FERRAMENTAS
Em função da marca e modelo dos punhos, é provável que necessites de alguma ferramenta.
1. Chaves Allen. As de 2,5 e 3 mm são as mais habituais nas fixações Lock-On dos punhos. Também vais precisar de uma de 4 ou 5 mm para ajustar algumas manetes de travão, e uma de 2 mm para ajustar o alcance.
2. Torx T25. Cada vez é mais frequente este tipo de cabeça nos parafusos. Neste caso, as manetes e os comandos da transmissão SRAM ajustam-se com esta chave.
3. Punhos. Escolhemos uns ESI Grips, por serem fabricados em silicone e pelo seu conforto. Existem em diferentes grossuras, com preços entre 18 e 25€.
PASSO A PASSO…
Primeiro, devemos mentalizar-nos de que adotar uma posição correta em cima da bicicleta é fundamental para evitar dores ou qualquer tipo de desconforto, como o adormecimento das mãos (que abordamos neste artigo). Para tal, o melhor é realizar um estudo biomecânico, que adapte perfeitamente a nossa postura, evitando cair em erros que impliquem colocar demasiado peso sobre o guiador. Para além da postura selim-guiador, também é importante a postura na zona dos punhos e na manete dos travões.
1. Já vimos de tudo um pouco, manetes de travão a apontar para cima, a apontar para o chão... Estas posições são incorretas e para além de forçarem o nosso pulso, não nos permitem travar ou segurar a bicicleta com conforto.
2. Sentado no selim, alinha as tuas mãos com o antebraço, para que o dedo faça força de forma natural e em linha com o travão.
3. Seguimos com o tema da profundidade. O ideal é travar a partir da extremidade da manete (o que faz mais efeito de alavanca). Se travares na zona central, podes magoar os dedos. Usaremos para travar apenas o dedo indicador, segurando com firmeza o punho com os restantes dedos.
4. Repara na posição.
5. Agora regula o alcance, situando a alavanca da manete sob a articulação da primeira falange. Usa o regulador, ou o parafuso Allen que todos os travões possuem.
6. Se o teu travão conta com ajuste de tato, modifica ao teu gosto pessoal. Caso não saibas bem como deixar, opta por deixar no ponto médio do curso disponível.
7. O ideal é chegar ao botão do manípulo sem ter de deslocar a mão para subir/baixar uma mudança. Se não o consegues fazer sem ter de mover a mão, aproxima a manete. As manetes Shimano e SRAM de gama alta costumam ter este tipo de ajuste.
8. Um punho com apoio adicional para a palma da mão melhora a experiência face ao punho clássico.
9. Uma parte maior da palma da mão fica apoiada no punho, reduzindo a pressão sobre o nervo cubital, um dos responsáveis pelos adormecimentos.
10. Os punhos com apertos Lock-On costumam ser duros, já que são compostos por um cilindro de plástico coberto com borracha. Estes ESI Grips (há muitas marcas similares) são de silicone, portanto, toda a sua espessura é fabricada neste cómodo material.
11. À esquerda podes ver o modelo Extra Chunky de 34 mm de diâmetro e com uma grossura de 8 mm. Ao lado estão os Racer’s Edge, de 30 mm de diâmetro e com uma grossura de 6 mm. Quanto mais grosso, mais cómodo, mas perde-se alguma precisão no guiador. Por segurança, lembra-te sempre de instalar as tampas.
12. Se com todos estes ajustes as tuas mãos continuam a adormecer, tenta isto: quando andas de bicicleta, muito peso recai sobre o guiador, obrigando a um trabalho extra do peitoral e do deltóide anterior. Com o esforço, congestionam e pressionam um nervo que passa debaixo deles, produzindo o tal adormecimento das mãos. Faz alongamentos colocando-te de frente e encostado numa parede mudando a posição (incluindo a posição dos pés).
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