiu e as suspensões SID tiveram de acompanhar essa evolução, adaptando-se ao longo dos anos às exigências cada vez mais específicas da modalidade, aumentando o seu curso, o diâmetro das pernas e das bainhas. No catálogo já existiram versões com dupla coroa, com dupla câmara de ar, com coroa em carbono, com foles... Inclusive existiram séries limitadas para os Jogos Olímpicos.
Após mais de 25 anos desde que a primeira versão foi lançada, chegou a nova geração. A RockShox SID está disponível em duas gamas: SID (mais curso e rigidez) e SID SL (a mais leve). Cada uma dispõe de dois modelos pós-venda (Ultimate e Select), e dois para fabricantes autorizados (Select+, SID e SID SL). Todas elas mais robustas e leves do que as atuais e com um bloqueio mais firme.

A nova característica mais visível reside nas cabeças Ultimate em alumínio e nas formas mais pronunciadas das pernas da suspensão, com o objetivo de baixar o peso, mas sem perder rigidez. Quanto ao óleo utilizado é o Maxima Plush Dynamic, exclusivo da RockShox, com uma fórmula que conserva as propriedades em qualquer temperatura.
O Cross Country atual é muito técnico e exige bastante dos componentes. Por isso mesmo, as suspensões têm de garantir eficácia em termos de funcionamento e controlo. A RockShox adicionou uma posição intermédia na SID, fruto do feedback obtido pela equipa SCOTT-SRAM, estando esta posição disponível em todas as suspensões e versões. Esta nova característica é quase inédita e só esteve disponível em modelos muito concretos de determinadas marcas, mas nunca como característica "aftermarket" habitual.
O sistema hidráulico foi totalmente renovado e possui três posições: aberto, médio e bloqueado. Dentro do circuito hidráulico umas anilhas com uma posição independente gerem o comportamento e para variar esse comportamento essas mesmas anilhas entram em ação.
Também foi lançado um novo amortecedor RockShox SIDLuxe, desenvolvido para funcionar com as novas suspensões e assim oferecer um comportamento equilibrado. Há dois modelos: Ultimate e Select+, ambos com duas ou três posições hidráulicas, com ou sem acionamento remoto, e regulação de recuperação com uma chave sextavada (em vez do clássico rotor de cor vermelha).
RockShox SID: É nesta suspensão que a RockShox incorporou mais novidades, dado que tanto pode ser usada em Cross Country, Down Country, Back Country e Trail. Tem 120 mm de curso para uma utilização mais agressiva, é mais rígida e tem uma maior capacidade de absorção, graças ao novo sistema DebonAir+. Tem um chassis sólido com barras sobredimensionadas de 35 mm de diâmetro e novos casquilhos mais separados entre si, oferecendo 5mm a mais de sobreposição (ou seja, mais 50%), evitando fricções por estrangulamento, ganhando em termos de sensibilidade e precisão.
Os modelos SID só aceitam discos a partir de 180 mm e possuem minúsculas fixações para aparafusar um guardalamas. Tem espaço suficiente para pneus até 2.4" e quanto ao peso, a SID Ultimate pesou na nossa balança 1.455g sem o tubo cortado e sem o eixo (que pesa 38 gramas). A coroa da suspensão é oca internamente e isso deve-se ao processo de construção em CNC elaborado em dois passos.
RockShox SID SL

A versão mais vendida é adequada para bicicletas de Cross Country de até 100 mm de curso, onde a rigidez e a sensibilidade não são tão primordiais como o peso. Tem barras de 32 mm de diâmetro e pernas rebaixadas na zona das ponteiras para reduzir o peso. Aceita discos de 160 mm e pneus de até 2.3" (embora o ideal seja 2.2"). Não possui a nova câmara de ar DebonAir+, nem os novos casquilhos, muito menos a integração com guardalamas, dado que se destina a uma utilização menos agressiva, sendo mais leve.
SID vs SID SL: Em suma, estas são as semelhanças e diferenças entre ambas.
Charger Race Day 2: O renovado sistema hidráulico possui três posições: aberto, médio e fechado. No modo aberto, a suspensão trabalha sem restrições e com a máxima sensibilidade, dado que o óleo faz um bypass para o sistema hidráulico, sendo este o modo ideal para as descidas. No modo intermédio (também chamado modo "pedalada"), a passagem do óleo pelo sistema hidráulico é limitada, retendo a suspensão e causando uma menor oscilação, favorecendo a pedalada. É adequado quando estamos a pedalar sentados e é o modo usado na maioria das situações.
A posição fechada bloqueia a suspensão. Não permite comprimir porque a passagem do óleo fica obstruída. É a opção ideal para terrenos lisos ou quando estamos a pedalar em pé. A principal diferença face aos cartuchos Charger XC e Rush XC (montados nos modelos de gama inferior da SID), é o peso, sendo estes sucessivamente mais pesados, mas oferecem características e comportamento similares. O funcionamento do sistema de bloqueio por comando remoto com cabo é idêntico à versão atual: 10 mm para o sistema de duas posições (aberto ou bloqueado) e 14 mm para o de três (7 mm de deslocamento do cabo de uma posição para a outra). O sistema é compatível com o comando SCOTT TwinLoc, mas não com o de outras marcas.
DebonAir+: O seu comportamento foi revisto, sendo agora mais linear na parte final do curso e mais firme na zona intermédia, para poder aproveitar bem todo o curso disponível. Incorpora a adaptação da câmara de ar presente na suspensões RockShox de longo curso como a Pike, Lyrik ou ZEB. Isto foi conseguido alargando as barras 25 mm para ter à disposição mais volume de ar (16% a mais na câmara principal, de modo a ter progressividade, e 50% a mais na câmara negativa, intervindo na sensibilidade), apoiado por uma mola (em vez de uma borracha) que melhora o seu funcionamento inicial. No extremo oposto, uma borracha evita bater no fundo e esgotar bruscamente o curso.
Estas suspensões não trazem nenhum token (espaçador de volume) no seu interior, mas podem levar até três. Estas peças cilíndricas devem ser colocadas (se quisermos, obviamente) no interior da câmara de ar principal para proporcionar um comportamento mais progressivo, ou seja, endurecendo mais a suspensão no final do curso. O processo é bastante simples: temos de esvaziar a câmara de ar, desenroscar a tampa superior (com uma chave de aperto da cassete), enroscar os tokens que quisermos (com uma chave allen de 8 mm), voltar a colocar a tampa e encher a câmara de ar.
A nova SID é mais sensível no início para absorver os sucessivos impactos e oferece mais firmeza ou apoio na parte intermédia, proporcionando uma resposta melhor e controlo em impactos mais fortes, evitando que a suspensão se afunde em demasia e esgote o curso. A suspensão mantém-se extendida e aproveita melhor o curso.
🔵 RockShox SID Ultimate 2024
🟢 RockShox SID Ultimate 2021
TwistLoc Ultimate: Os comandos rotativos de mudanças GripShift foram lançados no mercado pela SRAM há vários anos e entretanto evoluíram e passaram a ser comandos de bloqueio remoto das suspensões TwistLoc, bloqueando e desloqueando as suspensões. Mas esta nova versão agora lançada - o TwistLoc Ultimate - está mais estilizado, proporcionando mais espaço para os comandos dos espigões telescópicos e sendo agora mais adaptados aos novos sistemas hidráulicos das suspensões com duas ou três posições. Pode alojar dois cabos para poder atuar simultaneamente a suspensão e o amortecedor. Esta versão prescinde da libertação por clique, passando de um modo ao outro rodando o manípulo. A sua ergonomia foi redesenhada e está disponível com dois tipos de punhos: um mais texturizado num corpo cilíndrico em plástico aparafusado ao guiador e outro em silicone.
O comando TwistLoc Ultimate com dois cabos pesa 79 gramas e os punhos de silicone 67 gramas. De facto, este sistema não estorva tanto como outros sistemas compostos por comandos volumosos que na prática implicam uma confusão de manípulos. No entanto, a sua utilização requer um período de adaptação, dado que exige que nos habituemos a rodar o pulso (em vez de clicar num botão).
Tanto o cartucho Charger Race Day 2 presente nos modelos Ultimate e Select+ (319€), como o comando de bloqueio remoto TwistLoc Ultimate (133€), quer sejam de duas ou de três posições, são compatíveis com as anteriores gerações de suspensões RockShox SID e Reba (de 2014 ou posterior).
RockShox SIDLuxe: Os novos amortecedores SIDLuxe têm um espectro de utilização muito amplo, desde o Cross Country de competição até modalidades mais livres como o Trail. Está disponível para duas ou três posições (deve estar de acordo com os modos da suspensão), os quais foram desenvolvidos para oferecer um comportamento semelhante e para poder partilhar o mesmo comando de bloqueio remoto. O regulador hidráulico possui quatro disposições: botão externo, remoto interior, remoto exterior e remoto traseiro.

Apesar de ter um tamanho mais reduzido e de ser mais leve, o fluxo de ar e óleo é maior, de modo a oferecer um tato mais confortável e permitir que a compressão a alta velocidade se maximize ao receber um impacto inesperado. Isto só acontece no modo aberto e médio. A posição aberta deixa o amortecedor completamente ativo e a fechada bloqueia. A posição intermédia está configurada para que a pedalada e a tração sejam ótimas.

Como há uma maior passagem de óleo, a progressividade final é otimizada. Isso também fez com que fosse necessário redesenhar o batente de borracha, para proprocionar uma sensação de curso infinito e maior confiança. Também podem ser adicionados dois tamanhos de tokens na câmara de ar, mas este processo é mais complicado de fazer em casa.
Estas são as características dos dois amortecedores SIDLUxe que estarão à venda.
O amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate com 50 mm de curso e 185 mm de comprimento pesa 256g. Tem uma escala que nos ajuda a encontrar a pressão ideal e o sag. As suspensões têm um autocolante na parte superior interior da perna esquerda que indica as pressões recomendadas. Para regular a recuperação do amortecedor temos de usar uma chave Allen de 2,5 mm (10 clics), enquanto a recuperação da suspensão possui 21 pontos (3 voltas).
Poderás conhecer a nova gama em www.sram.com.