comitium

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano: os Tenku

Ao longo de 20 anos tivemos a oportunidade de testar largas centenas de calções de ciclismo de diferentes marcas e este modelo Tenku, da Shimano, é claramente de um nível muito superior.

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano
Testámos os melhores calções de sempre da Shimano

A Shimano não produz exclusivamente transmissões para bicicletas. O seu catálogo é tão grande que inclui de tudo um pouco, incluindo vestuário. Tivemos a oportunidade de testar uma das mais recentes novidades: os calções Tenku

Apesar do seu aspeto tradicional - como é hábito na marca nipónica - estes calções escondem tecnologia topo de gama, como tecido compressivo nas pernas para um elevado desempenho e aerodinamismo, banda elástica nas extremidades para manter os calções no devido lugar, alças perfuradas e com posição anatómica, bandas refletoras e um dos melhores almofadados do mercado

Shimano apresenta os novos calções Tenku
 

É precisamente aqui que reside o ponto fulcral deste calção. O almofadado é de elevadíssimo nível - atrevemo-nos a dizer que está ao nível do melhor produzido a nível mundial - e consiste numa carneira sem pontos de costura salientes, com uma base nivelada, mais reforçada na zona dos ísquios e com um ligeiro afundamento central. Esta carneira denominada Tornante é de origem italiana, tem um tecido muito suave que não causa irritação na pele. Testámo-lo tanto em voltas a rondar 1h30 como em voltas longas (mais de 3h) e nunca sentimos desconforto

O apoio é superior - obviamente - na parte traseira, diminuindo gradualmente até à zona púbica. Toda a área do períneo e tecidos moles adjacentes fica bem protegida e não notámos excesso de tecido, pressão das costuras ou um sobreaquecimento, como acontece com alguns calções de outras marcas. 

análise da carneira dos calções Shimano Tenku StealthPro 276
 

Atrevemo-nos mesmo a dizer que estes Tenku estão ao nível dos melhores calções daquela que é considerada a marca líder a nível mundial, a Assos. E não o dizemos por acaso. Quando passamos muitas horas em cima da bicicleta, temos uma noção mais detalhada de quais as peças de vestuário que realmente são boas e as que não. E como sempre dizemos aos nossos leitores, é preferivelmente ter poucos calções, mas bons, do que muitos e de má qualidade.

Estes Tenku enquadram-se no lote dos calções multi-uso, ou seja, tanto podem ser usados em voltas de curta duração, como em granfondos e mesmo viagens de bikepacking, que requerem muitas horas em cima do selim.

A Shimano desenvolveu este modelo especificamente para ser usado com o seu selim de nariz curto Pro Stealth - um selim que já testámos e que permite a adoção de posições mais aerodinâmicas, sem o tradicional desconforto que tal normalmente acarreta -. O conceito é simples e no fundo a Shimano desenvolveu um almofadado compatível com as áreas de pressão do selim para assim proporcionar menos fricção e mais horas de conforto. Testámos o Tenku com um Pro Stealth de carbono e de facto o conforto é elevado. Mas quisemos ir mais além...

Aproveitando o facto de estarmos a preparar um comparativo de selins curtos - que será publicado na próxima edição da revista Ciclismo a fundo - usámos e abusámos deste calção e a verdade é que não só se mostrou muito confortável com a maioria, como ainda passou a fazer parte dos nossos calções favoritos para longas jornadas (acima das 3 ou 4h) em cima da bicicleta. 

Teste no terreno com os novos calções Shimano Tenku StealthPro 415
 

O tecido é de boa qualidade, com propriedades elásticas, as alças mantêm-se no sítio, e a zona do perímetro abdominal é de meia altura, o que facilita quando temos de ir atrás de uma árvore regar as ortigas.

No cômputo geral, e tendo em conta o PVP em Portugal (139,95€), não é um calção caro, tendo em conta a concorrência. Está ao nível dos melhores - que custam o dobro ou mais - e o seu lettering discreto (numa das pernas, em preto) é a única coisa que identifica estes calções como pertencentes à Shimano. É mesmo caso para dizer "Chapeaux" Shimano. 

FICHA TÉCNICA:

Cores disponíveis: unicamente em preto

Tamanhos: S a XXXL

Preço: 139,95€

Importador: Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt)

Site: https://bike.shimano.com/

Arquivado em:

Teste: bolsa de selim Pro Direct Mount

Relacionado

Teste: bolsa de selim Pro Direct Mount

Pedais Shimano M8120

Relacionado

TESTE: pedais Shimano M8120

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Relacionado

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon