comitium

Matxin: "O João Almeida chegou à Volta a Espanha a 70% das suas capacidades"

No último programa de "Inside by Beloki", o ex-ciclista profissional Joseba Beloki entrevistou o Diretor Geral da equipa UAE Team Emirates.

Revista Ciclismo a fundo

O Diretor da UAE Team Emirates confessou em entrevista que vai dar ao Ayuso o espaço que ele merece por mérito próprio
O Diretor da UAE Team Emirates confessou em entrevista que vai dar ao Ayuso o espaço que ele merece por mérito próprio

No episódio mais recente do  "Inside by Beloki", o convidado especial foi Joxean Fernández Matxin, o Diretor Geral da UAE Team Emirates, uma das principais equipas do pelotão internacinal. 

Durante mais de 30 minutos, Joseba Beloki falou com Matxin de vários temas, como a atuação da UAE na Volta a Espanha na qual o português João Almeida partiu como líder, mas que acabou com o jovem espanhol Juan Ayuso no pódio (terceiro classificado). Além disso, Matxin explica com detalhe tudo o que se passou no tão badalado tema do caso positivo por Covid de Ayuso, que não o impediu de continuar em competição. 

Matxin também falou acerca dos Campeonatos do Mundo de Wollongong (Austrália) que estão a decorrer, dos ciclistas da equipa que vão aos Mundiais e dos motivos pelos quais Juan Ayuso renunciou a participar, embora tenha sido convocado: "Precisava de descansar física e mentalmente após a Volta a Espanha", explicou o diretor. 

matxin y joseba beloki
 

Quanto a Ayuso, Matxin confessou que desde o início da temporada tinha em mente a possibidade de levar o espanhol à Volta a Espanha: "Sim, estava tudo programado, mas também estava programado protegê-lo e defendê-lo. Falámos desde o início do ano que se a evolução dele fosse boa nas provas mais importantes, depois do Dauphiné tomaríamos a decisão de preparar a Volta a Espanha ou fazer outro calendário alternativo". 

Os seus resultados na provas WorldTour foram mais do que convincentes (5º na Volta à Catalunha, 4º na Volta à Romandia e no Critérium du Dauphiné, que teve de abandonar por doença quando estava no 8º posto), por isso a direção da equipa decidiu que devia preparar-se para a Volta a Espanha. "Além disso, do nosso ponto de vista esta era uma Volta a Espanha atípica, ideal para um ciclista como ele, porque a primeira semana era a mais dura, e a última não tanto". 

Matxin confessa que apesar de João Almeida ter sido o líder, correram como um bloco e tentaram surpreender com Soler e Ayuso. Além disso, também referiu que João Almeida chegou à prova a 70% das suas capacidades, e que esperavam que na segunda semana subisse de forma, algo que não aconteceu. O luso só na terceira semana deu um grande salto qualitativo, mas entretanto já tinha perdido tempo para lutar pela liderança da prova. 

Beloki também questionou qual vai ser o papel de Ayuso a partir de agora na equipa após a sua espetacular performance na Vuelta e o Matxin explicou que o espanhol vai estar novamente numa Grande Volta em 2023, já com outro papel. "Vamos dar-lhe espaço por mérito próprio, mas não quero colocar pressão, mas sim dar-lhe confiança. Possivelmente o melhor será partilhar a liderança com outro ciclista para não ter demasiada pressão. Ele sabe que confiamos nele e que não exigimos nada". 

Por último, falou de Marc Soler: "Estou apaixonado desportivamente por Soler". Vê o vídeo completo aqui:

 

 

João Almeida vence última etapa da Volta a Burgos

Relacionado

João Almeida vence última etapa da Volta a Burgos

João Almeida é o novo campeão nacional de ciclismo

Relacionado

João Almeida é o novo campeão nacional de ciclismo

João Almeida abandona o Giro após acusar positivo ao COVID 19

Relacionado

João Almeida abandona o Giro após dar positivo ao COVID 19

Matxín: "Pogacar é um diamante em bruto com instinto vencedor"

Relacionado

Matxín: "Pogacar é um diamante em bruto com instinto vencedor"

João Almeida ganha a etapa rainha da Volta à Catalunha

Relacionado

João Almeida ganha a etapa rainha da Volta à Catalunha

Nossos destaques