Aprende a extrair os rolamentos DUB

Se a tua bicicleta tem rolamentos do pedaleiro Sram DUB, e está na altura de trocá-los porque fazem ruídos, ou simplesmente porque queres fazer uma limpeza, é necessária alguma ferramenta específica? Neste artigo explicamos.
Ivan Mateos -
Aprende a extrair os rolamentos DUB
Aprende a extrair os rolamentos DUB

O DUB é um sistema relativamente recente e, por enquanto, pouco estandartizado, por isso não é fácil encontrar uma ferramenta como a que procuras para o seu diâmetro exclusivo interior de rolamentos (28,9 mm), embora exista à venda, por exemplo, da marca First (é a que aparece na imagem).

Em todo o caso, sempre que retiras um rolamento, ele fica danificado, porque o puxas da pista inferior, por isso o melhor é substituí-lo por um novo. Por este motivo, nas lojas costumam retirá-lo com um martelo com cabeça de borracha, dando pequenas pancadas na zona interior em toda a circunferência do rolamento até ele sair na totalidade.

Não é a melhor forma, e é preciso ter muito cuidado para não danificar a caixa do pedaleiro, mas é uma solução. Para colocar um rolamento novo podes utilizar uma prensa para copos de pedaleiro ou de direção, pois ambas servem esse propósito.