comitium

TESTE jersey Shimano S-Phyre Leggera

A gama S-Phyre é a topo de gama na Shimano, com peças de vestuário de altíssima qualidade, desenhadas para a competição. Testámos a jersey Leggera, uma obra de arte superleve e ergonómica que assenta que nem uma luva.

TESTE jersey Shimano S-Phyre Leggera
TESTE jersey Shimano S-Phyre Leggera

Ja conheces a gama de produtos S-Phyre? Se ainda não, recomendamos que consultes o site da Shimano, pois vale a pena.

Da extensa lista, testámos desta vez a jersey Leggera, a qual se destaca pela leveza, pela ergonomia e aerodinâmica, bem como por pequenos detalhes na construção que saltam à vista. Mas vamos por partes. 

O tecido adotado mescla poliéster com elastano, uma combinação que assegura um baixo peso, elasticidade, conforto, apoio muscular, respirabilidade e secagem rápida. No entanto, toda a jersey tem zonas diferenciadas, precisamente para se adaptar ao tempo quente. A parte frontal tem um tecido mais uniforme, precisamente para proteger o peito do vento, resguardando-nos das diferenças de temperatura, enquanto a zona debaixo dos braços é mais fina, para maior respirabilidade.

jersey S Phyre
 

As mangas seguem a mesma tendência, com tecido mais fino - mas resistente - e respirável, precisamente para ajudar a eliminar mais rapidamente a sudação. As mangas têm um comprimento mediano, ou seja, não são tão longas como as jerseys atuais topo de gama de outras marcas - como a GSG - nem tão curtas como as das jerseys do início deste milénio. Em todo o caso, a sujeição não se baseia em aplicações de silicone, mas sim em elastano reforçado, para manter sempre a manga imóvel. Não deixa marcas e as costuras não magoam. Convém referir que se és daqueles ciclistas com braços muito musculados, deves ponderar comprar o jersey do tamanho acima, pois a elasticidade destas mangas não se coaduna com braços muito volumosos. 

shimano revela a sua nova colecao s phyre para a primavera verao
 

O fecho frontal integral é da marca líder mundial na produção deste tipo de produtos - a YKK -, sendo funcional e fácil de abrir/fechar. Ressalvamos um aspeto que achamos importante e que falta nese modelo, uma proteção no topo do fecho para evitar magoar a maçã de Adão ou a barba (obviamente, para quem tem). Como se trata de uma jersey para o tempo quente, a gola é redonda de baixa altura, para ajudar a manter o pescoço refrescado.

A parte traseira inclui um contraste gráfico que foi bastante elogiado por todos aqueles com quem pedalámos. Este contraste serve também o propósito de alertar os automobilistas e motociclistas da nossa presença na estrada. Quanto aos bolsos traseiros - 3, como é tradição - são de boa volumetria e incluem um simples, mas prático sistema que evita que o conteúdo baloice ou saia acidentalmente. Basicamente cada bolso inclui uma dobra de tecido na parte superior, que mantém os pertences nesse espaço. É uma solução inteligente, que não acrescenta peso ao jersey e que dispensa os tradicionais fechos.

shimano revela a sua nova colecao s phyre para a primavera verao2
 

A sujeição da jersey ao calção - para evitar que suba - é confiada a um sistema elástico, em detrimento das tradicionais aplicações em silicone. No meu caso, nem sempre a jersey se manteve no lugar, mas não é este pormenor que vai desvirtuar a qualidade deste jersey. 

Destaco ainda as bandas refletoras presentes nas costas e no braço direito. No cômputo geral, é um jersey muito confortável, quase como se fosse uma segunda pele. Tem um corte justo e anatómico, mas sem ser excessivamente apertado - ao contrário de algumas marcas mais elitistas - com acabamentos de muito boa qualidade. Como é muito leve e fino, destina-se aos dias quentes a moderados. É também ideal para viagens, pois ocupa pouco espaço e seca após lavado (quando está calor) em menos de 20 minutos. 

Este modelo está disponível do XS ao XXL nesta cor que vemos nas imagens, mas também em cinzento metálico, azul marinho e em preto/vermelho. Custa 169,99 euros e está disponível na rede de lojas que vende produtos S-Phyre em Portugal. 

Poderás saber mais clicando aqui ou no distribuidor nacional, a Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt). 

Arquivado em:

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Relacionado

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

Relacionado

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Relacionado

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano

Relacionado

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano: os Tenku

Já conheces a ferramenta da Pro para cablagem interna?

Relacionado

Já conheces a ferramenta da Pro para cablagem interna?

Os melhores videos