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Tens dores no tendão de Aquiles depois de andar de bicicleta?

O tendão de Aquiles não é normalmente uma zona muito castigada com a pedalada, mas há quem sofra de dores nesta área. O principal motivo pode dever-se a um ajuste incorreto da bicicleta. No artigo perceberás porquê.

Yago Alcalde (Treinador de ciclismo)

Tens dores no tendão de Aquiles depois de andar de bicicleta?
Tens dores no tendão de Aquiles depois de andar de bicicleta?

O ideal é, em primeiro lugar, consultar um médico especialista para descartar uma eventual lesão após a realização de uma ressonância magnética ou de outro meio de diagnóstico. Se o médico descartou a lesão, o passo seguinte é rever a posição em cima da bicicleta.

1) CLEATS ADIANTADOS

Esta lesão pode aparecer se os cleats estiverem demasiado adiantados, já que se pedalarmos com a ponta dos pés a tensão no tendão de Aquiles aumenta consideravelmente pois o pé estará sempre em tensão e é precisamente este tendão que mantém a tensão constante. Lembramos que a posição correta dos cleats é obtida quando conseguimos situar o eixo do pedal ligeiramente (5 a 8 mm) recuado face à cabeça do primeiro metatarso (joanete) se colocarmos o cranque na posição horizontal (ou seja, às 3h em ponto) e com o pé plano.

2) SELIM MUITO ALTO

Outro motivo que pode causar este problema é um selim demasiado alto que obriga a perna a esticar-se em excesso e isso provoca uma tensão excessiva no tendão. A solução é simples: basta baixar o selim para conseguir que o pé não estique em demasia durante a pedalada. Quando a altura do selim é correta consegue-se uma boa técnica de pedalada na qual o calcanhar está mais alto do que a ponta do pé na parte baixa da pedalada e na fase ascendente, ficando plano na fase em que faz força (descendente), ou seja, quando o cranque está em 90 graus.

3) SELIM MUITO BAIXO

Por último e embora seja menos frequente, um selim demasiado baixo também poderia estar relacionado com esta dor se a pedalada se realizar com o calcanhar excessivamente baixo durante toda a fase descendente (fase de força). Como vimos, um bom ajuste da bicicleta normalmente é a solução da maioria dos problemas e dores que surgem nas nossas voltas.

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