Tudo indica que a breve prazo todas as transmissões serão eletrónicas, tal como atualmente todas as bicicletas modernas já incluem travões de disco. Um desviador mecânico tem a vantagem de ser barato e requerer pouca manutenção, mas é mais difícil de afinar e a sua precisão depende mais da limpeza, da lubrificação e da utilização.
Se, por exemplo, compraste uma bicicleta equipada com desviador SRAM 70 ou 90, podes substituí-lo por um eletrónico em poucos minutos, mantendo a mesma corrente, cremalheira, cassete e parte do desviador mecânico. Como? Usando o kit de atualização GX T-Type AXS. Só serve para as transmissões SRAM 70 e 90 e custa 650€. Basicamente terás de instalar as roldanas e as polias do desviador mecânico no corpo do desviador GX AXS além, claro, de substituir o manípulo.
FERRAMENTAS

PASSO A PASSO
PASSO 1> Vamos começar pelo desviador, empurrando a caixa das polias para a frente e bloqueando-a nessa posição com o botão Cage Lock.

PASSO 2> O passo seguinte consiste em abrir a corrente pelo elo rápido Power Link utilizando o alicate especial.
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PASSO 3> Agora extrai o eixo passante da roda traseira para poderes retirar a roda. Assim terás mais espaço para trabalhar.

PASSO 4> Retira o cabo e a espiral do desviador. Se a tua bicicleta é elétrica, é provável que tenhas de retirar a bateria para poder extrair a espiral na totalidade.

PASSO 5> Retira também o manípulo de mudanças e o punho. Se tens punhos Lock-On tens de desapertar com a chave allen de 3.5 mm.

PASSO 6> Agora já podes instalar o manípulo eletrónico Sram Pod. Tem um design particular com um parafuso que fixa a posição no guiador e o ângulo dos botões.

PASSO 7> Agora volta ao desviador. Retira-o da fixação usando uma chave allen de 8 mm.

PASSO 8> Agarra o desviador com as mãos e extrai a placa interior, para que depois a possas colocar no novo desviador.

PASSO 9> Com uma chave de fendas, levanta com muito cuidado o botão de bloqueio para o extrair do corpo do desviador mecânico.

PASSO 10> A caixa das polias e roldanas está aparafusada ao corpo do deviador. Terás de desapertar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

PASSO 11> Agora aperta a caixa das polias no novo desviador eletrónico, rodando no sentido oposto ao passo anterior.

PASSO 12> Mantém a caixa das polias adiantada e reintroduz o botão Cage Lock no corpo do desviador.

PASSO 13> Coloca a placa metálica do passo 7 no novo corpo do desviador.

PASSO 14> Monta o desviador no quadro. Quando o estiveres a fixar, usa uma chave dinamométrica. Por enquanto, não apertes tudo.

PASSO 15> Ao instalar a corrente, lembra-te de que a seta do elo rápido tem de coincidir com a rotação natural da corrente.

PASSO 16> Coloca a bateria e segue os passos indicados no site da SRAM para posicionar o desviador, emparelhar com o manípulo e regular.











