comitium

Nova RockShox BoXXer 2024

Após dois anos de desenvolvimento, a RockShox revelou finalmente a nova versão da sua suspensão de downhill mais reputada.

TEXTO HÉCTOR RUIZ. FOTOS ANTHONY SMITH/ROSS BELL

Nova RockShox BoXXer 2024
Nova RockShox BoXXer 2024

A renovação da BoXXer foi total, tanto externamente - graças a uma estética muito semelhante à das suspensões mais modernas recentemente apresentadas pela marca -, como internamente. Mantém os 38 mm característicos deste modelo (e do modelo ZEBB) e a marca alega que não apostou num diâmetro maior porque preferiu manter uma relação rigidez/torção otimizada.

RockShox BoXXer (12)

No chassis nota-se que o formato é mais agressivo, sobretudo na união entre as pernas e a ponte, além disso, a coroa superior foi redesenhada e tem uma silhueta com um ângulo mais pronunciado e mecanizado para eliminar peso. Aliás, este modelo estará disponível com duas alturas de coroa distintas (alta e baixa), para se adaptar a diferentes tubos de direção, sendo ambas oferecidas quando se compra a suspensão. 

RockShox BoXXer (8)

Mas a grande novidade da nova BoXXer está na parte interna, na sua câmara de ar DebonAir+. A RockShox estreou uma nova tecnologia com câmaras de ar gémeas que permite controlar melhor o comportamento, tornando-o muito parecido com o proporcionado por uma mola. Ou seja, é totalmente linear na maior parte do curso, para um tato super sensível e para aproveitar a suavidade ao máximo, e mais progressivo na última parte do curso para resistir aos impactos mais exigentes. O volume da câmara negativa também foi aumentado para responder melhor aos pequenos embates e o batente interno de borracha foi modificado para suavizar a chegada à parte final do curso (numa aterragem de um salto ou drop). 

RockShox BoXXer (6)

Outra novidade na BoXXer são uns orifícios nas barras, na zona interna junto à sua base (só estarão visíveis se desmontares a suspensão), cuja função é dirigir o óleo de lubrificação constantemente para os casquilhos de fricção, precisamente para reduzir ao máximo essa fricção. 

RockShox BoXXer (2)

Quanto ao sistema hidráulico, adota o mesmo cartucho usado há um ano, o Charger 3 RC2, cuja grande virtude, além do tato suave, é a possibilidade de ser ajustado tanto em termos de compressão em alta como em baixa velocidade de forma totalmente independente. 

RockShox BoXXer (4)

RockShox BoXXer (3)

Além disso, a BoXXer também passa a trazer os ButterCups, uns discos de borracha que assentam na parte inferior da suspensão e nos eixos de amortecimento, absorvendo e amortecendo pequenas vibrações, evitando que cheguem ao sistema hidráulico e pneumático, assim não chegam às nossas mãos. 

A nova BoXXer está disponível em três cursos: 180 mm, 190 mm e 200 mm. Existem modelos para rodas 27,5" e 29" com duas opções de Offset no caso das primeiras (44 e 48 mm) e outras duas no caso das segundas (48 e 52 mm). A BoXXer Ultimate custa 2.279 euros. 

RockShox BoXXer (1)

Esta BoXXer que vês na imagem estará à venda somente na versão Ultimate com todas as tecnologias de topo da RockShox. Também existirá outra versão destinada exclusivamente às montagens de série. Esta versão mais barata inclui o cartucho Charger 3 RC e não inclui os ButterCups internos. 

R MY24 PR BoXXer 230720 es v19 21

Para além da suspensão, a RockShox criou um novo guardalamas específico para este modelo BoXXer e que nos protege dos detritos. É oferecido com a suspensão, embora também possa ser comprado em separado.

Poderás obter mais informações em www.sram.com

Arquivado em:

RockShox Flight Attendant passa a estar disponível como upgrade

Relacionado

RockShox Flight Attendant passa a estar disponível como upgrade

Tecnologias RockShox SID e SID SL

Relacionado

Tecnologias RockShox SID/SID SL

SRAM apresenta os novos travões Bronze

Relacionado

SRAM apresenta os novos travões Bronze

SRAM apresenta o GX Eagle Transmission

Relacionado

SRAM apresenta o GX Eagle Transmission. Todos os pesos e preços