Dicas e Truques

10 truques caseiros para a tua bicicleta

Neste artigo mostramos alguns dos melhores truques enviados pelos nossos leitores mais engenhosos que no fundo são soluções simples e económicas para problemas que encontramos no quotidiano nas nossas bicicletas.

www.mountainbikes.pt

3 minutos

10 truques caseiros para a tua bicicleta

1. A MISTURA SURPRESA

Com este truque bastante simples, podemos reciclar uma embalagem de pastilhas isotónicas que já não tinha utilidade, e levar no seu interior os frutos secos de que mais gostamos. Se preferirmos, podemos levar pó isotónico para voltar a encher o bidon quando paramos numa fonte. 

2. O AVANÇO DOIS EM UM

Este suporte para telemóvel foi construído de modo artesanal, reciclando um avanço antigo que foi cortado com um ângulo muito preciso de modo a permitir a colocação de uma capa de telemóvel em silicone. Esta capa, que foi comprada numa loja chinesa, está aparafusada e colada ao avanço e posteriormente foi pintada para lhe dar um aspeto mais uniforme. Foi instalada junto ao avanço da bicicleta, substituindo um dos espaçadores da caixa de direção. 

3. O TAPA-DISCOS

Após um corte num pneu Tubeless e a sua posterior reparação, o nosso leitor Fernando teve o azar de terem caído algumas gotas de líquido selante no disco de travão e não deu conta disso antes de chegar a casa. Claro que o disco ficou inutilizado. Desde esse episódio caricato que o Fernando passou a levar um gorro de duche que comprou numa loja de material barato.

4. É MELHOR POR DENTRO!

Este truque serve para levar o aplicador do taco (para reparar tubeless) numa das tampas laterais do guiador. A ideia consiste em usar um aplicador já existente, partir a ponta e introduzir a parte restante dentro da tampa do guiador (se for de alumínio, melhor). A união entre a tampa e o aplicador deve ser feita com cola de boa qualidade. Já existem no mercado sistemas deste tipo, mas a um preço muito superior do que nos custaría esta pequena modificação. 

5. PUNHOS FORA

Utilizando um punho antigo em espuma que já não usava, o nosso leitor cortou à medida exata da botija de Co2. Deste modo, quando usar a botija, não congelará as mãos. 

6. TRANSPORTE INTELIGENTE

Uma boa forma de aproveitar um cubo dianteiro velho, é adaptar um taco de madeira com fita cola e depois fixar estas duas peças com uma abraçadeira metálica à base do assento do automóvel (na parte traseira) ou a uma das alavancas metálicas que servem para prender elásticos de sujeição no porta-bagagens dos monovolumes. Deste modo fica um suporte ideal para transportar a bicicleta no interior do veículo. 

7. SOLUÇÃO ANTI-QUEDAS

Este nosso leitor sofreu uma queda com a sua Orbea Oiz, tendo o quadro sofrido alguns danos consideráveis. A partir desse momento passou a protegê-la reciclando pedaços de câmaras de ar (envolvendo o tubo horizontal) e um punho de silicone. Também usou fita isolante preta, estando agora o quadro devidamente protegido.

8. NÃO TOQUES NO PICO!

O nosso leitor José sofreu um furo na sua roda Tubeless, mas esta não perdia ar enquanto se mantinha em andamento. Caso parasse, aí sim, ela perdia ar. O líquido antifuros não conseguia reparar este furo e a ideia do José foi genial: colocou um pico (de um rosal) untada com cola branca. Deixou secar e depois com um alicate e de modo delicado cortou junto à base do pico, ficando o assunto resolvido. 

9. BRICOLAGE

Nesta foto vê-se claramente o engenho de mais um dos nossos leitores. Nela vê-se um suporte fabricado com uma palete de madeira em bom estado. Bastou colocar umas bases para as rodas traseiras, aparafusar alguns parafusos e limar a zona de contato com os pneus (para evitar furos). O resultado é um suporte para 3 bicicletas que é económico e que foi construído com material reutilizado. 

10. REUTILIZA UM BIDON ANTIGO

Este truque é especialmente dedicado a todos aqueles que usam a bicicleta à noite ou de madrugada. Como alguns de nós utilizam luzes com bateria à parte, uma solução para a transportar é colocar dentro de um bidon velho com um pouco de espuma ou borracha no seu interior para que não esteja sempre a balançar. 

Etiquetas:

Relacionados