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Nova BH Lynx 5 Carbon: já a testámos!

A Lynx 5 é a nova aposta de 29 polegadas da BH entre o Trail e o Enduro graças às suas duas versões com cursos diferenciados.

Nova BH Lynx 5 Carbon: já a testámos!
Nova BH Lynx 5 Carbon: já a testámos!

TRAIL PODEROSO 

O modelo vigente da Lynx 5, construído em alumínio, já demonstrou o seu potencial na Enduro World Series ou na última edição da aventura de Enduro por etapas Trans-Nomad, que foi ganha pelo português José Borges

A nova geometria, as capacidades das novas gerações de suspensões junto ao sistema Split Pivot, as prestações das rodas de 29"... esta mistura tecnológica unida à experiência da BH no campo do carbono resultaram neste novo quadro com 130 mm de curso com um peso de somente 2,1 kg (em tamanho M, sem amortecedor). 

Para "confeccionar" este quadro, a BH partiu do Evo Carbon Layup usado em modelos como a Lynx Race que vemos nos circuitos de cross country da Taça do Mundo ao qual, com o objetivo de proporcionar uma resistência maior aos impactos, foi acrescentado uma camada extra de um carbono mais rígido como forma de blindagem, o que a BH batizou de Ballistic Carbon Layup, apoiado no processo de fabricação HCIM (Hollow Core Internal Molding), próprio da BH, resultando numa bicicleta mais leve.

Para além disso, foi desenvolvido um novo link monocoque, que roda através de rolamentos Enduro (famosos pela sua fiabilidade e longevidade), tal como o resto dos pontos de rotação do braço basculante, dotando a Lynx Carbon de uma rigidez muito elevada. 

Cablagem interna, possibilidade de montar uma bateria na parte dianteira da pedaleira para um grupo eletrónico Di2, amortecedor métrico e eixos Boost, são o segredo por detrás de uma 29er moderna e são tecnologias que não podem faltar na Lynx 5 Carbon. 

Esta nova versão está desenhada para trabalhar exclusivamente com transmissões monoprato, pelo que não tem suportes para desviador dianteiro, poupando peso. Além disso, o sistema Split Pivot tem uma cinemática otimizada para este sistema. 

PROPÕE-LHE OBJETIVOS

Uma das vantagens da Lynx 5 é a sua polivalência, algo que se relaciona intrinsecamente com a geometria que a BH apostou (tal como o faz há anos, antes de se ter tornado numa tendência na indústria): triângulo dianteiro longo e um ângulo de direção aberto. Assim, conta com um ângulo de 66,5º, enquanto o ângulo de selim é de 75,5º. 

Voltando ao potencial desta bicicleta, a BH também pensou naqueles que querem dar um uso mais agressivo e radical, por isso criou uma versão LT (Long Travel) que parte do mesmo quadro, mas passa a ter 130 mm de curso atrás e 150 mm à frente, bem como um maior diâmetro. Assim, o amortecedor tem uma maior capacidade em descidas longas e abruptas. Por outro lado, esta versão LT tem componentes mais resistentes e focados no Enduro. Nesta versão a geometria é alterada: 65º na direção e 74º no tubo de selim, aumentando a estabilidade e precisão nos momentos em que as descidas nos deixam no limite. 

A LYNX NO SEU HABITAT

Tendo em conta as capacidades da Lynx 8.9 que testámos e os seus 130 mm de curso nas duas rodas, já temos uma ideia do potencial da versão LT nas descidas. Além disso, com um peso de menos de 12 kg (11,88 kg no tamanho M, sem pedais), junto à geometria acertada para os propósitos de uma bike que vai mais além do Trail, a facilidade para nos movimentarmos para um lado e para o outro nos trilhos é difícil de igualar, colocando-a exatamente onde a queremos. Quanto aos componentes, praticamente todos acompanham o comportamento da bicicleta, como os pneus Wild AM e Force AM da Michelin com uma borracha de qualidade e uma carcassa fiável, ou o espigão Bike Yoke Revive, fiável e com um tacto bastante bom. O grupo SRAM XX1 Eagle desta versão que testámos (a 8.9), já é sobejamente conhecido e é sem dúvida parte do êxito na batalha da Lynx 5 contra o peso. 

A gama BH Lynx 5 estará disponível em três montagens distintas, com preços que vão desde os 3.699.90€ aos 6.999,90€ respetivamente. A versão Long Travel custará cerca de 5.299,90€. Sabe mais em www.bhbikes.com

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