Como é que se aplica no caso do BTT a teoria das diferentes camadas?

Tens dúvidas acerca da melhor forma de te vestires quando vais fazer BTT? Não encontras a combinação ideal, pois ora passas frio, ora ficas "assado" com o calor?
Carlos Pinto
Como é que se aplica no caso do BTT a teoria das diferentes camadas?
Como é que se aplica no caso do BTT a teoria das diferentes camadas?

Este é um tema muito delicado pois cada organismo comporta-se de maneira diferente perante o frio e o calor, além de que cada zona tem características sui géneris (vento, temperatura, etc). Contudo, em regra todos nós nos devemos vestir com três camadas:

1ª CAMADA: EM CONTATO COM A PELE

Deve ser num tipo de tecido mais justo, com capacidade para expulsar a humidade para o exterior e manter a pele seca. Este tipo de camisolas interiores também existe com tecido térmico, embora esta não deva ser a sua função.

2ª CAMADA: TÉRMICA

Deve ser feita num material capaz de manter a temperatura e, se possível, respirável, para ajudar a transferir a humidade para o exterior.

3ª CAMADA: ISOLANTE

Esta peça de vestuário visa criar uma barreira que impeça que o vento penetre na nossa pele.

Muitas das peças atuais combinam as camadas 2 e 3. Têm tecidos do tipo membrana que nos isolam dos elementos externos, com laminados internos que possuem material térmico. Com este tipo de casacos basta utilizar uma camisola técnica específica como primeira camada. Por exemplo, na imagem de abertura deste artigo mostramos uma camisola interior Mavic ColdRide, desenhada para evacuar rapidamente a humidade (tecnologia 37.5) em temperaturas externas entre 0º e 15ºC, combinada com um casaco Mavic Cosmic Pro Wind, que tem uma membrana fina na parte frontal do peito e braços, com o resto do tecido respirável. Para temperaturas mais frias a escolha deve ser um casaco com mais percentagem de tecido tipo membrana e térmico no interior.

Em qualquer caso, não nos devemos esquecer que a capacidade isolante e térmica é inversamente proporcional à respirante, portanto aconselhamos - caso não queiras suar em excesso nas subidas - retirar essa peça e voltar a vesti-la antes de iniciarmos a descida.