comitium

Shimano acaba de revelar o novo 105 Di2 de 12 velocidades

Depois do lançamento do novo Shimano Dura Ace Di2 e do Ultegra Di2, a marca nipónica deu a conhecer mais uma novidade: o grupo 105 com 12 velocidades e com comutação wireless.

Shimano acaba de revelar o novo 105 Di2 de 12 velocidades
Shimano acaba de revelar o novo 105 Di2 de 12 velocidades

O grupo de entrada Shimano 105 está a festejar 40 anos de existência e para celebrar esta efeméride, a marca nipónica acabou de lançar uma versão atualizada com a tecnologia eletrónica Di2. Deste modo, o grupo 105 R7100 leva a tecnologia wireless a um espectro cada vez maior de utilizadores, massificando as 12 velocidades e permitindo a cada vez mais pessoas usufruir de tecnologia do século XXI. 

grupo preto
 

Esta tecnologia obviamente é herdada dos grupos topo de gama Ultegra e Dura Ace e proporciona uma comutação suave das mudanças, sem falhas - e parcialmente sem fios - além de uma travagem melhorada e ímpar no mercado. Mas tudo isto a um preço mais acessível do que os modelos topo de gama. 

desviador traseiro
 

O sistema Di2 foi lançado em 2009, mas a versão usada atualmente inclui melhorias funcionais, sendo mais preciso, mais rápido e permite que o cockpit da bicicleta fique com um aspeto mais limpo, sem cablagem visível. Além disso, como mencionámos, inclui as 12 velocidades. Tudo neste grupo foi pensado para funcionar em conjunto, portanto a passagem das mudanças é rápida, intuitiva consistente e precisa. 

desviador dianteiro
 

SISTEMA HÍBRIDO

Como referimos quando testámos em exclusivo o novo Shimano Dura Ace Di2 (poderás ler o teste na revista Ciclismo a fundo nº8), o Di2 é na verdade um sistema híbrido, ou seja, as manetes não têm cabos, mas a bateria que alimenta o sistema (alojada no espigão de selim) tem uma conexão com cabos diretamente aos desviadores. Isto garante que não existem problemas ou falta de emparelhamento. Além disso, tal como no Ultegra e no Dura Ace, o 105 Di2 pode ser personalizável utilizando a aplicação E-Tube Project (gratuita) da Shimano no Smartphone ou tablet. 

manete
 

A personalização permite, por exemplo, configurar a velocidade da desmultiplicação, alterar o número de mudanças por acionamento do botão e adotar a funcionalidade de mudança sincronizada e semi-sincronizada.

aplicação
 

Como não podia deixar de ser, é possível emparelhar o sistema com a maioria dos ciclocomputadores existentes no mercado, incluindo Garmin e Wahoo, mostrando a mudança engrenada e o estado da bateria. 

Também ao nível da ergonomia, o novo 105 Di2 inclui novidades, dado que as manetes de mudanças e de travão possuem um design renovado, mais ergonómico, com um topo mais elevado. Assim, o conforto foi otimizado, bem como o controlo em todo o tipo de situações. Ao nível da travagem, agora é exigida menos pressão na manete e a área de travagem foi expandida. O espaço entre o rotor e as pastilhas é superior e isso evita que o disco toque involuntariamente, fazendo ruídos parasitas. Por último, o sangramento agora é mais fácil, dado que não é necessárior retirar a pinça do quadro ou da forqueta. 

pinça
 

Quanto ao rácio da cassete, as 12 velocidades permitem adotar andamentos mais amplos. Estão disponíveis versões 11-34 e 11-36 (embora esta versão deva chegar mais tarde ao mercado) e em termos de pedaleiro, o compacto 50-34 e o tradicional 52-36. Deste modo, não há uma subida impossível, sendo possível manter sempre uma cadência confortável. 

cassete
 

COMPATIBILIDADE

O novo sistema é compatível com as versões anteriores, o que significa que podem ser usadas as rodas com cepo de 11 velocidades com o novo Shimano 105 Di2.

NOVAS RODAS

Paralelamente, a Shimano desenvolveu dois pares de rodas em carbono, que combinam aerodinâmica, rigidez e um peso contido. Tudo isto com um preço justo e sistema tubeless disponível. As RS710 estão disponíveis na versão C32, com um perfil mais baixo e dedicado a subidas e as C46, para uma utilização mais geral. Na prática, incluem as mais-valias das rodas C36 e C50 Dura Ace e Ultegra. 

roda
 

As C32, como o próprio nome indica, têm 32 mm de perfil, 21 mm de largura interna e o par pesa 1.502g. Por sua vez, as C46 têm 46 mm de perfil, os mesmos 21 mm de largura interna e o peso ronda os 1.610g. Ambas são compatíveis com 11 e 12 velocidades e estão prontas para sistema tubeless.

roda 2
 

Em Portugal, este grupo custa 1.699€. Fica atento ao nosso site e à revista Ciclismo a fundo, pois logo que o testarmos publicaremos o resultado

Poderás saber mais detalhes através do distribuidor da Shimano em Portugal (a Sociedade Comercial do Vouga), em scvouga.pt e em IT’S A NEW DAY | Shimano Road

Arquivado em:

Shimano Dura Ace Di2 é a Inovação do Ano 2022

Relacionado

Shimano Dura Ace Di2 é a Inovação do Ano 2022

Novo grupo Shimano Dura Ace R920 apresentado com várias novidades

Relacionado

Novo grupo Shimano Dura Ace R920 apresentado com várias novidades

Shimano apresenta uma edição limitada e exclusiva do grupo GRX

Relacionado

Shimano apresenta uma edição limitada e exclusiva do grupo GRX

Já foram apresentados os novos sapatos de ciclismo da Shimano

Relacionado

Já foram apresentados os novos sapatos de ciclismo da Shimano

Nossos destaques