As pinças dos travões de disco hidráulicos precisam de manutenção regular. Se a potência dos teus travões diminuiu ou as pastilhas se desgastam de forma irregular, por vezes a única solução é mudar os retentores e os pistões.
Lukas Hoffmann // FOTOS: Agron Beqiri
Manutenção dos pistões de travão
Quando um dos travões perde potência, muitos pensam em comprar de imediato uns travões novos. Mas nem sempre isso é necessário, dado que nos travões modernos é possível substituir várias peças, não sendo necessário comprar um kit completo. Um dos problemas mais comuns ocorre nos pistões, que ficam presos devido a sujidade, corrosão ou retentores desgastados. Sobretudo nos travões de quatro pistões, após alguns anos de utilização, é frequente os pistões atuarem de forma pouco uniforme. Isto provoca um desgaste desigual das pastilhas, mas também pode reduzir consideravelmente o rendimento da travagem.
Se fizeres uma manutenção frequente, irás prolongar a vida útil dos teus travões
Por vezes, os pistões partem-se, caso empurremos as pastilhas de modo incorreto com uma ferramenta metálica. Os pistões de cerâmica são muito sensíveis e podem ficar gretados ou apresentar fissuras. Por isso, recomendamos mudar os pistões e/ou os retentores, algo que é muito mais barato do que comprar um travão novo. Neste artigo mostramos detalhadamente como substituir os pistões numa pinça de travão formada por duas peças. Também é possível fazer isto numa pinça fabricada numa só peça, mas requer mais trabalho. O importante é fazer este procedimento com cuidado e manter a limpeza, dado que se trata de um componente crucial para a segurança. Depois de realizar esta tarefa, deves comprovar o ponto de pressão e certifica-te de que não há fugas de óleo. E antes de ires para os trilhos, experimenta os travões num ambiente controlado.
FERRAMENTAS
Chaves Allen
Chaves de bocas de 7 e 8 mm
Chave Philips
Pistola de ar comprimido (se for necessário)
Produto de limpeza de travões
Panos limpos
Óleo mineral ou líquido de travões DOT
Alicates
Bloco de sangramento
Kit de sangramento
Luvas
Óculos de proteção
PASSO A PASSO
1+2. RETIRA AS PASTILHAS DE TRAVÃO
Primeiro observa como estão fixadas as pastilhas. Em alguns modelos estão presas com um parafuso ou veio. No nosso caso, estão fixas com um passador. Basta usar um alicate e puxar o passador. Depois podemos extrair as pastilhas à mão.
3. EXTRAI OS PISTÕES
Agora podes bombear os pistões até ficarem expostos. Para tal, carrega com cuidado na manete de travão respetiva até que fiquem visíveis. Para evitar que saiam totalmente, coloca um objeto entre os pistões, como uma chave de bocas. Os últimos milímetros devem ser extraídos à mão. Ver passo 7.
4. DESMONTA A MANGUEIRA DE TRAVÃO
É necessário desmontar a mangueira de travão, o que significa que terás de sangrar os travões. Se não te sentes à vontade para fazer esta tarefa, podes experimentar limpar os pistões e empurrá-los para trás. Por vezes, isto é suficiente para que o travão volte a funcionar. Mas se queres seguir o passo que estávamos a explicar, continua a ler. É mais fácil soltar a mangueira do travão se a pinça permanecer fixada ao quadro.
No nosso caso, o parafuso que prende a mangueira ao sistema de travagem pode ser desapertado facilmente com uma chave de 8 mm no sentido antihorário. Depois de retirar o parafuso, basta puxar a mangueira para fora.
5 + 6. ABRE A PINÇA DE TRAVÃO
Há dois tipos de pinças de travão: as fabricadas numa só peça, que estão fundidas num só bloco e não podem ser abertas, e as pinças de duas peças unidas por parafusos. Neste artigo mostramos como fazer a manutenção num modelo de duas peças. Desaperta os dois parafusos Torx T27 que unem as metades da pinça. Depois, separa com cuidado as duas metades da pinça para aceder aos pistões.
7. EXTRAI OS PISTÕES
Retira os pistões com cuidado e manualmente. Normalmente basta um ligeiro movimento de oscilação para que se separem. Evita usar ferramentas para não danificar as superfícies.
8. RETIRA OS RETENTORES
Extrai os retentores do corpo da pinça utilizando uma chave de fendas pequena. Atenção: insere lentamente a chave entre o retentor e a pinça para evitar danos. Manipula com cuidado para não danificar a superfície da pinça.
9. LIMPA A PINÇA DE TRAVÃO
Para um funcionamento correto é essencial limpar a fundo todas as superfícies. Usa um desengordurante e um pano limpo para eliminar sujidade e resíduos. O ideal é usar um compressor de ar comprimido para eliminar até as partículas mais pequenas.
10. PEÇAS NOVAS
Antes de comprar um kit de reparação, primeiro confirma a disponibilidade e a compatibilidade. São raros os casos em que os fabricantes de travões oferecem estes kits diretamente, por isso pesquisa bem. Na internet encontrámos este kit por 21 euros.
11. INSTALA OS RETENTORES
Instala com cuidado os retentores novos na pinça de travão à mão, humedecendo-os com óleo mineral ou líquido DOT para facilitar a montagem e evitar danos. Se os teus travões tiverem pistões de diferentes tamanhos, certifica-te de colocar os retentores do tamanho correto.
12. LUBRIFICA OS PISTÕES
Tal como no passo anterior, lubrifica os pistões com óleo mineral (ou líquido DOT) para facilitar a montagem. Usa sempre luvas quando mexeres em líquido de travões para evitar o contato com a pele. No nosso caso usámos óelo mineral. Se o teu travão usa líquido DOT, é essencial que uses luvas porque o DOT é corrosivo.
13. INSERE OS PISTÕES
Agora insere à mão os pistões. Nota que em muitos travões os pistões têm diferentes diâmetros.
14. LIMPEZA E COMPRESSÃO
Agora já podes pressionar completamente os pistões até à pinça e limpar novamente a pinça aberta com um pano limpo.
15 + 16. REINSTALAÇÃO.
Após os pistões e os retentores estarem corretamente instalados, podes voltar a instalar a pinça de travão. Certifica-te de que todas as peças estão limpas e em bom estado. Depois aperta os parafusos com um binário de 8 Nm para garantir uma fixação segura e fiável.
17. MONTAGEM FINAL
Volta a instalar a pinça de travão na forqueta ou no quadro, incluindo os adaptadores e espaçadores correspondentes. Depois, reinstala a mangueira de travão na pinça. O ideal é aplicar um binário de aperto entre 5 e 7 Nm. Se não possuis uma chave dinamométrica, aperta o parafuso manualmente com firmeza, mas sem forçar.
SANGRAR OS TRAVÕES
18. COLOCAR O ESPAÇADOR
Agora coloca um dos blocos de sangramento entre os pistões. Isto também serve para verificar se os pistões estão corretamente instalados e centrados na pinça.
19. INSTALA O FUNIL
Utiliza um kit de sangramento adequado - no nosso caso, o kit original da Shimano inclui um funil para a manete de travão -. Primeiro, retira o parafuso de sangramento da manete e coloca o funil de modo a que fique bem seguro e estático.
20. INSTALA A SERINGA
Na parte inferior da pinça de travão coloca uma seringa cheia com aproximadamente um terço (ou um pouco mais) de óleo mineral. A válvula de sangramento do travão Shimano permite fixar primeiro a seringa e depois abrir a valvula com uma chave de 7 ou 8 mm.
21. PURGA O SISTEMA
Enche o funil (vê a imagem 19) com um pouco de óleo e abre a válvula na parte inferior da pinça. Pressiona lentamente o óleo a partir da seringa (ou seja, carrega no plástico da seringa, o que fará com que seja feita pressão para o óleo sair no funil). Se aparecerem bolhas de ar no funil, significa que ainda há ar no sistema, por isso continua a pressionar até que saia somente óleo sem bolhas.
22. FECHA O SISTEMA
Quando verificares que não saiem bolhas de ar, o travão está sangrado. Tapa o funil com a tampa, fecha a válvula de sangramento, retira a seringa com cuidado e desaperta o funil. Depois volta a colocar o parafuso de aperto na manete de travão.
23. INSTALA AS PASTILHAS
Limpa muito bem a pinça de travão e coloca as pastilhas de travão (o ideal é que sejam novas). Depois, insere o passador de segurança e fixa-o com um dos alicates.
24. MONTA A RODA E VERIFICA SE FICOU TUDO BEM
Por último, instala a roda, alinha a pinça de travão e aperta os parafusos. Aciona a manete de travão várias vezes até que as pastilhas entrem em contato com o disco.
LIMPA OS PISTÕES
Muitas vezes, basta retirar os pistões e limpá-los muito bem. Coloca uma chave entre os pistões e aciona a manete de travão até que saiam o máximo possível. Agora já os podes limpar com desengordurante de travões. Depois aplica um pouco de óleo mineral (ou DOT) nos pistões para os lubrificar. Depois, empurra-os novamente para dentro da pinça utilizando um dos blocos de sangramento. Repete este processo várias vezes.
AR COMPRIMIDO
Se os pistões não saírem à mão depois de retirar a mangueira de travão, podes recorrer à ajuda do ar comprimido. Coloca a pistola de ar na abertura da mangueira de travão e sopra ar com cautela. Verás que os pistões presos sairão com facilidade. Convém colocar um pano ou a mão à frente dos pistões para evitar que saiam disparados.
AJUDA PARA O SANGRAMENTO
Durante o sangramento, convém acionar a manete de travão várias vezes, umas mais rápido e outras mais lentamente, para libertar o ar preso. Também ajuda bater suavemente na mangueira do travão com um objeto, principalmente nas curvas da mangueira para libertar alguma bolha mais presa. Isto vai fazer com que as bolhas de ar subam mais rapidamente e se acumulem no funil. Convém ter uma boa dose de paciência, dado que por vezes as bolhas demoram vários minutos a sair.