O sucesso alcançado pela SID no cross country é sustentado por uma única regra elementar, a lealdade professada pela RockShox ao significado do seu nome, desde o ano do seu nascimento em 1997. SID significa "Super Lightweight Integrated Design", uma premissa que levou a RockShox a investir no desenvolvimento de novas tecnologias na procura da suspensão ideal para XC, equilibrada em termos de rigidez e peso, e com a máxima eficiência operacional.
32 OU 35?
A SID está atualmente disponível em duas versões. Por um lado, temos a SID SL, mais estreita e leve, com bainhas "finas" de 32mm, especializada em competições de XC, com 100mm de curso. É também mais compacta, ou seja, com menos espaço entre as bainhas. O seu peso na versão topo de gama, a Ultimate, é recordista, com um valor declarado de 1.326 gramas. Atinge esta leveza não só devido à sua estrutura “emagrecida”, mas também devido ao uso exclusivo do cartucho hidráulico minimalista Charger Race Day. Por outro lado, existe a SID com bainhas mais grossas, de 35mm, e uma estrutura mais larga e robusta. Vai até 120 mm de curso, o que proporciona mais conforto e capacidade para lidar com descidas complicadas ou um uso mais agressivo, estando mais orientada para XC-Trail ou Maratonas. A versão topo de gama está também equipada com o cartucho Charger Race Day e pesa 1.537 gramas.

CHARGER RACE DAY
O seu nome sugere que é um cartucho hidráulico concebido para competições, e como já mencionámos, só é instalado nas versões Ultimate da SID e SID SL. Destaca-se porque o seu tamanho foi reduzido e, por conseguinte, tem menos volume de óleo. A redução de peso em relação ao cartucho Charger 2 é de 90 g, passando de 186 g do Charger 2 para 96 g do Race Day, sendo de facto o cartucho mais leve alguma vez fabricado pela marca. Uma das características deste cartucho é que bloqueia completamente, sendo muito duro e sem a mais pequena fuga de óleo quando o comprimimos com muita força, como acontece com o outro Charger, satisfazendo a procura dos fanáticos do XC. Tem duas posições, aberta ou bloqueada, controlo de rebound, e uma bexiga de borracha que contém o fluido hidráulico e mantém o funcionamento estável face às mudanças de temperatura e volume. O cartucho Race Day da SID SL Ultimate e o SID Ultimate partilham a gama com o Charger 2, Charger RL e Rush à medida que descemos para modelos mais acessíveis.
DebonAir + Tokens
Como todas as suspensões RockShox, as SID também têm uma câmara de ar dupla DebonAir. Esta câmara autocompensadora positiva e negativa foi concebida para fazer com que a suspensão trabalhe mais e com uma elevada sensibilidade de resposta inicial. Como é habitual, o tamanho da câmara positiva pode ser modificado adicionando ou removendo espaçadores internos, conseguindo um curso mais ou menos progressivo.

CNC
Com o objetivo de poupar peso em cada detalhe onde ainda era possível, a RockShox utilizou maquinação CNC em praticamente todas as peças e cantos da suspensão SID, desde o chassis da ponte e pernas (notar a quantidade de nervuras e reentrâncias), até ao tubo de direção e coroa. Não podemos ignorar o botão de bloqueio, feito de alumínio e com um desenho oco e minimalista. Tudo isto contribui para uma redução de peso. E, por incrível que pareça, este processo exaustivo permitiu-lhes dispensar o uso de fibra de carbono no tubo de direção, como foi feito em modelos anteriores.

TrailHead
Juntamente com a escala de Sag, há outra ferramenta que facilita a afinação das SID, a aplicação TrailHead. É concebida para que o utilizador possa ajustar e conhecer em profundidade as características da suspensão, e é válida para todas as suspensões da marca. A sua utilização é muito simples, basta introduzir o número de referência da suspensão (que, no caso das SID, encontrarás na coroa) e a app oferece-te uma grande quantidade de informações:
- Pressão recomendada e ajuste de rebound para o peso indicado.
- Número de espaçadores de volume interno que possui (se aplicável) e o número de espaçadores que suporta.
- Upgrades disponíveis através de atualizações aos seus sistemas internos.

Maxima Plush + SKF
As SID utilizam óleo Maxima Plush, um óleo que de acordo com os dados obtidos pela RockShox é o que mostra os melhores valores, reduzindo o atrito e prolongando a vida útil dos retentores, para além do seu desempenho ser constante numa vasta gama de temperaturas. Tal como já fizeram com a Pike, Lyrik ou Boxxer, agora as SID também incluem retentores de baixa fricção da SKF, os guarda pós mais respeitáveis do mercado.

Sag gradients
Os Sag Gradients são marcas localizadas nas bainhas que facilitam o processo de ajuste do Sag, indicando num relance a percentagem de curso negativo em relação ao curso total: 10, 20 ou 30%. Com gradientes de Sag não é necessária uma régua ou fita métrica para fazer ajustes.

Torque caps
As ponteiras Torque Caps são compatíveis com apoios do cubo sobredimensionados. As tampas de cubo Torque Caps têm um diâmetro exterior maior de 31mm em vez dos 21mm, o que proporciona uma solidez maior. Ao ter um apoio maior, a rigidez da ligação entre a suspensão e o cubo é maior, e a precisão de condução é aumentada.

GAMA SID

