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Que tipos de rolamentos existem?

As nossas bicicletas estão repletas de rolamentos, na direção, nos cubos, no pedaleiro, nos pivots do amortecedor... inclusive em algumas manetes de travão. Mas são todos iguais? Não, há vários tipos, cada um deles com os seus prós e contras.

BIKE

Que tipos de rolamentos existem
Que tipos de rolamentos existem
Sabes o que é um rolamento? Sempre que falamos de um ponto de rotação/articulação de uma bicicleta de suspensão total, devemos ter em conta que cada um possui um rolamento que permite a rotação das partes do basculante, tal como acontece nos cranques ou nos cubos, por exemplo. Portanto, um rolamento é uma peça intercalada entre outras para permitir a rotação livre e controlada de outras peças. É composta por uma série de esferas localizadas entre canais que permitem o seu alojamento. 
 
partes de un rodamiento
 

 

TIPOS DE ROLAMENTOS:

 

CASQUILLO DE FRICÇÃO

Como o seu próprio nome indica, funcionam por fricção. Não possuem esferas ou agulhas, baseando-se na rotação de um ciclindro dentro de outro. O interior habitualmente está coberto por uma película deslizante, como o Teflón. As suas vantagens são o baixo peso, o custo de produção e uma elevada rigidez lateral, ao propiciar uma superfície de contato total entre as peças. Por isso, alguns fabricantes usam estes casquilhos para aumentar a rigidez dos basculantes, localizando-os nos pivots. São muito comuns nas suspensões, amortecedores e pedais.

casquillos

ROLAMENTOS RADIAIS

No fundo são um conjunto de esferas encerradas entre dois anéis. É o sistema tradicional. São capazes de suportar cargas verticais e angulares elevadas. Cada esfera entra em contato com as pistas em dois pontos, na parte superior e inferior do seu eixo vertical. A sua vantagem é a rotação muito suave e precisa, além disso os rolamentos mais básicos são baratos. A principal desvantagem é o facto de se danificarem rapidamente perante cargas laterais, além de que costumam aparecer folgas. Costumam ser montados nos pivots, eixo pedaleiro, caixa de direção e cubos.

doble hilera

ROLAMENTOS DE CONTACTO ANGULAR

São rolamentos nos quais o apoio das esferas nas pistas é feito de modo oblíquo ou angular face ao sentido de rotação. Desta forma, suportam melhor as forças laterais, já que os contatos de cada esfera são alinhados com a trajetória das forças. São ideais para colocar onde houver flexões ou cargas laterais, como os cubos, os pivots do amortecedor, direção, etc... Também são muito usados nas bicicletas elétricas. 

angular

ROLAMENTO DE AGULHAS

Similares aos rolamentos, mas em vez de esferas usam agulhas. Enquanto as esferas se apoiam nas pistas num ponto superior e inferior, as agulhas apoiam-se em toda a linha, ao longo da sua superfície. Estes rolamentos suportam cargas de compressão muito superiores, com o mínimo desgaste. No entanto, se aparecem forças laterais o seu desempenho não é tão bom. Este tipo de rolamentos aparece em alguns tipos de pedais e nas suspensões Lefty da Cannondale. 

agujas

ONDE ENCONTRAR OS ROLAMENTOS IDEAIS?

Embora externamente os rolamentos pareçam iguais, não são internamente. Por exemplo, um pode ter menos esferas do que outro, portanto a sua resistência vai ser menor. Se souberes de antemão que rolamentos estão montados na tua bicicleta, terás a vida facilitada e poderás escolher um substituto de qualidade semelhante ou superior. Quando um rolamento precisa de ser substituído (por apresentar folga) deves substituí-lo imediatamente para não causar danos superiores. Se não sabes exatamente quais são as especificações do fabricante da tua bicicleta ou componente, desloca-te a uma loja, sobretudo se forem os rolamentos da direção, que costumam ser muito específicos. Fabricantes como a ISB Sport ou a Enduro Bearings dispõem de uma imensidão de referências em termos de rolamentos para todas as partes da bicicleta, desde os pivôs, passando por eixos do pedaleiro, caixas de direção, etc. 

Rolamentos de aço inoxidável ou cerâmicos? Se tiveres a possibilidade de comprar cerâmicos, as vantagens são enormes. 

Se tens alguns conhecimentos em termos de mecânica e possuis ferramentas adequadas, podes fazer esta substituição em casa. A maioria dos rolamentos são standard e poderás encontrá-los em qualquer loja de bicicletas. A caixa dos rolamentos traz sempre a referência indicando as medidas e o número de série. Caso essa caixa esteja danificada e não estejam legíveis esses dados, podes medir o teu rolamento que queres substituir: anota o diâmetro interno, externo e a espessura. Não te esqueças de que os rolamentos das bicicletas têm de estar sempre selados nos dois lados. 

Mecanica direccion 13

ROLAMENTOS DE AÇO OU CERÂMICOS?

Os rolamentos podem ser de diferentes tipos: aço ou cerâmicos. Os cerâmicos são fabricados num material extremamente denso, o nitreto de silício ou outro semelhante que, comparativamente aos de aço, oferecem resultados incríveis. Segundo a Enduro Bearings, marca que só usa esferas cerâmicas de alta precisão (grau 5 de origem japonesa), este tipo de esferas são 60% mais leves e sete vezes mais duras do que o aço e são menos quebradiças. Resistem ao calor oito vezes mais do que as de aço e não têm comparação quando se trata de resistência à corrosão, nem existe a possibilidade de interferência magnética devido à natureza não ferrosa do material cerâmico. Existem dois tipos de rolamentos cerâmicos, os híbridos, em que apenas as esferas são cerâmicas, e os integrais, onde as pistas ou carris também o são. 

rodamiento ceramico

Se a tua carteira permitir, os cerâmicos são a melhor opção. Mas nota que o custo de um rolamento cerâmico pode ser até cinco vezes superior ao de um normal, mas com vantagens óbvias: 

Manutenção

Os rolamentos habitualmente estão cheios de massa lubrificante e ssão selados com retentores, para que durante toda a sua vida útil não tenha de ser feita manutenção. Mas nota que se fizeres de vez em quando uma manutenção preventiva, durarão muito mais. Como todos sabemos, o maior inimigo da bicicleta é a água pressurizada, por isso evita apontar diretamente para o rolamento. 

Mecánica limpieza MucOff36

Lubrificar externamente um rolamento não serve de muito, é preciso fazê-lo internamente. Nota que nem sempre é necessário extrair o rolamento do seu alojamento. Segue estes passos: 

  1. Levanta o retentor: faz isto com muito cuidado para não danificar a borracha do retentor. Caso isso aconteça, deixará de selar, entrará sujidade ou água e vai ficar deteriorado. 
  2. Limpa a massa existente: utiliza um desengordurante em spray, para que a pressão expulse a massa suja para o exterior.
  3. Seca o rolamento: com pressão de ar, preferencialmente, para eliminar os resíduos de massa. Cuidado com a pressão, evita separar o retentor do lado oposto.
  4. Coloca massa lubrificante: a massa de lítio é a mais adequada (usa luvas neste processo).
  5. Coloca novamente o retentor. Pressiona-o ligeiramente com os dedos para verificar que fica bem colocado. 

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