Treino

Devemos treinar de manhã ou ao final da tarde?

Aqueles que arranjam tempo para treinar têm frequentemente o dilema de quando é melhor treinar: muito cedo - antes do trabalho - ou mais tarde, antes do jantar? Existem provas científicas sobre a melhor altura para treinar, embora nem sempre possas escolher, como é óbvio.

Miguel Ángel Sáez // Fotos: Arquivo BIKE

2 minutos

Treinar de manhã ou de noite, eis a questão

Se nos cingirmos ao contexto dos ciclistas amadores que combinam o seu treino com um horário de trabalho diurno, ou seja, que trabalham durante o dia, tudo indica que a melhor altura para treinar é de manhã cedo. A esta hora do dia, há uma maior secreção de hormonas anabólicas, o que favorece o desempenho, mas é também quando estamos menos fatigados, física e mentalmente, desde que o sono da noite anterior tenha sido suficiente e repousante.

Treinar ao fim da tarde ou à noite pode ter menores adaptações, pois o organismo está menos recetivo a gerar adaptações do treino. Entre outras razões, porque existem estudos que demonstram que após um período de intensa atividade mental e de stress, como o que podemos viver durante um dia de trabalho, a capacidade de esforço físico é significativamente reduzida.

OUTRA DESVANTAGEM DE TREINAR À NOITE 

O exercício, especialmente se for intenso, pode ser contraproducente quando se trata de adormecer. Tem isto em mente se estiveres a planear treinar à noite. Não há nada de errado em fazer uma corrida, mas se planeias fazer um treino intenso, como o treino intervalado, por exemplo, e se fores dormir passadas duas ou três horas, podes ter problemas em termos de sono.

O motivo é a secreção de hormonas catabólicas, como o cortisol, por exemplo, que te predispõem para um estado de alerta geral que não é compatível com o adormecimento. Esta dificuldade em dormir à noite após o treino não só é prejudicial para o estado geral da tua saúde, como também dificulta significativamente a tua recuperação após o treino, uma vez que o sono, especialmente o sono profundo, está ligado a processos regenerativos que deixam de ocorrer, ou surgem em menor grau, se não dormires o suficiente. 

JUSTIFICA-SE TREINAR À NOITE EM CERTOS CASOS? 

Na verdade, só faria sentido se tivéssemos uma competição ou evento importante em que tivéssemos de competir a essa hora, num país onde, devido à mudança de hora, seria equivalente a competir à noite em Portugal, por exemplo. Neste caso, seria razoável fazer algumas sessões, não todas, nas semanas anteriores à competição, começando com as mais leves e concluindo com algumas sessões específicas de alta intensidade na fase final da tua preparação. Isto pode ajudar-te a melhorar a tua capacidade de desempenho em relação aos teus ritmos circadianos.

DE MANHÃ SIM, MAS TEM CUIDADO 

Treinar de manhã é mais adequado, na maioria dos casos, mas tem cuidado, não de qualquer forma. Fazê-lo de manhã cedo pode levar algumas pessoas a decidir fazê-lo sem pequeno-almoço, o que desaconselhamos vivamente, sobretudo se vais fazer um treino intenso. Isto exige, portanto, um certo planeamento nutricional e um planeamento da hora de levantar em relação à hora do pequeno-almoço e do início do treino. Por fim, de pouco ou nada serve treinar de manhã muito cedo se não tivermos tempo suficiente de sono e de descanso para nos levantarmos a essa hora.

Etiquetas:

Relacionados