comitium

“EPO vegetal”: batido de beterraba com maçã e gengibre

Porque é que este batido é bom para o ciclismo ou BTT? Os seus ingredientes escondem propriedades capazes de potenciar o nosso rendimento muscular.

Yolanda Mazariego e Carlos Pinto

“EPO vegetal”: Batido de beterraba com maçã e gengibre
“EPO vegetal”: Batido de beterraba com maçã e gengibre

INGREDIENTES

  • Uma beterraba crua sem casca.
  • Uma maçã da época com pele bem lavada.
  • Rodelas finas de gengibre fresco.
  • Sumo de um limão.

Lava bem todos os ingredientes e coloca dentro de uma batedeira com o sumo de limão e um pouco de água mineral fresca. Coloca na velocidade alta e espera um pouco. Podes beber este batido logo a seguir e não te preocupes se no dia seguinte a tua urina e as tuas fezes tiverem uma cor avermelhada, pois isso deve-se ao pigmento antioxidante da beterraba. Além disso, significa que o teu sistema urinário e digestivo trabalham perfeitamente assimilando nutrientes e eliminando os desperdícios de forma natural.

Se gostas dos batidos mais espessos, podes adicionar iogurte natural em vez de água. Feste modo estarás a adicionar cálcio, proteínas e bactérias vivas típicas deste produto lácteo fermentado, tornando-o num batido mais completo.

CONSELHO

Convém que a beterraba esteja crua e não cozida, como é normal encontrarmos à venda. Porquê? Porque os ingredientes que dão as propriedades saudáveis à beterraba perdem-se com o calor.

QUANDO É QUE DEVEMOS TOMAR?

Pode ser antes ou depois de treinar. Convém tomares pelo menos duas ou três vezes por semana. Porquê? Certamente já ouviste falar dos suplementos de beterraba, que é considerada a EPO vegetal ou o "doping natural" na suplementação desportiva pela sua capacidade de aumentar a resistência e o fluxo de sangue oxigenado aos músculos. A explicação científica reside no facto de a beterraba ser um vegetal com uma percentagem elevada de nitratos que se convertem em óxido nítrico ao ser digeridos, sendo um vasodilatador natural, capaz de aumentar o fluxo de sangue oxigenado, levando o sangue até aos músculos e melhorando a regeneração muscular.

Como é sabido, quanto mais oxigénio estiver no sangue e nos músculos, mais potência terás nas tuas pernas e melhor recuperarás, mas sem os efeitos secundários da EPO. Se a isto somarmos o efeito anti-inflamatório e energizante da raíz de gengibre, os flavonóides e a vitamina C anti-inflamatória do sumo de limão e a maçã que proporciona fibra pectina probiótica, mais o ácido ursólico da sua pele, que demonstrou em estudos laboratoriais que aumenta a massa e a força muscular em ratos com atrofia muscular, vemos claramente que é um batido muito completo.

SABIAS QUE…?

A beterraba é uma hortaliça com muitas propriedades, que proporciona energia, ajuda a oxigenar e a recuperar os músculos depois de treinar e também a manter o teu cérebro jovem. Além disso, ficou provado que beber sumo de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro de pessoas idosas, reduzindo o risco de padecer de doenças neurodegenerativas como a demência, a perda de memória, Alzheimer, etc. Em suma, se já estava provado que as pessoas que andam regularmente de bicicleta vivem mais anos, se adicionares os batidos de beterraba à tua alimentação, poderás prevenir doenças neurodegenerativas.

Arquivado em:

Como fazer um batido de aveia e banana

Relacionado

Sugestão da nossa redação pós-treino: batido de aveia e banana

Alimentos que nunca deves comer antes de treinar ou competir

Relacionado

Alimentos que nunca deves comer antes de treinar ou competir

O que comer ao pequeno almoço antes de ir pedalar

Relacionado

O que comer ao pequeno almoço antes de ir pedalar

10 razões pelas quais os desportistas deveriam comer um abacate por dia

Relacionado

10 razões pelas quais os desportistas deveriam comer um abacate por dia