comitium

RockShox renovou o seu espigão Reverb AXS

O novo espigão telescópico Reverb AXS que a RockShox acabou de apresentar é claramente diferente do modelo anterior. No entanto, as maiores diferenças estão na parte interna.

Miguel Lorenzo. Fotos: César Cabrera

RockShox renovou o seu espigão Reverb AXS
RockShox renovou o seu espigão Reverb AXS

Desde final do ano passado que já se ouviam rumores de que a SRAM iria lançar uma nova versão sem fios do seu espigão Reverb, dado que vários atletas que a marca patrocina usaram modelos completamente tapados. Há poucas semanas, vimos os vencedores da prova Cape Epic - Nino Schurter e Filippo Colombo (Scott SRAM), bem como Annika Langvad e Sofía Gómez (Toyota Specialized) - com estes espigões, desta vez completamente destapados. 

Filippo Colombo y Nino Schurter montaron la nueva tija en Cape Epic

Agora, já é oficial! A nova versão do espigão RockShox Reverb AXS já está disponível e tem alterações externas, bem como internas. Além disso, já tivemos a oportunidade de o testar em primeira mão. 

Tija SRAM Reverb AXS (2)

A principal alteração é a localização da bateria, que agora está na parte inferior, junto ao sistema telescópico. Obviamente, não podemos deixar de comparar com o novo Fox Transfer NEO, o primeiro espigão telescópico sem fios da Fox, que também coloca a bateria num lugar semelhante. No entanto, a RockShox colocou a bateria na parte da frente e não atrás, estando (à priori) menos exposta à sujidade. 

RockShox Reverb exterior 02

As primeiras vantagens que podemos deduzir desta localização são o facto de dar mais espaço ao pneu traseiro, sobretudo quando o amortecedor afunda muito, e o centro de gravidade ligeiramente mais baixo. Em todo o caso, também há alterações internas.

RockShox Reverb exterior 04

POR DENTRO

Internamente o espigão é muito diferente, embora já tenhamos visto este sistema, por exemplo, no modelo de gravel XPLR. 

modelo XPLR gravel 2

RockShox Reverb XPLR gravel

Este modelo, que na verdade foi o lançamento mais recente da marca, incorpora o novo design Air-Over-Air, que prescinde de um circuito de óleo, adotando uma dupla câmera de ar, e já inclui a tecnologia ActiveRide, que basicamente é um pequeno curso do espigão quando não está totalmente extendido, para aumentar o conforto. Esta versão continuará no catálogo.

Interior

A nova versão do RockShox Reverb AXS tem uma estrutura interna diferente com o mesmo conceito, ou seja, uma dupla câmara de ar, sem circuito hidráulico, mas com a tecnologia ActiveRide que, segundo a marca, facilita as subidas nos trilhos quando estamos numa ebike, desde que estejamos com o selim um pouco mais baixo. Convém esclarecer que o ActiveRide só fica ativo quando algum do curso do espigão está a ser usado. Se o espigão estiver extendido, este sistema não funciona, fica firme. 

RockShox Reverb AXS AS Bellingham 5844

Do nosso ponto de vista, a grande vantagem é a fiabilidade do espigão, porque já não é necessário fazer um sangramento periódico, algo essencial quando o ar se mistura com o óleo. Por isso mesmo, esta versão prescinde da válvula Vent que permitia esta purga. 

reverb valvula

A única válvula Schraeder presente está localizada na parte superior, por isso é preciso retirar o selim para aceder a esta zona. É ela que nos permite personalizar a dureza do ActiveRide, bem como a força necessária para afundar o espigão e a velocidade de extensão. O espigão vem de fábrica com a pressão máxima permitida (600 PSI), e com esta pressão o afundamento ronda os 5 mm. 

REpuestos R Reverb AXS PR 250403 v07 en

A manutenção deste espigão é mais fácil não só porque não tem óleo, mas também devido à sua simplicidade. Aliás, é possível encontrar à venda todas as peças, como o tubo superior, piston, tubo inferior, braçadeiras, módulo eletrónico, base interna e kit de manutenção. 

Segundo a marca, só precisamos fazer uma manutenção por ano ou por cada 300 horas de utilização (desmontagem, limpeza e lubrificação). Além disso, de dois em dois anos é preciso fazer uma manutenção mais profunda com o kit correspondente. 

RockShox Reverb exterior 05

Este espigão é ideal para quem pratica desde o XC até ao Enduro, dado que existem versões com cursos distintos. Pesa 598g sem o comando remoto na medida de 100 mm e 31.6. 

Peso tija REverb

Se compararmos com o seu grande rival, o Fox Transfer Neo, o da Fox é mais leve (pesa 543g na mesma medida). No entanto, convém clarificar que, ao contrário do Reverb, o peso da FOX foi fornecido pela marca. 

Tija SRAM Reverb AXS (6)

E se compararmos com um espigão standard, com cabo, sistema hidráulico e nestas medidas, os valores diferem. O Downlow da Cannondale pesa 590g e se o compararmos com o Reverb, somando o peso do comando Pod Rocker com braçadeira, vemos que pesa 654g, ou seja, nota-se mais essa diferença. 

RockShox Reverb exterior 06

Ao compararmos com um espigão leve para XC, por exemplo o Fox Transfer SL, que ronda os 450g, ficamos logo com a noção da enorme diferença de peso. Embora, como vimos, o peso não seja o seu argumento mais forte, existem outras características que saltam à vista pela positiva. É muito mais fácil de ativar do que os modelos com cabo, não é necessária muita força para carregar no botão do comando, nunca fica desajustado, a instalação é muito simples e a sincronização com a transmissão AXS traz inúmeras vantagens. 

O ECOSSISTEMA AXS

O RockShox Reverb continua a fazer parte do universo AXS e utiliza a mesma bateria que os desviadores ou o Flight Attendant. Podemos sincronizá-lo com a nossa transmissão AXS através da app e designar as funções de cada botão do comando remoto, quer seja o modelo standard AXS, quer seja o Rocker, Pod Rocker ou Pod Controller. 

RECUADRO RockShox Reverb AXS AS Bellingham 5532

Podemos, por exemplo, fazer com que o comando do lado direito seja para atuar o desviador e o esquerdo para o espigão, ou eventualmente que o comando do lado direito inferior sirva para subir as mudanças e o esquerdo as baixe, e os botões superiores ativem o espigão...

Mandos compatibles

Por enquanto não é compatível com os Blips Wireless e não envia dados para o Flight Attendant, em todo o caso a marca recomenda emparelhá-lo com este sistema de amortecimento inteligente se estiver instalado na nossa bicicleta. Se não tiveres uma transmissão AXS, podes simplesmente emparelhar o espigão com qualquer dos comandos AXS compatíveis (terás de comprar um). 

MODO DE FUNCIONAMENTO

Um dos pontos que adorámos foi a sua recuperação rápida, algo que podemos controlar através da válvula de pressão. Se formos mais leves (menos de 75 kg), convém baixar um pouco essa pressão com uma bomba compatível. 

RockShox Reverb exterior 18

A localização da bateria, embora esteja mais protegida da lama, chegou a tocar algumas vezes nas nossas coxas em zonas em que tivemos de adotar posições de condução mais exigentes.

RockShox Reverb exterior 17

Não nos magoámos nem é algo frequente, tudo depende da posição de condução, da volumetria das pernas e da forma de pedalar de cada um. Mas deduzirmos que isto só acontece nesta versão de 100 mm. Também testámos uma versão com mais curso e não aconteceu isto. 

RockShox Reverb exterior 14

Quanto à funcionalidade ActiveRide, só consideramos que seja útil nas ebikes, dado que é raro ter de enfrentar uma subida numa bicicleta tradicional com o espigão um pouco em baixo, algo obrigatório para ter acesso a este sistema. Tivemos a oportunidade de instalar este espigão numa ebike e tivemos de testar vários níveis de pressão do sistema para notar realmente o efeito. Com a pressão no máximo, tal como vem de fábrica, o efeito é subtil e fica de certo modo "mascarado" com o funcionamento do amortecedor traseiro. 

Tija SRAM Reverb AXS (5)

MEDIDAS DISPONÍVEIS

O RockShox Reverb está disponível em várias versões: há três diâmetros (30.9, 31.6 e 34.9 mm), 11 comprimentos e sete cursos, entre os 100 e os 250 mm. Custa 600€ e poderás encontrar mais detalhes em www.sram.com

Arquivado em:

Como reativar o espigão RockShox Reverb AXS

Relacionado

Mecânica: como reativar o espigão RockShox Reverb AXS

RockShox Flight Attendant XC ganhou a categoria Inovação de BTT do ano

Relacionado

RockShox Flight Attendant XC ganhou a categoria Inovação de BTT do ano

SRAM acaba de apresentar os novos travões Motive

Relacionado

SRAM acaba de apresentar os novos travões Motive

Já testámos a nova transmissão SRAM Eagle Mechanical Transmission

Relacionado

Já testámos a nova transmissão SRAM Eagle Mechanical Transmission

Presente e futuro da tecnologia SRAM

Relacionado

Presente e futuro da tecnologia SRAM