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MECÂNICA: manutenção e ajuste da folga dos pedais Shimano

Os pedais Shimano PD-M520 são os reis dos pedais automáticos. Herdeiros dos primogénitos PD-M525, que chegaram ao mercado em 1992 (há 30 anos) ainda adotam o sistema de eixo com rolamentos ajustáveis. 

Iván Mateos / Fotos: Cesar Cabrera

Manutenção e ajuste da folga dos pedais Shimano
Manutenção e ajuste da folga dos pedais Shimano

Como já deves ter percebido, a durabilidade de um componente, qualquer que seja, passa por uma exaustiva e periódica manutenção. Os pedais automáticos podem durar uma eternidade, mas é necessário fazer uma manutenção periódica, como a lubrificação externa, interna e correção de uma eventual folga. 

Estes pedais Shimano com eixo tipo cartucho possuem rolamentos selados. Para eliminar a folga, usamos o mesmo método adotado nos cubos. Há mais marcas no mercado que usam rolamentos ajustáveis, mas são muito poucas. A maioria usa um rolamento selado sem ajuste na extremidade do eixo, com um casquilho de fricção perto do cranque. Nos pedais deste tipo, a lubrificação frequente é crucial para não desgastar o casquilho. A mínima presença de folga indica que a massa lubrificante saiu (por lavagem) e convém ser reposta, dado que essa mesma massa ocupa um espaço entre o eixo e o casquilho, corrigindo a folga. Neste artigo explicamos como se faz.

FERRAMENTAS

É óbvio que para lavar e lubrificar é necessário um pano ou papel e massa consistente, mas também estas ferramentas:

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  1. Chave de soquete. Em função do modelo de pedal podes precisar de uma medida ou de outra.
  2. Chaves de bocas em diferentes medidas. Neste caso e para estes pedais Shimano utilizámos a 7, 10, 11 e 15 mm.
  3. Alicate de pontas. Necessário para os pedais Time. Em outros pedais pode ser necessária uma chave Allen.
  4. Extrator Shimano. Indispensável para poder extrair o eixo de alguns dos pedais da Shimano.

PASSO A PASSO

PASSO 1: Utiliza o extrator Shimano para desapertar a peça em plástico (com rosca) que fixa o eixo. 

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PASSO 2: Após retirar o pedal do eixo, os rolamentos ficam à vista. Aproveita para limpar e lubrificar, desapertando a porca que fixa o cone. 

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PASSO 3: O cone, que serve de base para os rolamentos, sai à mão. Tem cuidado, evitando perder as esferas que estão no interior. Verifica se está tudo em condições. 

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PASSO 4: O corpo do pedal está apoiado neste cilindro. É nas extremidades que estão os rolamentos. Separa-o com cuidado do eixo. 

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PASSO 5: Coloca todas as esferas num papel e limpa-as bem. Cada fileira contém 12 esferas. 

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PASSO 6: Limpa também o eixo, casquilho, cones e a peça em plástico que fixa o eixo. Se verificares que a superfície onde as esferas estão alojadas está em mau estado, terá de ser substituída. 

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PASSO 7: Depois de limpar, começa a montar as peças pela ordem correta. Aplica um pouco de massa para rolamentos e insere a primeira fileira de esferas. Podes usar um zip tie cheio de massa para ajudar neste processo. 

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PASSO 8: Introduz o casquilho e certifica-te de que a fileira de esferas inferior fica bem apoiada. Depois lubrifica a parte superior e coloca as restantes esferas. 

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PASSO 9: Coloca e aperta o cone. O cone deve eliminar a folga entre o casquilho e o eixo. 

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PASSO 10: Coloca massa externamente no eixo e na fixação em plástico. Como o extrator da Shimano é de plástico, não apertes com força. Confirma se o pedal roda corretamente. 

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