7 formas de retirar o máximo partido das aulas de spinning

Há muitos ciclistas e betetistas que vão às aulas de spinning para manter um bom nível de forma para as suas voltas de fim de semana. E fazem bem. Neste artigo vamos ver de que forma podemos rentatibilizar ao máximo esses 50-55 minutos de pedaladas...
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
7 formas de retirar o máximo partido das aulas de spinning
7 formas de retirar o máximo partido das aulas de spinning

1 - Ajusta bem as medidas da bicicleta de spinning.

É muito importante que pedales na mesma posição da tua bicicleta pessoal. Para tal, aponta as medidas da tua bicicleta num papel ou no telemóvel, leva uma fita métrica para o ginásio e ajusta a bicicleta em termos de altura de selim, recuo, altura do guiador ao solo e distância desde o selim até ao guiador.

2 - Leva alguma bebida desportiva para compensar todos os líquidos que perdes.

Além do líquido, os açúcares que as bebidas desportivas possuem ajudar-te-ão a treinar com mais empenho e a recuperar melhor. Lembra-te que suar muito não quer dizer que estejas a treinar bem... Apenas significa que estás a perder muita água e minerais.

3 - Aquece bem antes da aula.

Como as aulas de spinning duram 50-55 minutos, se 10 minutos da aula forem para aquecimento, o tempo de trabalho efectivo reduz-se para somente 40 ou 45 minutos. Se fores 15 minutos antes e aqueceres por tua conta poderás treinar mais tempo.

4 - Controla as tuas séries

Como há muita variedade nas aulas de spinning, é provável que o professor proponha fazer um treino que não é bem aquilo que deves fazer. Se assim for, não há problema se não seguires as recomendações do professor. Basta falares com ele antes ou depois da aula e explicares.

5 - Não faças alguns exercícios

Tenta evitar os exercícios que não se pareçam muito com o que fazes nas saídas ao fim de semana. Ou seja, não pedales nem com muita cadência (há muitos professores que ainda o fazem) nem com pouquíssima.

6 - Guarda alguns dias de descanso.

Se gostas de ir vários dias seguidos às aulas de spinning, deves espaçar os dias em que fazes séries intensas. Ou seja, não é conveniente fazer treinos de alta intensidade todos os dias. Podes alternar as aulas de spinning mais suaves com algum treino de força no ginásio.

7 - Arrefecimento

Os últimos 5 minutos da aula devem ser feitos a baixa intensidade para acelerar a recuperação. Após terminar, dedica pelo menos 5 minutos a alongar os músculos que acabas de treinar. E para que o treino seja o mais completo possível, dedica 10 minutos a realizar alguns exercícios de core (abdominais, lombares e os músculos do quadril).