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Nestes dias de chuva não vais andar de bike? Não faças estas 3 coisas

Se por algum motivo vais ficar algum tempo sem tocar na bicicleta, não te esqueças de ter isto em conta.

Ivan Mateos

Nestes dias de chuva não vais andar de bike? Não faças estas 3 coisas
Nestes dias de chuva não vais andar de bike? Não faças estas 3 coisas

Todos sabemos que se formos deixar a bicicleta encostada na garagem durante um longo período de tempo devemos ter algumas precauções para que quando a voltarmos a utilizar esteja em boas condições. Mas... e se só formos deixar a bicicleta parada algumas horas ou dias? Devemos ter algo em consideração? Claro que sim. Neste artigo mostramos-te 3 coisas que nunca deves fazer.

1. Deixar a mudança colocada num dos carretos grandes.

carreto
 

É um dos erros mais comuns e também se aplica nos desviadores dianteiros (se a tua bicicleta tiver, claro). Nunca os deixes num carreto/prato grande, pois as molas ficam em tensão. E embora a vida útil de uma mola seja longa, a tensão ao longo de muitas horas de espera vai prejudicando o seu funcionamento futuro. O ideal é deixar os desviadores sempre no prato/carreto mais pequeno.

2. Deixar a bicicleta ao sol ou à chuva.

sol
 

Mesmo que só pares para tomar um café, beber uma cerveja ou encher o bidon, nunca a deixes ao sol ou à chuva. Já basta ela estar debaixo do sol enquanto pedalas... A radiação solar não afeta somente a nossa pele, mas também desgasta o brilho da pintura, a tonalidade das cores, bem como a flexibilidade e dureza das borrachas e dos plásticos. O ideal é deixá-la à sombra e caso guardes a bicicleta num terraço, cobre-a com uma manta. E não a deixes à chuva, pois acelera a oxidação dos componentes metálicos.

3. Deixar o espigão telescópico em baixo.

espigão
 

Pode ser apenas esquecimento, mas nunca devemos deixar o espigão telescópico em baixo. Apesar de o sistema estar apto para suportar esta pressão, de modo a prolongar a sua vida útil e eficácia no funcionamento, o melhor é libertar a tensão do espigão. Quando o espigão está comprimido, a pressão é muito elevada na câmara de ar (se for um modelo a ar, obviamente), que tem de ser suportada pelos pequenos retentores e juntas. É melhor acostumarmo-nos a libertar o botão e subir o espigão.

Após ler estes três conselhos é normal que te surjam algumas dúvidas, como por exemplo, o que se deve fazer à pressão dos pneus e das próprias suspensões. A resposta é que só precisamos de ter isso em conta quando falamos de meses, ou seja, se formos deixar a bicicleta parada durante meses. Para o dia a dia não é necessário, pois os pneus estão desenhados para suportar a pressão durante toda a sua vida útil e os retentores das suspensões são suficientemente fiáveis.

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