Antes de lubrificar a corrente, é essencial que a limpes bem, o que é especialmente importante numa bicicleta de montanha. Não te esqueças de que a transmissão é um “íman” de pó e lama, e embora seja verdade que os lubrificantes melhoraram muito neste aspeto, especialmente após o aparecimento das ceras lubrificantes, o pó e a lama que podem aderir e misturar-se com os lubrificantes são uma verdadeira pasta que pode desgastar prematuramente as nossas transmissões. Por outro lado, é essencial que os lubrificantes que aplicamos penetrem no interior das zonas de fricção da corrente, como os pinos e os elos, porque se não o fizerem, provocarão o desgaste e o alongamento prematuro da corrente. Por conseguinte, é essencial que a corrente seja cuidadosamente limpa antes da lubrificação para garantir que o lubrificante penetra nestas áreas.
FERRAMENTAS
Estes são os produtos e as ferramentas que vamos utilizar, todos eles da marca Muc-Off:
- Protetor de disco, indispensável para evitar a contaminação dos travões.
- Desengordurante “Biodegreaser”.
- Ferramenta de limpeza da corrente, indispensável para uma manutenção completa.
- Escova de 3 cabeças para a limpeza das transmissões.
- Escova especial de cerdas longas para a limpeza da transmissão.
- Lubrificante seco.
- Lubrificante húmido.
- Luvas.
- Panos.
PASSO A PASSO
PASSO 1 - Para limpares bem a corrente, coloca o protetor de disco Muc-Off no disco traseiro, evitando assim que este fique manchado com resíduos de óleo ou de cera.
PASSO 2 - Pulveriza a corrente, a cassete, o prato e as roldanas com o desengordurante Bio Degreaser, que elimina facilmente os resíduos de óleo, de gordura e de cera da transmissão.
PASSO 3 - Espera 3 a 4 minutos para que o desengordurante faça efeito e limpa a corrente, os carretos, o prato e as roldanas com a escova para limpeza de transmissões.
PASSO 4 - Esta escova tem 3 cabeças diferentes com cerdas duras e de tamanhos diferentes e é ideal para limpar qualquer parte da transmissão da tua bicicleta.
PASSO 5 - Esta outra escova, com as suas cerdas longas e fortes, vai permitir-nos chegar às zonas mais difíceis da cassete e do prato, removendo qualquer sujidade remanescente.
PASSO 6 - Para uma limpeza profunda da corrente, utilizaremos esta prática ferramenta que a faz passar por um banho de desengordurante através de rolos com cerdas e consegue uma limpeza muito eficaz.
PASSO 7 - Abre a ferramenta e coloca-a sobre a corrente. Encaixa a tampa superior na parte inferior e prende-a com o clip.
PASSO 8 - A ferramenta inclui uma pequena garrafa de desengordurante Biodegreaser com a qual enchemos o depósito na parte superior.
PASSO 9 - Agora, recua a ferramenta até que esta assente na roldana inferior para que não se mova enquanto a corrente desliza para o interior.
PASSO 10 - Enquanto pressionas o botão do reservatório para libertar o desengordurante, roda os pedais várias vezes até a corrente estar completamente limpa.
PASSO 11 - Uma vez retirada a ferramenta, verifica se ela cumpriu a sua missão. Toda a sujidade foi diluída e depositada no fundo da ferramenta.
PASSO 12 - Antes de lubrificar a corrente, é essencial secá-la completamente com um pano. Caso contrário, o próprio desengordurante diluirá o lubrificante.
PASSO 13 - Só limpando bem a corrente é que garantimos que o lubrificante faz o seu trabalho, penetrando nos casquilhos e nos pinos e evitando o desgaste prematuro.
PASSO 14 - Quer se trate de lubrificante húmido ou seco, aplica-o generosamente sobre a parte superior da corrente, rodando os cranques para trás.
PASSO 15 - Uma diferença importante: se aplicares lubrificante húmido, limpa o excesso com um pano. Se utilizares um lubrificante seco à base de cera, terás de o deixar secar completamente.
PASSO 16 - O aspeto da corrente deve ser este. O nosso sistema de transmissão está agora pronto para a sua próxima viagem. Repete este processo regularmente e verás como melhora o seu desempenho e, sobretudo, a sua durabilidade!