Quando estamos a andar de bicicleta, com o tronco inclinado para a frente, a musculatura extensora da cabeça - situada na zona cervical - está a trabalhar constantemente para manter a vista panorâmica. Este tipo de trabalho muscular sem movimento tem um nome: contração isométrica. Se passares muitas horas nesta posição, é provável sentires dor ou desconforto cervical, porque a musculatura do pescoço não tem resistência suficiente para segurar a cabeça nessa posição. Este tipo de dor ou desconforto é muito comum nos ciclistas amadores, sobretudo quando começam a percorrer distâncias maiores, portanto não precisas ficar muito alarmado.
Nesta imagem mostramos a musculatura envolvida, principalmente o músculo esplénio e o elevador da escápula, que estabiliza a zona. Podes reforçar estes músculos cervicais para evitar dor e toda a musculatura do pescoço, ganhando alguma massa muscular no pescoço fazendo estes exercícios:
1. FLEXÃO DO PESCOÇO. Coloca um peso preso por um lenço grande ou faixa na testa e faz elevações, até cerca de 45º.
2. EXTENSÃO DO PESCOÇO. Este exercício afeta diretamente os músculos doridos. É igual ao anterior, mas neste caso deves estar deitado de bruços.
3. FLEXÃO LATERAL DO PESCOÇO. Faz elevações da cabeça (horizontal) até à altura máxima que conseguires alcançar, deitado de lado. Faz elevações em ambos os lados.
Faz 3 séries de 15 repetições. A carga deve ser tal que, ao fazer as 15 repetições recomendadas, as últimas sejam difíceis de executar.
Recomendamos que alivies a tensão na zona cervival após estes exercícios fazendo estes alongamentos que mostramos na imagen (nº4). Coloca as mãos na parte superior da nuca e deixa cair a cabeça para a frente, relaxando a zona. Se estiver muito tensa, podes sentir dor, por isso baixa a cabeça devagar e sem forçar.