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Cuidados a ter ao mudar o cabo do desviador traseiro

Ao mudar o cabo do desviador, é preciso ajustá-lo adequadamente. Neste artigo mostramos o que deves e o que não deves fazer.

Ivan Mateos

Cuidados a ter ao mudar o cabo do desviador traseiro
Cuidados a ter ao mudar o cabo do desviador traseiro

Se tiveres de substituir o cabo do desviador e não tens muita experiência em termos de mecânica, tem cuidado, pois há um erro clássico que não deve ser cometido. 

Se antes de mudares o cabo, a passagem das mudanças ocorre sem problemas, não toques nos parafusos com cabeça de estrela marcados com as letras L e H. A função destes parafusos (são três) é posicionar o desviador na linha da cassete, e este ajuste só é feito uma única vez, no ajuste inicial. Se só vais substituir o cabo, não deves tocar nestes parafusos, salvo se existir alguma desafinação prévia, ou seja, se - por exemplo - a corrente saltar em direção à roda ou ao quadro. 

Além disso, um ponto crítico nos desviadores da marca SRAM é a correta colocação do cabo: se não o guiares corretamente, não o vais conseguir ajustar. O cabo deve ficar como se vê na imagem de abertura deste artigo, passando pelo canal interior, ficando alojado no parafuso. Lembra-te de que deves fixar o cabo com o manípulo engrenado na posição do carreto pequeno. O último passo consiste em ajustar, através do tensor do manípulo, a passagem das mudanças. Isto é o chamado "microajuste", pois vai ajustar milimetricamente a posição, assegurando que as mudanças passam perfeitamente. 

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