Os gémeos acarretam somente entre 15 a 20% da força de pedalada, pelo que em comparação com o quadríceps e o glúteo são músculos muito mais débeis.
As duas medidas da bicicleta que mais influem o trabalho dos gémeos são a posição dos cleats e a altura de selim.
1. Quanto aos cleats, se tens dores é provável que estejam muito adiantados. Experimenta recuar os cleats entre 5 e 10 mm. Deves ter em conta que o eixo do pedal deve estar debaixo da linha imaginária que liga a cabeça do primeiro metatarso (joanete) com a do quinto.
2. Além de uma correta colocação dos cleats, se te doem os gémeos é muito provável que o teu selim esteja demasiado alto. Experimenta baixar o selim de 5 em 5 mm até que notes um alívio nos gémeos. Para este ajuste não convém usar a fórmula de multiplicar o valor da entreperna por um número. É melhor que faças este ajuste por sensações. Deves ter em conta de que quando o pedal está em baixo do joelho nunca deve esticar-se na totalidade.
3. Além de que as medidas da bicicleta devem ser as adequadas, talvez a tua técnica de pedalada pode não ser a correta. Deves evitar pedalar na ponta dos pés. Como referência, deves pedalar com o pé plano quando o cranque estiver na posição horizontal.