A manutenção regular das rodas é essencial. Um pequeno desvio lateral ou uma racha no aro de carbono pode converter-se rapidamente num problema sério. Além disso, a maior parte das rodas atuais já levam líquido selante nos pneus, o qual deve ser renovado regularmente (cada seis meses, dependendo da marca, ou 2.000 km de utilização). Neste artigo mostramos-te como fazer a manutenção, passo a passo e com linguagem muito acessível.
FERRAMENTAS:
Para levar a cabo as seguintes tarefas, precisas de:
- Líquido selante tubeless
- Fita para rodas tubeless
- Válvulas tubeless
- Zipties
- Chave de ajuste
- Alicates de corte
- Desmontas
- Paquímetro
- Seringa para introduzir o líquido, se for necesário, bomba de pé ou compressor, manómetro para medir a pressão de ar
- Chave de corrente
- Extrator de cassete
- Chave de raios
PASSO A PASSO
PASSO 1: COMPROVA SE A RODA ESTÁ CENTRADA. Antes de desmontar a roda, verifica se está centrada. Coloca um ziptie na escora do quadro (ou na forqueta da roda dianteira). Corta o ziptie de forma a que a sua extremidade fique o mais perto possível do aro da roda.
PASSO 2: Gira a roda e observa se há zonas deformadas. Se houver, podes corrigir com uma chave para raios. Deves apertar o nipple abaixo da zona onde o ziptie tocou no aro. Deves apertar nos dois lados, para certificar que o alinhamento fica bem feito. No fundo, é um "jogo de paciência".
PASSO 3: DESMONTAR A RODA. Para inspecionar a roda com maior detalhe, tens de a desmontar. Primeiro, coloca a mudança no carreto mais pequeno e, nos sistemas Shimano, desativa o sistema que gere a estabilidade do desviador. Se o teu desviador for SRAM, bloqueia o sistema. Isto vai facilitar o processo. Agora já podes desapertar o eixo passante (poderás precisar de uma chave Allen ou Torx) e retirar a roda. NOTA: não pressiones a manete de travão com a roda desmontada.
PASSO 4: TIRA O AR. Se precisas de reparar algum dano no aro, centrar a roda ou convertê-la ao sistema tubeless, primeiro tens de retirar o pneu. Para tal, retira o ar.
PASSO 5: RETIRA O PNEU. Usa dois desmontas e retira-o. Insere um com cuidado debaixo de uma das laterais do pneu e pressiona-o para fora. Com o segundo desmonta, desliza-o ao longo da lateral do pneu até que saia na totalidade.
PASSO 6: LIMPA O LÍQUIDO TUBELESS ANTIGO. Usa um pano velho para absorver o líquido velho. Se tiver restos colados ao pneu, podes usar produtos especiais como o Muc-Off Glue Remover. No entanto, recomendamos tentar primeiro com água e detergente.
PASSO 7: LIMPA A RODA. Limpa bem o aro, incluindo as laterais e retira qualquer resíduo de líquido ou sujidade.
PASSO 8: CONFERE SE EXISTEM DANOS VISÍVEIS NO ARO. Após limpares bem a roda, realiza uma inspeção visual minuciosa, sobretudo se tens aros de carbono. Os aros de alumínio também estão suscetíveis a danos visíveis.
PASSO 9: REPARA O TEU ARO EM ALUMÍNIO. Os riscos nos aros em alumínio costumam ser inofensivos. No entanto, uma pancada mais forte pode causar deformações nas laterais. Usa uma chave de ajuste para endireitar o aro (nas rodas em carbono isto não é possível). O alumínio é um material relativamente macio, mas requer cuidado porque a lateral mais fina pode partir. CONSELHO: coloca um pano entre a chave e o aro para evitar riscar essa área.
PASSO 10: RETIRA A CASSETE. Para inspecionar o cubo, o cepo e os raios junto a essa área, é preciso retirar a cassete com uma chave de corrente e um extrator próprio.
PASSO 11: ANALISA OS RAIOS. Inspeciona os raios e procura danos. Além disso, verifica a tensão. Para comprovar, pressiona com os dedos (a tensão deve ser uniforme).
- Importante: na roda traseira, os raios do lado da transmissão têm mais tensão do que os do lado oposto.
- Na roda dianteira, a tensão é maior no lado do travão de disco.
- Atenção: Os raios das rodas novas podem desapertar-se ligeiramente depois de um breve período de uso.
PASSO 12: VERIFICA SE HÁ FOLGA NOS CUBOS. Comprova se o cepo ou o eixo do cubo têm folga. Esta folga pode ser percetível, mesmo que a roda esteja montada na bicicleta. Se detetares movimento será necessário usar ferramentas específicas e substituir os rolamentos. Neste caso, o melhor é pedires a um mecânico certificado.
PASSO 13: LUBRIFICA O CEPO DA CASSETE. Na maioria dos casos, o cepo da cassete pode ser desmontado sem ferramentas. Puxa com força as tampas das extremidades e depois o próprio cepo.
- Dentro do cepo encontrarás rodas dentadas (DT Swiss, por exemplo) ou linguetes. Lubrifica estas partes com massa especial para cepos.
- Conselho de ajuste: Se usares muita massa lubrificante, o ruído do cepo será mais silencioso. Se usares pouca, o ruído será mais audível.
PASSO 14: PREPARA A RODA PARA O SISTEMA TUBELESS. Se a roda estiver em bom estado, podes instalar o sistema tubeless. Primeiro, retira qualquer vestígio de sujidade ou gordura com um spray para travões ou alcool isopropílico (disponível em farmácias).
PASSO 15: COLOCA A FITA TUBELESS. Mede a largura interna do aro para escolher a largura adequada. Cola a fita e certifica-te de que no orifício da válvula há uma ligeira sobreposição. CONSELHO: começa a aplicar a fita três ou quatro raios antes do orifício da válvula.
PASSO 16: PRESSIONA A FITA. Antes a colares totalmente, pressiona-a com o polegar para que se adapte bem ao interior do aro (evitando que fiquem bolhas de ar). Termina com uma sobreposição de três ou quatro raios após o orifício da válvula e corta com uma tesoura.
PASSO 17: INSTALA A VÁLVULA. Faz um pequeno orifício na fita precisamente no buraco da válvula (podes usar uma tesoura). Insere a válvula tubeless e coloca a anilha de borracha (o-ring) bem como a porca. Aperta a porca à mão ou com a ajuda de alicates pequenos.
PASSO 18: MONTA O PNEU. Coloca um lado do pneu no aro (se necessário usa um desmonta). Faz com cuidado, sobretudo em aros de carbono.
PASSO 19: COLOCA LÍQUIDO TUBELESS. Agita bem o líquido selante para distribuir uniformemente as partículas. Adiciona aproximadamente 100 a 120 ml dentro do pneu.
PASSO 20: ENCAIXA O OUTRO LADO DO PNEU. Coloca com cuidado o outro lado do pneu no aro. Começa na zona do orifício da válvula e avança pelas laterais até fechar totalmente. Isto evita que o líquido selante seja derramado.
PASSO 21: USA UMA SERINGA. Como alternativa, podes adicionar líquido selante através da válvula. Para tal, deves ter o pneu completamente encaixado na roda. Agora, retira a cabeça da válvula com a ferramenta específica (incluída em muitos kits tubeless) e com uma seringa, introduz o líquido.
PASSO 22: ENCHE O PNEU. Depois de inserires o líquido e de colocares a tampa da válvula, roda o aro para distribuir o líquido selante pelo interior do pneu. Depois, utiliza um Turbo Booster ou um compressor para encher rapidamente o pneu até que este assente corretamente no interior do aro.
PASSO 23: Verifica se a linha que faz de guia lateral do pneu está visível e uniforme em toda a roda. Depois liberta o excesso de pressão e ajusta ao teu gosto pessoal.
PASSO 24: INSTALA A CASSETE. Coloca novamente a cassete na roda traseira. Certifica-te, especialmente em sistemas Shimano, de que todos os carretos e anilhas estão na ordem correta. Aperta a cassete com a ferramenta correspondente e aperta-a com o binário recomendado.
PASSO 25: MONTA A RODA. Finalmente vais poder voltar a montar a roda no seu devido lugar. Ajusta o eixo passante com o aperto (binário) adequado. Verifica se tanto a transmissão como os travões funcionam corretamente antes de ires pedalar.