comitium

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Tens componentes de carbono na tua bicicleta? Esta ferramenta é para ti!

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team
Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Uma bicicleta moderna inclui componentes delicados e quando falamos de modelos que custam 2.000 ou mais euros, encontramos muitas vezes o carbono e o alumínio ultraleve como matérias-primas.

Obviamente, os parafusos e zonas de união precisam de aperto regular (devido à trepidação é normal alguns parafusos necessitarem um reaperto), por isso é essencial usar uma chave própria. Toda a indústria está a adotar sobretudo parafusos com cabeças torx ou sextavada, dificultando o roubo por parte dos amigos do alheio. Além disso, muitas vezes estarmos a falar de componentes muito leves e finos, pelo que a força de aperto (torque) passou a estar mencionada em muitos deles, incluindo os apertos do espigão de selim, do avanço/guiador, das grades de bidon, links, etc.

Como é óbvio, é essencial usar uma chave dinamométrica para não apertar em demasia, o que poderia causar um esmagamento do carbono ou, se os parafusos forem de baixa qualidade, uma danificação da própria cabeça do parafuso ou mesmo da rosca. Existem várias chaves dinamométricas à venda no mercado, umas melhores do que outras, sendo a marca Pro uma das mais reputadas no mercado.

Testámos a nova chave dinamométrica digital Team, a qual inclui uma robusta caixa de transporte. Esta ferramenta inclui um certificado de inspeção que valida a calibragem da chave, utiliza uma pilha tradicional AAA (fornecida) e tem um sistema de roquete de duas direções, facilmente regulável. Inclui um adaptador extensível e nove chave: as sextavadas 2, 2.5, 3, 4, 5 e 6 bem como as torx T25 e T20.

Inclui um ecrã digital que permite ajustar o limite de aperto (com uma amplitude de 1 a 20 Nm), fornecendo um alarme tanto sonoro como visual quando chegamos ao limite. A sua precisão é idêntica à das melhores chaves sextavadas do mercado, com o acréscimo de que neste modelo usamos a potencialidade da tecnologia digital. Gostámos do design do punho, mais grosso na parte traseira e mais afunilado na zona frontal, oferecendo uma boa aderência e sujeição à mão. Face aos aparelhos analógicos, do nosso ponto esta chave Pro Team é uma mais-valia, pois nas anteriores tínhamos tendência a apertar um pouco mais após o recuo da cabeça da chave (quando atingíamos o ponto máximo estabelecido), enquanto nesta o som tipo alarme faz-nos deixar automaticamente de apertar.

Temos usado com frequência em bicicletas de teste e tem funcionado sempre sem problemas.

Ficha técnica:

Características: Chave dinamométrica digital com funcionamento a pilha, inclui 9 chaves, incluindo um adaptador.

Opções: chave dinamométrica analógica Pro.

Preço: 199,95 euros

(+ INFO) www.scvouga.pt e https://www.pro-bikegear.com/

Arquivado em:

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

Relacionado

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Relacionado

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Teste: mini ferramenta Pro 13 funções (PRTL0099-EAN)

Relacionado

Teste: mini ferramenta Pro 13 funções (PRTL0099-EAN)

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano

Relacionado

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano: os Tenku

Os melhores videos