Montámos um dos novos grupos SRAM Eagle Transmission que recebemos numa Specialized Turbo Levo, e optámos pelo XO, o mais robusto e específico para E-Bikes. O desviador tem um design completamente novo e prescinde do dropout, pelo que só pode ser montado em quadros compatíveis com o sistema UDH, a patilha de desviador universal da SRAM.

A nova transmissão inclui outras vantagens adicionais para além da sua robustez geral. Por exemplo, a sua instalação é muito simples e podemos alterar as mudanças em carga, ou seja, fazendo força nos pedais, algo que antes era totalmente desaconselhado. Aliás, esta transmissão foi produzida para esse efeito. Mas chega de teoria... Mãos à obra!
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:

1 Chave de bloqueio do guiador, para evitar que o mesmo se mova durante o processo.
2 Chave de montagem/desmontagem da cassete.
3 Chave para montagem/desmontagem dos pratos nos motores Brose.
4 Chaves Allen 5 e 6 bem como Torx 25.
5 Alicate de montagem/desmontagem de elos de corrente.
6 Chave dinamométrica para torques baixos.
7 Massa lubrificante.
8 Chave de aperto para pontas,
9 Chave dinamométrica para torques altos (cassete, cranques)…
10 Cabeças Allen para chave dinamométrica (6, 8 e 10).
11 Chave de correntes.

PASSO 1: Primeiro temos de fazer o download da aplicação gratuita AXS SRAM no nosso smartphone ou tablet. Depois de fazer o registro, temos de indicar qual é o modelo da bicicleta, quais os dentes da cremalheira, o ajuste da geometria (High/Low) e o tamanho. A aplicação faz automaticamente o cálculo de qual o comprimento da corrente (neste caso, 118 elos), a posição (B) do bloqueio (setup key) e o carreto de 21 dentes para a montagem.

PASSO 2: Depois, devemos instalar o novo prato com a chave específica, embora o aperto final só deva ser feito nos passos finais do processo de montagem. Corta a corrente no tamanho indicado (118 elos) e coloca o bloqueio (setup key) na posição B.

PASSO 3: Agora montamos a nova cassete 10-52 na roda traseira (lembramos que é compatível unicamente com cepos SRAM XD). É imprescindível aplicar um pouco de massa lubrificante na zona de contato do cepo com a cassete. Depois apertamos com o torque especificado, que neste caso é de 40 Nm.

PASSO 4: Instalamos o novo manípulo de mudanças Pod AXS com o sistema de fixação Matchmaker (existe outra abraçadeira que permite fixar o Pod diretamente ao guiador). Depois de posicionado ao nosso gosto pessoal, basta apertar os parafusos com um torque de 2 Nm.

PASSO 5: Se a bateria do desviador já estiver carregada e instalada no mesmo, clicamos no botão existente no corpo do desviador até a luz começar a piscar. Fazemos exatamente o mesmo no botão do manípulo (até a sua luz começar a piscar rapidamente) e depois clicamos rapidamente no botão do desviador. Deste modo, ficaram emparelhados.

PASSO 6: Depois, seguramos o desviador com uma mão e clicamos no botão de cima do manípulo do guiador até que o desviador fique na posição do carreto pequeno. Para o obrigar a ficar na posição correspondente ao carreto de 21 dentes temos de clicar no botão inferior do manípulo cinco vezes.

PASSO 7: Agora, temos de retirar a patilha UDH do quadro, tendo em conta que tem uma rosca invertida. Não nos podemos esquecer de limpar essa zona. Depois, retiramos o parafuso de fixação do novo desviador e instalamos a bucha no quadro com a peça preta virada para fora.

PASSO 8: Temos de aplicar massa lubrificante no parafuso que aperta o desviador ao quadro e depois colocamos o desviador no seu lugar, apertando o parafuso até não ser posível fazer mais força (não esforces). Depois, afrouxamos o aperto uma volta completa. Agora, esticamos o desviador completamente (como se vê na imagem) e depois bloqueamos com o botão "cage lock".

PASSO 9: É necessário aplicar massa lubrificante no eixo passante antes de colocar a roda no quadro. Agora apertamos o eixo passante ao máximo e depois afrouxamos uma volta. De seguida montamos a corrente na cassete começando no carreto de 21 dentes (este carreto tem uma decoração vermelha por baixo para o identificar). Depois de montares a corrente seguindo os passos normais, fecha a corrente com o elo de engate.

PASSO 10: Temos de desbloquear a caixa do desviador segurando-a com força e fazendo-a rodar para a frente. Com a mão acompanhamos o seu movimento para trás e clicamos de novo no botão "cage lock", para que a caixa fique bloqueada junto à marca B que está a vermelho no próprio corpo do desviador.

PASSO 11: Chegámos à parte final. Temos de comprovar que o amortecedor está completamente estendido e que quando a transmissão está em funcionamento a corrente permanece no carreto de 21 dentes. Também temos de comprovar que a caixa do desviador está bloqueada na posição B.

PASSO 12: Se tudo estiver bem, puxamos ligeiramente para trás a caixa do desviador até que a corrente fique com muita tensão e com o desviador nesta posição apertamos o parafuso com o torque especificado de 35 Nm.

PASSO 13: É necessário comprovar se as placas internas da zona de fixação do desviador estão alinhadas. Se não estiverem, temos de repetir estes passos até ficarem. Depois, basta apertar com o torque recomendado a roda traseira.

PASSO 14: Agora, libertamos a caixa do desviador empurrando-a para a frente, de forma a que o botão de bloqueio volte à sua posição normal. O desviador não tem nenhum parafuso de ajuste dos limites laterais nem de tensão, por isso este é o último passo do processo de instalação.

PASSO 15: Caso notes algum ruído ou desafinação no desviador, é necessário fazer um microajuste. Basta pressionar no botão de emparelhamento do manípulo e clicar num dos botões grandes, fazendo com que haja um deslocamente de 0.2 mm na direção correspondente.

PASSO 16: Por último, basta colocar os cranques e apertar o prato. Ressalvamos a importância de colocar massa no eixo e adotar um torque de 54 Nm. Como vês, é um processo bastante simples.