comitium

Protege-te da lama com o polivalente kit Bontrager

Nestes dias chuvosos, é imperativo usar guarda-lamas, quer na bicicleta de estrada, quer na de BTT. Neste artigo apresentamos duas soluções da Bontrager.

Protege-te da lama com o polivalente kit Bontrager
Protege-te da lama com o polivalente kit Bontrager

A água e a lama são presenças assíduas no Inverno, por isso ter à mão um bom conjunto de guarda-lamas pode ser a diferença entre uma volta agradável de bicicleta e um autêntico calvário.

A marca Bontrager - que pertence à Trek - tem um kit universal que tanto pode ser usado em bicicletas de estrada, ciclocrosse, gravel, BTT e mesmo em bicicletas urbanas.

O kit é composto por um guarda-lamas para o tubo diagonal e outro para prender ao espigão de selim. É fácil de montar/desmontar, apesar de não trazer um manual de instruções. No site explicam como fazê-lo na janela Especificações Técnicas.

BontragerUniversalRoadCXMTBFender 27135 A Alt1
 

O suporte dianteiro deve ser colocado na zona que apanha mais detritos provenientes do pneu dianteiro (se olhares para a parte inferior do tubo diagonal facilmente encontrarás essa zona) e para prender o guarda lamas ao quadro deves usar a base e as correias de borracha fornecidas. É um sistema eficiente e que permanece no seu sítio, mesmo com trepidação. Ressalvamos que se tiveres cablagem externa que passe por este tubo, é preciso cuidado a apertar o sistema do guardalamas para não prejudicar o normal funcionamento das mudanças. 

O pack é construído em plástico de boa qualidade e possui correias de borracha resistentes que ajudam a prender o suporte dianteiro no tubo diagonal, contudo em quadros muito sobredimensionados estas fitas poderão não ser suficientemente compridas. Em quadros de e-bikes (mais volumosos) pode ser mesmo impossível colocar este suporte dianteiro.

BontragerUniversalRoadCXMTBFender 27135 A Alt4
 

Quanto ao suporte traseiro, o mesmo deve ser preso ao espigão de selim e apesar de ter uma borracha e dois batentes que o tornam compatível com uma grande variedade de espigões redondos, não pode - devido ao seu formato - ser usado com espigões aerodinâmicos. 

Tanto o sistema de ajuste ao quadro como ao espigão são em borracha, evitando assim riscar estas partes. Convém apertar bem os parafusos de nivelamento do guarda-lamas traseiro, pois com a trepidação podem desapertar-se.

BontragerUniversalRoadCXMTBFender 27135 A Alt5
 

No cômputo geral, é um bom sistema, que faz eficientemente o seu papel, evitando que os detritos provenientes das rodas nos prejudiquem. É fácil de montar e desmontar, para limpar basta passar com um pano e tirando a incompatibilidade com quadros mais volumosos e sobredimensionados e espigões aerodinâmicos, não temos nada contra a apontar. E se possuis um espigão hidráulico, primeiro confirma se é compatível. 

É recomendado sobretudo para pneus 700 x 23c (em estrada) até 27,5 ou 29" x 2.8" (BTT). Custa 59,99€ e poderás saber mais detalhes clicando aqui

BontragerEnduroFrontFender 33190 A Alt1
 

Sugerimos também a utilização, caso tenhas uma bicicleta de BTT com suspensão dianteira, do guarda-lamas Bontrager Enduro

No fundo, este protetor protege-nos dos salpicos provenientes do pneu da frente e evita que as pernas da suspensão se sujem tanto. Obviamente, quando passarmos por poças ou ressaltos irá haver alguma lama que saltará e chegará aos retentores e pernas, mas será minimamente filtrada por este guardalamas.

É fabricado em polipropileno reciclável, é fácil de montar (tem quatro pontos de fixação principais) e é compatível com a maioria das suspensões e pneus no mercado. Para o prender à suspensão devem ser usados zipties (abraçadeiras) de plástico.

É robusto e apesar de não evitar a cem por cento que as pernas da suspensão fiquem sujas, é uma grande ajuda. Além de que é reutilizável, barato, fácil de instalar e leve. 

Custa 10,99€ e tem duas faces, uma com o logotipo em branco e outra com o logo em preto. Poderás saber mais aqui

Arquivado em:

TESTE casaco Bontrager Velocis Softshell

Relacionado

TESTE casaco Bontrager Velocis Softshell

TESTE multiferramenta integrada Bontrager BITS

Relacionado

TESTE multiferramenta integrada Bontrager BITS

Bontrager lança a nova geração do sapato de BTT Flatline

Relacionado

Bontrager lança a nova geração do sapato de BTT Flatline

Já chegou ao mercado o novo capacete Bontrager Circuit WaveCel

Relacionado

Já chegou ao mercado o novo capacete Bontrager Circuit WaveCel

TESTE capacete Bontrager Quantum MIPS

Relacionado

TESTE capacete Bontrager Quantum MIPS

Os melhores videos