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Curvas nos singletracks: 5 dicas para andar mais rápido

Também incluímos conselhos para praticares esta manobra.

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Curvas nos singletracks: 5 dicas para andar mais rápido
Curvas nos singletracks: 5 dicas para andar mais rápido

1. Antes sequer de entrarmos na curva devemos olhar para a sua entrada e antecipar qualquer travagem ou escolha de trajetória (pois pode ter regos ou raízes) e só assim poderemos travar com mais aderência e com segurança. O segredo é sempre a antecipação. 

2. Devemos procurar a linha mais fluida da curva e a que não nos obrigue a travar muito. Devemo-nos deixar levar, com o corpo relaxado e com o olhar no interior da curva. 

3. Já dentro da curva devemos controlar a nossa posição com os braços e as pernas semi-fletidos, para que absorvam qualquer irregularidade do terreno. 

4. Se na saída da curva existirem pedras soltas, deves alargar a trajetória procurando uma das laterais do trilho sem perder velocidade.

5. Depois de ultrapassada esta zona, a aderência já será maior e já poderás voltar a pedalar. 


3 FORMAS DE MELHORAR NAS CURVAS

- A melhor forma de enfrentar uma curva é abrir o máximo possível a trajetória na entrada, fecharmos a trajetória até ao vértice já no interior da mesma e voltar a abrir na saída.

- A principal dificuldade é o terreno em si. Devemos antecipar a travagem e deixar a bicicleta ganhar velocidade onde sentimos que existe uma boa aderência na nossa roda dianteira. A inércia fará o resto.

- Se a inclinação da curva é pronunciada devemos recuar proporcionalmente o nosso peso para controlar o centro de gravidade.

3 DICAS ADICIONAIS

- Nunca, mas mesmo nunca, curves com o pé em baixo (no lado da curva). Este pé deve estar em cima, ou seja, com o cranque interno virado para cima e com a perna ligeiramente aberta (para facilitar a própria manobra de curvar e para evitar que caias caso a roda resvale ligeiramente). A perna semi-aberta serve de "asa" ou estabilizador.

- Opta por pneus com bom cardado nas laterais, para uma aderência extra e de preferência tubeless.

- Muita atenção à pressão que colocas nos pneus. Pressão a mais ou a menos irá prejudicar as manobras em zonas técnicas, por isso coloca a que é recomendada na lateral do teu pneu e ajusta ao teu gosto. 

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