comitium

Será que um medidor de potência duplo é assim tão importante?

Recebemos muitas perguntas sobre se um medidor de potência duplo (que mede a potência de ambas as pernas) é a melhor opção face ao que mede apenas a potência de uma das pernas e depois faz uma simples multiplicação por dois para extrapolar e estimar a potência total com ambos os membros. Apresentamos de seguida as vantagens e desvantagens de cada opção.

Miguel Ángel Sáez

Será que um medidor de potência duplo é assim tão importante
Será que um medidor de potência duplo é assim tão importante

DISPOSITIVO COM MEDIÇÃO NUMA PERNA 

É óbvio que o preço é a maior vantagem desta opção, pois tem apenas um sensor, num único pedal ou num único cranque. Funciona medindo a força (binário) exercida com uma perna, normalmente a esquerda, e multiplica por dois, considerando que com as duas pernas estamos a exercer a mesma força, para te dar o valor total estimado da potência que estamos a gerar.

A desvantagem é que este tipo de potência, ao extrapolar a potência da outra perna e não a medir diretamente, incorre ou pode incorrer em menor precisão na informação de potência que nos fornece. Esta imprecisão pode ser maior se, por qualquer razão, tivermos uma dismetria significativa, ou mesmo uma deficiência numa das pernas e, portanto, estivermos longe do ideal de 50% de potência em cada perna.

Neste tipo de medidores, vamos ter sempre uma leitura de potência equivalente ao dobro do que fazemos com a perna esquerda, o que não acontece em todos os casos. Por outro lado, devemos esclarecer que, embora os dados de potência possam ser menos precisos, devido à questão que mencionámos, o valor continua a ser fiável, no sentido em que, ao ter uma imprecisão sistemática, é útil para comparar os nossos dados de um dia para o outro, ou ao longo do tempo, sendo fiável quando se trata de detetar melhorias ou diminuições no desempenho.

Por outras palavras, se medires sempre um grau de desvio de 7% em relação à potência real exercida, ao manter sempre estes 7%, poderemos medir igualmente quando melhoramos ou quando pioramos.

MEDIDORES DE POTÊNCIA DUPLOS 

São os que têm sensores que captam a potência em ambos os lados, seja em cranques, pedais ou pedaleiros, por exemplo. Ao medir cada perna individualmente, o valor de potência fornecido é mais preciso e fiel à realidade, detetando também a diferença de potência gerada entre uma perna e outra.

Assim, podemos obter informações sobre o equilíbrio da potência entre as duas pernas, o que nos ajuda a compreender melhor a forma como pedalamos e nos dá pistas sobre a necessidade ou não de intervir na forma como pedalamos ou em algum ajuste biomecânico, se observarmos uma grande diferença entre a potência gerada por cada perna. O valor da potência é mais exato, mais ajustado à realidade e permite-nos saber até que ponto a nossa pedalada é equilibrada.

A desvantagem não é outra senão o preço. Um aparelho mais complexo aumenta inevitavelmente o preço. É uma questão de saber até que ponto valorizas a precisão da medição e o conhecimento do teu equilíbrio de potência em relação ao que estás disposto a gastar. Obviamente, quanto mais elevado for o teu nível desportivo e, por conseguinte, quanto mais precisão e possibilidades de medição necessitares, mais perto estarás de comprar um aparelho duplo.

Arquivado em:

Já testámos o novo medidor de potência Rotor INspider

Relacionado

Já testámos o novo medidor de potência Rotor INspider

Erros típicos ao treinar com medidor de potência

Relacionado

Erros típicos ao treinar com medidor de potência

TESTE cranques com potenciómetro Magene P325CS

Relacionado

TESTE: cranques com medidor de potência Magene P325CS

Pedais de BTT com potenciómetro. Garmin e outras opções oficiais e não oficiais

Relacionado

Pedais de BTT com potenciómetro. Garmin e outras opções oficiais e não oficiais

No rolo de treino desenvolves menos watts

Relacionado

No rolo de treino desenvolves menos watts? Não stresses, é normal