As transmissões eletrónicas vieram mudar o paradigma das bicicletas de estrada, tornando-as mais modernas, menos ruidosas e menos suscetíveis a desafinações, o que diminui o desgaste geral. Além disso, é necessário muito menos pressão na manete para a comutação, especialmente no caso da passagem de mudança no desviador frontal.

Neste artigo mostramos como montar, passo a passo, uma transmissão eletrónica sem fios SRAM Force eTap AXS numa Trek Madone que tinha uma transmissão mecânica Shimano Ultegra.

NOTAS A RETER
Esta Trek tinha montada uma transmissão mecânica Shimano Ultegra e como foi instalado um grupo da marca rival SRAM, tivemos de solicitar outras rodas, com um cepo próprio (embora só tivessem chegado posteriormente). Também foi necessário substituir o bloco pedaleiro, pois o de origem não era compatível. Sempre que fizeres um upgrade, antes verifica a compatibilidade de todos os componentes para evitar problemas.

FERRAMENTAS
- Chave de bocas. Para retirar os pedais, auxiliar a extrair o bloco pedaleiro e apertar o encaixe da mangueira nas manetes.
- Chaves sextavada. Para desmontar os cranques, os desviadores e outros componentes.
- Extrator de corrente. Para a corrente, obviamente.
- Extrator. Serve para extrair o bloco pedaleiro.
- Alicate. Para cortar os cabos.
- Guia de cabos com íman. Ajuda a encaminhar os cabos no interior do quadro e forqueta.
- Chave Torx T25. Será necessária para um ou dois apertos.
- Chave de discos estriada. Para retirar os discos antigos.
- Chave de prensa. Para colocar os rolamentos e apertá-los.
- Chave de chicote. Para colocar/retirar a cassete.
- Martelo. Para ajudar a introduzir o batente na mangueira nova, mas não é essencial.
- Chave de corte. É específica para cortar as mangueiras.

PASSO A PASSO
1º PASSO: Desinstala os pedais e aproveita para verificar o estado da rosca e para lubrificá-la. Depois desaperta o cranque do lado esquerdo com uma chave sextavada de 5 mm.

2º PASSO: Agora liberta o mesmo cranque com uma chave de rosca (no centro do cranque). Faz o mesmo no cranque do lado direito.


3º PASSO: Retira a corrente com o alicate de correntes ou com um extrator e coloca-a num sítio com um pedaço de pano ou papel por baixo, pois contém óleo ou cera.

4º PASSO: Retira tanto a roda dianteira como a roda traseira e coloca-as num sítio que não prejudique os teus movimentos. Não queres pisar as rodas por descuido, certo?

5º PASSO: Corta o cabo do desviador traseiro e retira-o com uma chave sextavada.


6º PASSO: Faz exatamente o mesmo no desviador dianteiro.


7º PASSO: Agora retira o bloco pedaleiro com um extrator de pedaleiro e com uma chave de bocas de 13 e de 7 mm.



8º PASSO: Do lado oposto, faz o mesmo com as mesmas chaves.

9º PASSO: Puxa os cabos das mudanças através da zona inferior do eixo pedaleiro. Usa luvas, pois provavelmente os cabos ainda têm teflon e estarão escorregadios.

10º PASSO: Agora, terás de puxar os cabos e retirá-los, mas a partir das manetes de mudanças. Para tal, puxa a borracha do repousa mãos para trás de modo a facilitar o acesso.

11º PASSO: Aproveita esta oportunidade para substituir as fitas. Basta retirar a fita cola da extremidade e começar a desenrolar.

12º PASSO: Desaperta as manetes mecânicas usando uma chave de bocas de 8 mm e uma chave allen de 5 mm. Tens também de desacoplar o sistema hidráulico.


13º PASSO: Com um alicate, corta a mangueira de travão hidráulico na parte superior, junto à oliva. Faz o mesmo no lado oposto.


14º PASSO: Pega na guia de cabos que tem o íman e enrosca na mangueira (como se vê na imagem).

15º PASSO: Não te esqueças de retirar a tampa do avanço que dá acesso às mangueiras e às espirais. Para tal, usa uma chave allen de 4 mm.

16º PASSO: Desmonta o guiador e depois puxa a mangueira e as espirais para fora.


17º PASSO: Agora, retira a bomba de travão traseira com uma chave allen de 4 mm. Puxa a mangueira que está ligada à bomba, mas com cuidado. Faz o mesmo na bomba dianteira. Agora já podemos desatarrachar o fio com o íman da mangueira.



18º PASSO: Agora começa a montagem propriamente dita do novo grupo da SRAM. Retira da mangueira maior o bicone que vem de origem e enrosca a guia.


19º PASSO: A partir da escora traseira, enfia a mangueira o máximo que conseguires.




20º PASSO: Agora, com um íman puxa a mangueira até à entrada do guiador. Faz o mesmo processo no travão da frente.

21º PASSO: Volta a montar a tampa no guiador.

22º PASSO: Aperta os parafusos de fixação da bomba de travão à forqueta e à escora traseira.


23º PASSO: Agora vamos proceder à montagem das novas manetes SRAM. Devem estar alinhadas, niveladas e direitas. Usa uma chave allen de 5 mm para o aperto da abraçadeira.

24º PASSO: Podes ver as marcas das manetes antigas e usá-las como "guia" na montagem das novas.

25º PASSO: Não te esqueças de que deves cortar a mangueira à medida ideal. Usa uma ferramenta adequada para o corte.


26º PASSO: Agora, coloca a porca de aperto (peça preta).


27º PASSO: Depois, insere o bicone na extremidade da mangueira e posteriormente a oliva (peça vermelha) e faz o mesmo processo no outro travão.



28º PASSO: Agora colocamos a peça vermelha (na imagem) nessa mesma extremidade da mangueira. Depois, encaixa na manete e aperta com uma chave.





29º PASSO: Retira a peça de plástico que separa as pastilhas do bombito e instala a roda para ver se tudo ficou bem montado.

30º PASSO: Faz o mesmo na parte frontal. Se necessário, reajusta a posição da bomba de travão.

31º PASSO: No nosso caso, trocámos de rodas e de discos. Estas ficam de reserva e vão levar uns discos novos. Para retirar os discos é preciso uma chave estriada.

32º PASSO: Na montagem dos discos novos, vamos aplicar um torque de 40Nm.

33º PASSO: Monta o desviador traseiro com a chave allen de 5 mm.

34º PASSO: Para montar o desviador dianteiro é preciso colocar uma cunha específica de modo que fique direito e com o ângulo certo. Na embalagem são oferecidas algumas cunhas.




35º PASSO: Monta o eixo novo (no nosso caso como passámos de Shimano para SRAM foi necessário). Limpa primeiro bem, lubrifica e só depois é que deves instalar o novo kit.



36º PASSO: Os rolamentos devem ser encaixados à mão com cuidado.

37º PASSO: Agora usamos a chave de prensa de rolamentos para que o sistema fique bem justo e sem folgas.



38º PASSO: Chegou a vez de instalar os cranques, mas primeiro também devemos lubrificá-los. Instala primeiro o direito e só depois o esquerdo. Usa a chave sextavada de 8 mm para o aperto.






39º PASSO: Coloca as baterias nos desviadores e carrega no botão do desviador traseiro e depois na manete correspondente. Faz o mesmo no desviador dianteiro. Se ficar a piscar com cor verde está a emparelhar, portanto basta clicar no botão da manete para comutar todas as mudanças.



40º PASSO: No nosso caso montámos a cassete nova numas rodas Zipp. Basta inserir no cepo e apertar com a chave de chicote. Na imagem vemos a desmontagem da cassete que estava nas rodas Bontrager originais.


41º PASSO: Para montar a corrente é necessário seguir estes passos: entra pela zona das roldanas do desviador e só depois sobe pela cassete (carreto pequeno) em direção à pedaleira pequena.


42º PASSO: Se a corrente for demasiado grande, corta o excesso.



43º PASSO: Confirma se os desviadores estão bem alinhados e se necessário ajusta. Depois coloca as fitas novas, começando sempre pela extremidade do guiador e depois instala os pedais.

44º PASSO: Confirma se as bombas estão bem instaladas e com pressão. Aproveita também para confirmar se as mudanças estão a entrar corretamente. Não te esqueças de carregar bem as duas baterias antes de ires pedalar.

AGRADECIMENTO
Este artigo não teria sido possível sem o contributo de Luis Queirós, dono da loja Saltar Trilhos em Valejas. Façam uma visita, pois para além de ser um espaço agradável, o Luis é um grande comunicador e um excelente mecânico.