comitium

Como fazer curvas mais rápidas nos singletracks: 5 dicas essenciais

Perdes sempre velocidade nas curvas? Neste artigo ensinamos-te a curvar como os profissionais.

www.mountainbikes.pt

Curvas nos singletracks: 5 dicas para andar mais rápido
Curvas nos singletracks: 5 dicas para andar mais rápido

1. Antes sequer de entrares na curva deves olhar para a sua entrada e antecipar qualquer travagem ou escolha de trajetória (pois pode ter regos ou raízes) e só assim poderás travar com mais aderência e segurança. O segredo é sempre a antecipação. 

2. Deves procurar a linha mais fluida da curva e a que não te obrigue a travar muito. Deixa-te levar, com o corpo relaxado e com o olhar no interior da curva. 

3. Já dentro da curva deves controlar a tua posição com os braços e as pernas semi-fletidos, para que absorvam qualquer irregularidade do terreno. 

4. Se na saída da curva existirem pedras soltas, deves alargar a trajetória procurando uma das laterais do trilho sem perder velocidade.

5. Depois de ultrapassada esta zona, a aderência já será maior e já poderás voltar a pedalar. 

6 DICAS EXTRA

  • A melhor forma de enfrentar uma curva é abrir o máximo possível a trajetória na entrada, fecharmos a trajetória até ao vértice já no interior da mesma e voltar a abrir na saída.
  • A principal dificuldade é o terreno em si. Devemos antecipar a travagem e deixar a bicicleta ganhar velocidade onde sentimos que existe uma boa aderência na nossa roda dianteira. A inércia fará o resto.
  • Se a inclinação da curva é pronunciada devemos recuar proporcionalmente o nosso peso para controlar o centro de gravidade.
  • Nunca, mas mesmo nunca, curves com o pé em baixo (no lado da curva). Este pé deve estar em cima, ou seja, com o cranque interno virado para cima e com a perna ligeiramente aberta (para facilitar a própria manobra de curvar e para evitar que caias caso a roda resvale ligeiramente). A perna semi-aberta serve de "asa" ou estabilizador.
  • Opta por pneus com bom cardado nas laterais, para uma aderência extra e de preferência tubeless.
  • Muita atenção à pressão que colocas nos pneus. Pressão a mais ou a menos irá prejudicar as manobras em zonas técnicas, por isso coloca a que é recomendada na lateral do teu pneu e ajusta ao teu gosto. 

Arquivado em:

Não tenhas medo das descidas. 9 maneiras para o conseguires

Relacionado

9 dicas para perder o medo nas descidas

Hidrata-te nas rotas longas com estas dicas

Relacionado

Hidrata-te nas voltas longas com estas dicas

Melhora os teus travões com estas dicas

Relacionado

Melhora os teus travões com estas dicas

Dicas para o Raid Alvalade Porto Covo

Relacionado

Dicas para o Raid Alvalade Porto Côvo

Como afinar as mudanças mecânicas

Relacionado

DICAS: como afinar as mudanças mecânicas

Ficas muito ansioso antes de uma prova e não consegues dormir?

Relacionado

Ficas muito ansioso antes de uma prova e não consegues dormir? Usa esta técnica do exército