comitium

Como evitar adormecimento e sensação de formigueiro nas mãos

Costumas sentir um adormecimento ou sensação de formigueiro nas mãos? Uns punhos confortáveis podem ser a solução, mas há outros aspetos a valorizar, como a posição das manetes. Neste artigo damos-te alguns conselhos para que as tuas mãos “acordem" e agarrem devidamente.

Revista BIKE

Como evitar adormecimento e sensação de formigueiro nas mãos
Como evitar adormecimento e sensação de formigueiro nas mãos

FERRAMENTAS

Em função da marca e modelo dos punhos, é provável que necessites de alguma ferramenta. 

1. Chaves Allen. As de 2,5 e 3 mm são as mais habituais nas fixações Lock-On dos punhos. Também vais precisar de uma de 4 ou 5 mm para ajustar algumas manetes de travão, e uma de 2 mm para ajustar o alcance.
2. Torx T25. Cada vez é mais frequente este tipo de cabeça nos parafusos. Neste caso, as manetes e os comandos da transmissão SRAM ajustam-se com esta chave. 
3. Punhos. Escolhemos uns ESI Grips, por serem fabricados em silicone e pelo seu conforto. Existem em diferentes grossuras, com preços entre 18 e 25€.

PASSO A PASSO…

Primeiro, devemos mentalizar-nos de que adotar uma posição correta em cima da bicicleta é fundamental para evitar dores ou qualquer tipo de desconforto, como o adormecimento das mãos (que abordamos neste artigo). Para tal, o melhor é realizar um estudo biomecânico, que adapte perfeitamente a nossa postura, evitando cair em erros que impliquem colocar demasiado peso sobre o guiador. Para além da postura selim-guiador, também é importante a postura na zona dos punhos e na manete dos travões. 

1. Já vimos de tudo um pouco, manetes de travão a apontar para cima, a apontar para o chão... Estas posições são incorretas e para além de forçarem o nosso pulso, não nos permitem travar ou segurar a bicicleta com conforto. 

2. Sentado no selim, alinha as tuas mãos com o antebraço, para que o dedo faça força de forma natural e em linha com o travão.

3. Seguimos com o tema da profundidade. O ideal é travar a partir da extremidade da manete (o que faz mais efeito de alavanca). Se travares na zona central, podes magoar os dedos. Usaremos para travar apenas o dedo indicador, segurando com firmeza o punho com os restantes dedos. 

4. Repara na posição. 

5. Agora regula o alcance, situando a alavanca da manete sob a articulação da primeira falange. Usa o regulador, ou o parafuso Allen que todos os travões possuem.

6. Se o teu travão conta com ajuste de tato, modifica ao teu gosto pessoal. Caso não saibas bem como deixar, opta por deixar no ponto médio do curso disponível. 

7. O ideal é chegar ao botão do manípulo sem ter de deslocar a mão para subir/baixar uma mudança. Se não o consegues fazer sem ter de mover a mão, aproxima a manete. As manetes Shimano e SRAM de gama alta costumam ter este tipo de ajuste.

8. Um punho com apoio adicional para a palma da mão melhora a experiência face ao punho clássico.

9. Uma parte maior da palma da mão fica apoiada no punho, reduzindo a pressão sobre o nervo cubital, um dos responsáveis pelos adormecimentos.

10. Os punhos com apertos Lock-On costumam ser duros, já que são compostos por um cilindro de plástico coberto com borracha. Estes ESI Grips (há muitas marcas similares) são de silicone, portanto, toda a sua espessura é fabricada neste cómodo material.

11. À esquerda podes ver o modelo Extra Chunky de 34 mm de diâmetro e com uma grossura de 8 mm. Ao lado estão os Racer’s Edge, de 30 mm de diâmetro e com uma grossura de 6 mm. Quanto mais grosso, mais cómodo, mas perde-se alguma precisão no guiador. Por segurança, lembra-te sempre de instalar as tampas. 

12. Se com todos estes ajustes as tuas mãos continuam a adormecer, tenta isto: quando andas de bicicleta, muito peso recai sobre o guiador, obrigando a um trabalho extra do peitoral e do deltóide anterior. Com o esforço, congestionam e pressionam um nervo que passa debaixo deles, produzindo o tal adormecimento das mãos. Faz alongamentos colocando-te de frente e encostado numa parede mudando a posição (incluindo a posição dos pés). 

 


Gostas das nossas dicas e truques? Na revista BIKE (nas melhores bancas e gasolineiras) poderás encontrar inúmeros conselhos, respostas a dúvidas e sugestões da nossa equipa de ensaios formada por jornalistas especializados nesta área. Clica aqui para conheceres a edição mais recente que está nas bancas. 

BIKE nº8 já nas bancas com muitas novidades

 

Arquivado em:

Sentes as mãos dormentes quando andas de bicicleta? Experimenta isto...

Relacionado

Sentes as mãos dormentes quando andas de bicicleta? Experimenta isto...

Experimenta isto se as tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta

Relacionado

Experimenta isto se as tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta

As tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta? Experimenta isto.

Relacionado

As tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta? Experimenta isto

Compraste uns sapatos novos e passaste a ficar com os pés dormentes a meio da volta?

Relacionado

Compraste uns sapatos novos e passaste a ficar com os pés dormentes a meio da volta?

Os melhores videos