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Tecnologias RockShox SID/SID SL

Qual é o segredo que faz com que a SID continue a ser uma das suspensões mais usadas na Taça do Mundo e uma das mais cobiçadas pelos atletas em todo o mundo? A resposta está dentro da própria suspensão e neste artigo explicamos todos os detalhes.

Ivan Mateos

Tecnologias RockShox SID e SID SL
Tecnologias RockShox SID e SID SL

O sucesso alcançado pela SID no cross country é sustentado por uma única regra elementar, a lealdade professada pela RockShox ao significado do seu nome, desde o ano do seu nascimento em 1997. SID significa "Super Lightweight Integrated Design", uma premissa que levou a RockShox a investir no desenvolvimento de novas tecnologias na procura da suspensão ideal para XC, equilibrada em termos de rigidez e peso, e com a máxima eficiência operacional.

32 OU 35? 

A SID está atualmente disponível em duas versões. Por um lado, temos a SID SL, mais estreita e leve, com bainhas "finas" de 32mm, especializada em competições de XC, com 100mm de curso. É também mais compacta, ou seja, com menos espaço entre as bainhas. O seu peso na versão topo de gama, a Ultimate, é recordista, com um valor declarado de 1.326 gramas. Atinge esta leveza não só devido à sua estrutura “emagrecida”, mas também devido ao uso exclusivo do cartucho hidráulico minimalista Charger Race Day. Por outro lado, existe a SID com bainhas mais grossas, de 35mm, e uma estrutura mais larga e robusta. Vai até 120 mm de curso, o que proporciona mais conforto e capacidade para lidar com descidas complicadas ou um uso mais agressivo, estando mais orientada para XC-Trail ou Maratonas. A versão topo de gama está também equipada com o cartucho Charger Race Day e pesa 1.537 gramas.

32
RockShox SID  32 vs. 35

CHARGER RACE DAY

O seu nome sugere que é um cartucho hidráulico concebido para competições, e como já mencionámos, só é instalado nas versões Ultimate da SID e SID SL. Destaca-se porque o seu tamanho foi reduzido e, por conseguinte, tem menos volume de óleo. A redução de peso em relação ao cartucho Charger 2 é de 90 g, passando de 186 g do Charger 2 para 96 g do Race Day, sendo de facto o cartucho mais leve alguma vez fabricado pela marca. Uma das características deste cartucho é que bloqueia completamente, sendo muito duro e sem a mais pequena fuga de óleo quando o comprimimos com muita força, como acontece com o outro Charger, satisfazendo a procura dos fanáticos do XC. Tem duas posições, aberta ou bloqueada, controlo de rebound, e uma bexiga de borracha que contém o fluido hidráulico e mantém o funcionamento estável face às mudanças de temperatura e volume. O cartucho Race Day da SID SL Ultimate e o SID Ultimate partilham a gama com o Charger 2, Charger RL e Rush à medida que descemos para modelos mais acessíveis.

DebonAir + Tokens

Como todas as suspensões RockShox, as SID também têm uma câmara de ar dupla DebonAir. Esta câmara autocompensadora positiva e negativa foi concebida para fazer com que a suspensão trabalhe mais e com uma elevada sensibilidade de resposta inicial. Como é habitual, o tamanho da câmara positiva pode ser modificado adicionando ou removendo espaçadores internos, conseguindo um curso mais ou menos progressivo. 

1
 

CNC

Com o objetivo de poupar peso em cada detalhe onde ainda era possível, a RockShox utilizou maquinação CNC em praticamente todas as peças e cantos da suspensão SID, desde o chassis da ponte e pernas (notar a quantidade de nervuras e reentrâncias), até ao tubo de direção e coroa. Não podemos ignorar o botão de bloqueio, feito de alumínio e com um desenho oco e minimalista. Tudo isto contribui para uma redução de peso. E, por incrível que pareça, este processo exaustivo permitiu-lhes dispensar o uso de fibra de carbono no tubo de direção, como foi feito em modelos anteriores. 

2
 

TrailHead

Juntamente com a escala de Sag, há outra ferramenta que facilita a afinação das SID, a aplicação TrailHead. É concebida para que o utilizador possa ajustar e conhecer em profundidade as características da suspensão, e é válida para todas as suspensões da marca. A sua utilização é muito simples, basta introduzir o número de referência da suspensão (que, no caso das SID, encontrarás na coroa) e a app oferece-te uma grande quantidade de informações: 

  • Pressão recomendada e ajuste de rebound para o peso indicado. 
  • Número de espaçadores de volume interno que possui (se aplicável) e o número de espaçadores que suporta. 
  • Upgrades disponíveis através de atualizações aos seus sistemas internos.
3
 

Maxima Plush + SKF

As SID utilizam óleo Maxima Plush, um óleo que de acordo com os dados obtidos pela RockShox é o que mostra os melhores valores, reduzindo o atrito e prolongando a vida útil dos retentores, para além do seu desempenho ser constante numa vasta gama de temperaturas. Tal como já fizeram com a Pike, Lyrik ou Boxxer, agora as SID também incluem retentores de baixa fricção da SKF, os guarda pós mais respeitáveis do mercado.

4
 

Sag gradients

Os Sag Gradients são marcas localizadas nas bainhas que facilitam o processo de ajuste do Sag, indicando num relance a percentagem de curso negativo em relação ao curso total: 10, 20 ou 30%. Com gradientes de Sag não é necessária uma régua ou fita métrica para fazer ajustes.

5
 

Torque caps 

As ponteiras Torque Caps são compatíveis com apoios do cubo sobredimensionados. As tampas de cubo Torque Caps têm um diâmetro exterior maior de 31mm em vez dos 21mm, o que proporciona uma solidez maior. Ao ter um apoio maior, a rigidez da ligação entre a suspensão e o cubo é maior, e a precisão de condução é aumentada.

6
 

GAMA SID

sid
 
sid sl
 

 

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