comitium

Associação de Ciclismo do Minho encerrou época desportiva com Gala em Guimarães

Guimarães acolheu a 13ª Gala da Associação de Ciclismo do Minho no Grande Auditório da Universidade do Minho, em Azurém, evento em que se consagraram os campeões, analisou a época desportiva e se deram passos para que a festa do ciclismo continue a trilhar todos os caminhos do Minho.

Associação de Ciclismo do Minho encerrou época desportiva com Gala em Guimarães
Associação de Ciclismo do Minho encerrou época desportiva com Gala em Guimarães

O Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães) foi eleito como palco para receber a 13ª Gala de Encerramento de época da ACM - Associação de Ciclismo do Minho, registando mais uma vez casa cheia.

Com apresentação de Mafalda Portilha e Eliseu Sampaio, a presença da grande maioria dos atletas galardoados nos diversos campeonatos e taças do Minho permitiram que a moldura humana presente no grande auditório da Universidade do Minho estivesse perto da lotação máxima.

Os discursos de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e de Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, foram o mote para uma festa da modalidade ao longo de mais de duas horas e trinta minutos.

As atuações do BM Crew (BibaMais Pevidém), Escola de Dança Flávia Portes e a cantautora Maria João prenderam o público presente, divido entre os atletas e os familiares, não esquecendo os diretores desportivos das inúmeras formações que competem no Minho.

Em discurso direto deixamos as mensagens transmitidas ao longo da tarde por Joaquim Mendes e Delmino Pereira, bem como dos edis e atletas presentes.

Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho

“Apesar dos contratempos, o balanço é bastante positivo” foi assim que Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, avaliou a época desportiva de 2022.

Joaquim Mendes, que assumiu a direção da ACM em janeiro, lembrou que “conseguimos viabilizar os Campeonatos do Minho de todas as vertentes - acrescentando o Enduro - organizamos provas nacionais e internacionais e promovemos mais uma edição do Grande Prémio do Minho. Mantivemos o nível de qualidade das nossas atividades e aumentamos o número de atletas e de clubes”.

“O sucesso que alcançamos deve-se a todos os que participaram, apoiaram, patrocinaram as nossas atividades”, afirmou o presidente da ACM.

Joaquim Mendes destacou que “com uma equipa renovada na Direção, conseguimos demonstrar que a Associação de Ciclismo do Minho também é uma boa escola de formação e de afirmação de dirigentes, conseguindo mobilizar novos diretores e criar condições para que os mesmos se mantenham motivados na realização de vários projetos”.

Na hora de fazer o balanço, o presidente da ACM não esqueceu os atletas… “Uma palavra em particular aos atletas: tenham, ou não, concretizado os vossos objetivos desportivos, foram todos vocês que engrandeceram as nossas realizações. Além de vos agradecer, peço a todos – e não apenas aos atletas - uma coisa: mantenham-se firmes na defesa de um ciclismo com ética e com valores, de um ciclismo limpo e livre de batoteiros”.

Para Joaquim Mendes a ‘batota’ acaba por ser o maior obstáculo no Ciclismo… “Temos muitos mais obstáculos e dificuldades na modalidade, mas esse é, para nós, aquele que, neste momento e de forma urgente, precisa da união de todos para ser enfrentado. Somente um ciclismo com ética nos permitirá crescer e evoluir. Este é um desafio de todos”.

 

Delmino Pereira, presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo

Delmino Pereira, presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo, referiu por sua vez “o orgulho e satisfação” de marcar, mais uma vez, presença na Gala da ACM.

O presidente da FPC salientou “os tempos difíceis por que todos estamos a passar e que afeta o Ciclismo e a organização de provas”.

Afirmando que “com muito esforço temos conseguindo levar em frente a organização das várias provas”, Delmino Pereira lamentou “a falta de investimento do Estado na Formação. Atualmente as atenções e os apoios vão para o Alto Rendimento, o que torna complicada a captação de atletas, de clubes, dirigentes…”.

Apesar de esperar dificuldades e de considerar que vivemos tempos de incerteza, Delmino Pereira diz-se “motivado para 2023”.

 

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe, afirmou que “Estar presente na Gala significa que para nós não basta apenas receber as provas, é importante acompanhar toda a época. Fazemos parte dessa época, este momento fecha esse ciclo e nós marcamos presença com o sinal de respeito pelo trabalho realizado pela ACM, mas também pelos atletas, pelos dirigentes e pelas famílias que muitos sacrifícios fazem ao longo do ano para que os seus jovens participem nas provas”.

Paula Nogueira salientou que “também sentimos que fazemos parte do sucesso da ACM porque no nosso território realizam-se muitas das provas que contribuíram para que estes jovens e os menos jovens atingissem os seus objetivos”.

 

Pedro Oliveira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão

Pedro Oliveira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, marcou presença na Gala da ACM e mostrou-se “muito feliz por estar a partilhar este momento de entrega de prémios com os atletas do distrito e muitos do concelho de Famalicão”.

O autarca famalicense relembrou que “este ano tivemos a felicidade de receber uma etapa do Grande Prémio do Minho, levando o ciclismo a várias freguesias do concelho. Foi um momento marcante. O ciclismo é o desporto do povo e nós estamos disponíveis e abertos para receber provas no futuro”.

 

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, foi um dos protagonistas da época desportiva da ACM ao ter avançado para a realização da primeira etapa do Grande Prémio do Minho de 2022… numa edição em que as Juntas de Freguesia tiveram um papel importante…

“Estou muito feliz e agradecido à Associação de Ciclismo do Minho pela oportunidade que nos deram para organizar uma etapa do Grande Prémio Minho. Foi uma etapa que passou por seis freguesias e todas ficaram muito satisfeitas. O balanço desta aposta foi muito positivo e esperamos que no futuro seja possível realizar uma nova etapa”.

 

Tiago Machado, ciclista profissional da Rádio Popular / Paredes / Boavista

Tiago Machado, ciclista de Famalicão que este ano deu por terminada a sua carreira no ciclismo profissional, é já uma presença assídua nas Galas da ACM. Como habitualmente o ciclista de Famalicão entregou os prémios aos atletas das Escolas…

“Já é tradição no final do ano, e sempre que me é possível, estar aqui e entregar os troféus aos mais pequenos. É muito especial e fico muito feliz por poder fazer isso e sinto que eles ficam felizes também”.

Tiago Machado fez questão, no final de entregar os troféus, de cumprimentar um a um…”Acho que quem vai ao pódio merece um cumprimento, assim como quem está a entregar o troféu merece receber um cumprimento do galardoado”.

 

CAMPEÕES DO MINHO CICLISMO 2022

 

Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Juvenis: Gonçalo Costas (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais)

Cadetes Femininos: Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Cadetes Masculinos: Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Juniores Femininos: Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Júnior Masculinos: Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos)

Sub-23: José Simões (Grupo CCR – AP motors – Lobos Averomar Cycling)

Elite Feminina: Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Elite Masculino: (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Master 30 feminino: Cecília Araújo (ERDAL Ciclismo Guimarães)

Master 30 Masculinos: (Rompe Trilhos/Ajpcar)

Master 40 Femininos: Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech)

Master 40 masculinos: Luís Sousa (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião)

Master 50: Francisco Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

Master 60: Francisco Eiras (CC Cambre)

Paraciclismo: Roberto Soares (Discover Melgaço - União Ciclista de Melgaço)

Equipa: AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde

 

Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço

Elite Feminina: Tânia Lima (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

Elite Masculino: Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech)

Sub-23: José Simões (Grupo CCR – AP motors – Lobos Averomar Cycling)

Master 30 femininos: Vânia Vilaça (Discover Melgaço - UC de Melgaço e Ponte da Barca)

Master 30 Masculinos: José Oliveira (MonçãoBike / LusoPrint / Bombos S. Sebastião)

Master 35 Masculinos: José Lourenço (SPAC BTT)

Master 40 femininos: Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech)

Master 40 masculinos: Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech)

Master 45 masculinos: Armando Taipa (SAERTEX Portugal/Edaetech)

Master 50 Feminina: Flora Carvalho (UCVNF - C. C.Avidos)

Master 50 Masculinos: Carlos Soares (Saertex Portugal / Edaetech)

Master 55 Masculinos: António Souto (MonçãoBike / LusoPrint / Bombos S. Sebastião)

Master 60 masculinos: António Melo (Saertex Portugal / Edaetech)

Master 65 masculinos: Benjamim Silva (UCVNF - C. C.Avidos)

Paraciclismo C: Roberto Soares (Discover Melgaço - UC de Melgaço e Ponte da Barca)

Equipas Elites: MonçãoBike / LusoPrint / Bombos S. Sebastião

Equipas Master: SPAC BTT

 

Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

Juvenis Masculinos: Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa)

Juvenis Femininos: Adelaide Palmeira (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor)

Cadetes masculinos: José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)

Equipas: Landeiro | KTM | Matias & Araújo | Frulact

Juniores Masculinos: João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais)

 

Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

Juvenis: Afonso Soares (Individual)

Master 50: António Sousa (BTT Enduro Terras do Bouro)

Master 40: Ricardo Soares (Individual)

Master 30: Vítor Soto Maior (Bike House DH Team/ Guimarães)

Cadetes: Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte)

Juniores: Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães)

Femininas: Sara Ferreira (Maiatos)

Elites: Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães)

Equipas: Bike House DH Team/Guimarães

 

Campeonato do Minho de Enduro - Raiz Carisma

E-MTB Masculino: Carlos Pereira da Silva (BTT Enduro Terras do Bouro)

Femininas: Sara Ferreira (Maiatos)

Master 50: António Sousa (BTT Enduro Terras do Bouro)

Master 40: Francisco Pinto (António Sousa (BTT Enduro Terras do Bouro)

Master 30: Vítor Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães)

Júnior: Lucas Gonçalves (BTT Enduro Terras do Bouro)

Elite: José Oliveira (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

Cadete: José Cardoso (Individual)

 

Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Discover Melgaço

Elites Feminina: Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

Elite Masculino: João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

Júnior: João Garcia (Casa Myzé Team)

Cadetes: Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias & Araújo | Frulact)

Juvenis: Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias & Araújo | Frulact)

Master 30: Casimiro Oliveira (Individual)

Master 40 Feminina: Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal / Edaetech)

Master 40 Masculinos: Manuel Pereira (Grupo CCR – AP motors – Lobos Averomar Cycling)

Master 50: António Sousa (Individual)

Master 60: Joaquim Sá (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião)

 

Atletas Homenageados                                              

 

Alberto Amaral - Campeão Nacional CRI e Fundo - Master 50 (DISCOVER MELGAÇO - União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca)

José Oliveira - Campeão Nacional de Fundo Master 30 (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião)

Manuel Pinto - Vice-Campeão da Europa de XCM; Campeão Nacional de Fundo e BTT XCM Master 65 (SAERTEX Portugal / Edaetech)    

Joana Monteiro - Campeã Nacional de XCM Elite (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)

José Lourenço - Campeão Nacional de XCM Master 35 (SPAC BTT)

Marco Macedo - Campeão Nacional de XCM Master 45 (BTT Gardunha)    

Gonçalo Costa - Campeão Nacional de XCO e Ciclocrosse Juvenis (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais)

Roberto Soares - Campeão Nacional de XCO Paraciclismo  (DISCOVER MELGAÇO - União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca)        

Iuri Leitão - Campeão da Europa de Pista/ Campeão Nacional de Pista – Scratch (Caja Rural)

David Ferreira - Campeão Nacional Pista Scratch - Cadetes (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais)

Paulo Fernandes - Campeão Nacional de Pista - Eliminação – Cadetes (Landeiro | KTM | Matias & Araújo | Frulact)     

Rui Sabino - Campeão Nacional de Pista - 500m -Juvenis (União Ciclismo da Trofa)        

João Matias - Campeão Nacional de Pista (Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados)

Paulo Teixeira - Campeão Nacional de Paraciclismo C3 - CRI e Fundo (Rodabike / ACRG / Gondomar)

Virgínia Moreira - Campeã Nacional de Ciclocrosse M40 Fem (SAERTEX Portugal / Edaetech)   

David Vaz - Campeão do Mundo de XCM Master 40                            

Gonçalo Gaspar - Campeão Nacional de Enduro Master 30 (BTT Enduro Terras do Bouro)         

Hugo Frade - Campeão Nacional Paraciclismo C5 XCM   (SAERTEX Portugal / Edaetech)               

Márcio Lourenço - Terceiro Classificado no Campeonato do Mundo de XCM Master 35 (SAERTEX Portugal / Edaetech)                              

Bruno Cardoso - Campeão Nacional de BMX - Elite                       

CC Barcelos - Equipa vencedora do Encontro Nacional de Escolas

ACM: "Ciclismo será um fator positivo e de esperança na tarefa de renascer Portugal"

Relacionado

ACM: "Ciclismo será um fator positivo e de esperança na tarefa de renascer Portugal"

António Morgado sela conquista do GP do Minho com vitória

Relacionado

António Morgado sela conquista do GP do Minho com vitória

Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo no Minho

Relacionado

Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo no Minho

Edição nº27 da revista BIKE já disponível

Relacionado

Edição nº27 da revista BIKE já disponível

BIKE nº26 já nas bancas

Relacionado

BIKE nº26 já nas bancas!