Na parte inferior, as diferenças são ainda menos visíveis, sendo a principal o fato de o reforço do calcanhar não se prolongar tanto para a sola e as guias de alinhamento dos cleats já não têm as marcações com os graus de inclinação, mas permitem na mesma essa afinação com as marcações existentes. Aliás, as guias são bastante completas e permitem uma colocação muito precisa dos mesmos, apesar de no caso dos nossos sapatos de teste as guias não estarem 100% simétricas entre os sapatos, com uma diferença de cerca de 1mm. Não sendo fixas à sola, as roscas de fixação dos parafusos dos cleats permitem uma amplitude generosa de afinação (22mm). Não deixem de espreitar o site da marca, na secção de alinhamento de cleats, que tem bastante informação útil que ajuda a definir a posição dos mesmos.

A sola em carbono tem um nível de rigidez 12 (nível máximo da marca) e continua a contar com duas entradas de ar, uma na parte frontal dos cleats e a outra no centro do apoio em borracha do calcanhar.

No calcanhar, além do reforço exterior que oferece proteção contra desgaste e uma fixação ótima do mesmo, devido à sua forma estreita e que acompanha os contornos do nosso calcanhar, tem ainda umas inserções aderentes em silicone, nas laterais, para que o calcanhar esteja sempre estável e seguro, mesmo a pedalar em pé.

A palmilha é minimalista e permite ajustar o nível de apoio do arco plantar, tal como noutros sapatos topo de gama de outras marcas. Permite ter uma sensação muito realista do que se passa na estrada e de toda a rigidez da sola, que é impressionante. Tenho a impressão que nem os meus 78 kg a pedalar em pé conseguem fletir minimamente estas solas. O lado oposto da medalha, é que quem procura conforto tem “apenas” aquele que é proporcionado pela excelente ergonomia do sapato.
Quem quiser mais conforto para tiradas longas ou quem rola em pisos degradados, pode sempre optar por uma palmilha mais espessa. Quando rolámos em estradas boas, a configuração de origem revelou-se ideal. Mas em pisos mais degradados, optámos por colocar uma palmilha mais espessa e conseguimos juntar o melhor de dois mundos: uma rigidez e ergonomia de topo com um nível de conforto normalmente só alcançado em sapatos mais pesados.

A par da ergonomia, outro grande contributo vem do sistema de aperto. O fato de ter dois fechos BOA e o fio vir desde a zona dos dedos até ao topo, faz com que o aperto seja distribuído uniformemente por grande parte do pé. Isto evita zonas de pressão que normalmente resultam em dormências ou desconforto. Os LI2 ajustam milimetricamente nos dois sentidos, o que permite um ajuste perfeito mesmo em andamento. Mesmo em voltas superiores a 3h e em pisos nem sempre bons, nunca o conforto esteve em causa.
Tendo menos orifícios de ventilação, os RC902 não deixam no entanto de ser arejados. Mesmo com meias um pouco mais grossas e em dias de calor, nunca sentimos nenhum incómodo. Com meias finas e temperaturas mais baixas, já sentimos um pouco o fluxo de ar dentro do sapato. Só faltou testá-los em pleno inverno, mas mesmo que sejam “frios”, nada que umas capas não resolvam. Ou podemos ter um par extra de sapatos mais acessíveis para tempo mais frio e chuva e assim mantemos estes RC9 sempre com um ar novo, especialmente se forem os brancos, onde o desgaste e a sujidade/descoloração se começam a notar antes em comparação com outras cores escuras.

Em suma, estes RC902 são uma evolução discreta de um sapato que já de si estava muito perto da perfeição. Esta nova geração beneficia sobretudo do melhor ajuste que os BOA Li2 oferecem. De resto, continuam a ser uns sapatos cheios de detalhes e tecnologias que os colocam no topo. E o desempenho está em linha com esse pressuposto e com o preço. Para quem não quer gastar tanto, a Shimano oferece por exemplo os RC7 com índice de rigidez 10, um peso ligeiramente superior, e um preço substancialmente mais acessível.
Os RC902 estão disponíveis em azul, vermelho, branco ou preto, e também na versão T (edição limitada Dura Ace). Além da versão normal existe uma versão wide com mais espaço na frente para pés mais volumosos. Ambas estão disponíveis do 36 ao 48, tendo ainda meios tamanhos entre o 37 e o 47. Nota que em breve chegam ao mercado os novos RC903 (PVP 374,99€)
Peso: 548g o par, sem cleats (versão Wide tam. 45)
Preço: 359€
Distribuidor: Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt)
Site: bike.shimano.com