Qual é o melhor? Descanso ativo ou descanso total?

Já sabemos de antemão que durante esta altura do ano não é necessário treinar a fundo. Por vezes, temos de parar de treinar para que o nosso organismo e a nossa mente assimilem todo o treino realizado. E como é que o devemos fazer? Ficar sentados no sofá?
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Qual é o melhor? Descanso ativo ou descanso total?
Qual é o melhor? Descanso ativo ou descanso total?

Esta pergunta deve ser esquematizada, pois depende de muitos aspetos.

  1. Por um lado, se treinas 5 ou 6 dias durante a semana, talvez o que precises seja um dia de descanso total.
  1. Embora possas estar completamente parado nesse dia de descanso, se fizeres alguns alongamentos suaves não haverá problema. Por outro lado, lembra-te sempre de fazer alongamentos depois de cada treino, para que os músculos recuperem melhor.
  1. Ao descansares, não só estás a recuperar a vertente física, mas também a mental. Cada pessoa vê o desporto de maneira diferente, por isso recomenda-se - a nível psicológico - deixar alguns dias de descanso para manter sempre a motivação para treinar em níveis elevados.
  1. Esta recomendação anterior não é aplicável a todas as pessoas, já que há quem "necessite" de fazer algum desporto todos os dias. Não há mal nenhum, desde que nesses dias a intensidade seja suave e a motivação para sair para treinar seja sempre elevada.
  1. Portanto, o tipo de treino deve ser esquematizado em termos semanais, já que em função da dureza dos mesmos, será mais ou menos recomendável o descanso total ou o descanso ativo. Por exemplo, depois de dias de treino muito intensos, a recuperação será melhor no dia seguinte se fizermos algum exercício suave do que se não fizermos nada.
  1. Quanto aos exercícios de ginásio/musculação, são sempre um bom complemento ao exercício que fazemos com as pernas a pedalar. O trabalho de musculação ou tonificação é recomendável durante toda a temporada, e não apenas na pré-temporada. É uma forma de manter um bom equilíbrio muscular e evitar algumas lesões. Contudo, não devemos fazer muitos exercícios de pernas se nos dias prévios tivermos feito treinos de bicicleta muito intensos.