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MECÂNICA: Como eliminar a folga na direção

A parte dianteira da tua bicicleta abana por todos os lados quando estás numa descida com pedras? Ouves ruídos estranhos oriundos da parte da frente da bicicleta? Provavelmente o problema é uma folga na direção e terás de o corrigir. Segue os nossos passos e verás que ficará resolvido. 

Iván Mateos // Fotos: César Cabrera

Como eliminar a folga na direção
Como eliminar a folga na direção

Eliminar a folga na direção é um processo simples que podes fazer em casa, dado que não requer ferramentas demasiado específicas nem conhecimentos técnicos avançados de mecânica. No fundo, o objetivo é comprimir o kit de direção para eliminar a folga existente. 

FERRAMENTAS:

HERRAMIENTAS

  1. Chaves Allen ou Torx: Depende do avanço que tiveres instalado na tua bicicleta.  
  2. Chave dinamométrica: Serve para apertar com o binário indicado pelo fabricante. Neste caso, usámos uma ferramenta muito simples que está à venda em várias lojas (esta é da Bontrager) e que vem ajustada de fábrica com um binário de 5Nm, ou seja, o standard usado no aperto dos parafusos do guiador. 

 

PASSO A PASSO:

PASSO 1: Coloca os dedos entre a direção e o quadro e mexe a bicicleta para a frente e para trás, travando ao mesmo tempo (travão dianteiro) para verificar a folga. 

PASO 1

PASSO 2: Nota que a folga pode vir de outros pontos. Verifica também se as bainhas e as barras da suspensão estão em bom estado. 

PASO 2

PASSO 3: Verifica também se o eixo da roda dianteira está bem apertado. Nota que também pode haver uma folga nos rolamentos do cubo da frente. 

PASO 3

PASSO 4: Comprova também os rolamentos do sistema de amortecimento traseiro. Puxa o espigão de selim para cima e para os lados para verificar. 

PASO 4

PASSO 5: Aproveita para comprovar se os pistões estão bem apertados. Por vezes, pensamos que a direção está com folga, mas na verdade o problema é dos pistões. Reaperta os parafusos, se for o caso.  

PASO 5

PASSO 6: Agora finalmente vamos eliminar a folga na direção. Neste caso, o avanço desta Scott tem uma tampa que oculta os parafusos de fixação. Temos de a retirar para aceder aos mesmos. 

PASO 6

PASSO 7: Retira o parafuso superior, porque vai ser necessário comprovar se existe margem de ajuste. 

PASO 7

PASSO 8: Levanta a tampa da direção. Para ter margem de ajuste, o tubo da suspensão deve estar cerca de 3 a 4 cm abaixo da extremidade superior do avanço. 

PASO 8

PASSO 9: Volta a colocar a tampa, mas não apertes o parafuso superior. Agora, desaperta os parafusos laterais de fixação do avanço. 

PASO 9

PASSO 10: Aperta o parafuso superior 1/4 de volta de cada vez e vai comprovando o estado da folga. 

PASO 10

PASSO 11: Verifica a folga e se a mesma continuar, reaperta o parafuso superior. 

PASO 11

PASSO 12: Quando sentires que já não tem mais folga, aperta um pouco o primeiro parafuso lateral. 

PASO 12

PASSO 13: Aperta os parafusos pouco a pouco e de modo alternado, para não danificar o avanço. 

PASO 13

PASSO 14: O aperto máximo está indicado no próprio avanço. Habitualmente é de 5 Nm. 

PASO 14

PASSO 15: Depois de ajustares tudo, ficaste com a direção torta? É normal quando se faz o alinhamento "a olho".

PASO 15

PASSO 16: Para fazer o alinhamento, apoia o pau de uma vassoura ou esfregona nas barras da suspensão para teres um ponto de referência. 

PASO 16

 

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