Em apenas um ano, a SRAM revolucionou a sua coleção de travões para BTT. A marca americana pretendeu com esta renovação eliminar os problemas do passado e proporcionar a estes novos modelos o mesmo estatuto que as suas transmissões ganharam no mercado. Vamos concentrar-nos nos Motive, porque, do nosso ponto de vista, vão ser os mais comercializados na gama. Além disso, já os testámos e sabemos como funcionam.
UMA GAMA COMPLETAMENTE RENOVADA
Podes esquecer os modelos Level e Code, porque fazem parte do passado. Durante um ano esses travões conviveram com modelos novos como os Maven e os DB8, mas todos sabíamos que era uma situação provisória. Com a chegada dos fantásticos Maven para gravity e ebikes, a SRAM demonstrou que era possível seguir um novo rumo. E assim foi...
Durante o ano passado, os Maven provaram a sua solidez e potência e agora a marca lançou no mercado os Motive, uns travões que seguem o ADN desse modelo. No fundo, os Motive são uma versão base mais acessível dos Maven. A SRAM também apresentou os novos modelos DB6 e DB4, irmãos diretos do modelo DB8.
Quanto aos Motive, qu testámos numa edição limitada Kit Ultimate Expert, substitui os Level e os Code. A SRAM confessou que pretendia criar um modelo tão leve como o Level, mas tão potente como o Code e de facto isso foi conseguido, embora parcialmente. Estes Motive não são tão leves como os Level Ultimate, pesando mais 35g por unidade (já com as mangueiras), mas são bastante potentes, estando ao nível dos Code. Têm quatro pistões e pesam na versão Ultimate praticamente o mesmo que os Shimano XTR de quatro pistões.
O desenvolvimento destes novos travões faz-nos lembrar os Maven e os DB8 e em vez de usar líquido DOT, adota óleo mineral desenvolvido em colaboração com a empresa Maxima Racing Oils, para um comportamento homogéneo, independentemente da temperatura ou da frequência do sangramento. Lembramos que o óleo mineral é menos agressivo nos orings e reduz as manutenções necessárias de forma drástica.
No entanto, ao contrário dos Maven, os Motive adotam o design DirectLink em vez da alavanca SwingLink. Isto faz com que a manete e o êmbolo sejam mais leves, mas só possui regulação do alcance (através de um rotor).
Além do mais, tal como acontece em toda a gama, o design Stealth, com o depósito colado ao guiador, torna a manete mais compatível com cablagem integrada, embora também "case" bem com sistemas de cablagem tradicional (por fora).
Os Motive utilizam as pastilhas Large do anterior modelo Code, que estão disponíveis com composto orgânico ou sinterizado, e são compatíveis com discos HS2, Centerline ou Centerline X com aranha de alumínio.
O espectro de utilização dos Motive é alargado. Tanto podem ser usados em XC como em Trail mais agressivo.
Tivemos a oportunidade de testar a versão Ultimate, mais especificamente a versão limitada Expert (em azul turquesa de um lado e negro do outro), a qual inclui um par de discos Centerline X (um de 180 e outro de 160 mm), pastilhas orgânicas e sinterizadas, adaptadores, um kit de sangramento e multiferramenta. Tal como nos Ultimate, os parafusos são em titânio e as manetes são de carbono.
Esta versão foi usada, por exemplo, na edição deste ano do Cape Epic. Aliás, estava montada nas bicicletas das vencedoras na categoria feminina: Annika Langvad e Sofía Gómez.
A marca também apresentou os Motive Silver, com manete de alumínio e os mais baratos Motive Bronze, também com manete de alumínio, mas em vez de ter um rolamento no pivot, tem um casquilho de fricção.
Motive Ultimate
Motive Silver
Motive Bronze
COMPORTAMENTO
Já tivemos a oportunidade de os testar e notámos logo a sua elevada potência, tato e consistência. Montámos com pastilhas sinterizadas e discos Centerline X de 180 mm à frente a 160 mm atrás, e após uma rodagem inicial ficaram no ponto, mostrando toda a sua eficácia, sem serem bruscos. Em descidas longas, provaram que são bastante consistentes e potentes, o que é normal em versões de quatro pistões.
As manetes são muito ergonómicas e embora sejam muito potentes, podemos dosear a travagem em zonas mais delicadas, sempre com precisão e segurança.
Vamos somar alguns milhares de quilómetros e voltaremos a este artigo para reportar eventuais problemas em termos de durabilidade ou consistência da travagem, sobretudo quando chegarem os dias mais quentes. Até agora, estão a comportar-se exemplarmente. Será que foi desta que a SRAM acertou?
COMO FICA HIERARQUIZADA A GAMA DE TRAVÕES DA SRAM?
A gama de travões da SRAM passa a ter somente 10 modelos, além dos kits Ultimate Expert de edição limitada dos Motive e Maven. Ou seja, a gama passa de 27 modelos com líquido DOT para somente 10 com óleo mineral, todos eles com quatro pistões. Como curiosidade, deixa de haver um modelo ultraleve.
Quanto aos preços, estes são os valores oficiais sem discos (excepto no kit Ultimate Expert):
- Motive Ultimate: 300€
- Kit Motive Ultimate Expert: 655€
- Motive Silver: 245€
- Motive Bronze: 190€
Maven Base
Quanto aos Maven, além das versões já existentes Ultimate, Silver e Bronze, a nova versão Base é mais barata e a manete adota o design DirectLink em vez de SwingLink e custa 200€. Para além disso, o kit Maven Ultimate Expert custa 655€.
SRAM DB4
SRAM DB6
Por último, destacamos os travões mais baratos e polivalentes da SRAM, os DB6 (105€) e DB4 (80€). Os DB6 e DB6 são compatíveis com a braçadeira MatchMaler X, ao contrário dos DB4. Quanto ao tato e potência, é igual nos três modelos.
Poderás encontrar mais detalhes em www.sram.com.