Conselhos de compra

TESTE: Berria Mako Hybrid GT 8.1

A nova Mako Hybrid GT é uma bicicleta de BTT elétrica que está entre o Trail e o Enduro, dependendo da orientação que se pretende dar. Tem um dos motores mais potentes do mercado, muita autonomia e sofreu uma redução de peso. 

Ivan Mateos

6 minutos

TESTE Berria Mako Hybrid GT 8.1

Esta é a melhor e-bike da Berria até à data. Mais leve, mais rápida, mais potente e com compatibilidade com um extensor para uma maior autonomia. Com esta carta de apresentação, quem não gostaria de experimentar a nova Mako Hybrid GT? Na BIKE já tivemos a oportunidade de tirar o máximo partido do seu novo quadro e do seu exclusivo sistema elétrico Polini.

A Berria Mako Hybrid GT, é uma ebike de All Mountain com 146/151 mm de curso atrás (ajustável) e150 ou 160 mm de curso à frente (dependendo da montagem) e rodas de 29", ou seja, uma evolução face à antecessora Mako Hybrid HP. Além disso, a sua nova geometria e cinemática personalizável permitem desfrutar de terrenos mais desafiantes. Está disponível em 4 versões e até 7 configurações, sendo possível personalizar tanto a pintura como alguns componentes através do site da Berria. 

 

100% CARBONO 

Com um desenho completamente novo, o quadro é fabricado em fibra de carbono HM2X, uma fórmula exclusiva da Berria que mistura fibras T700 e T800 (para o tornar mais rígido em pontos-chave) e incorpora um tipo de resina chamada Mach R (reforçada) que aumenta a sua resistência. O peso anunciado do quadro é de 2.600 gramas. O triângulo frontal é oco e permite a entrada de todos os cabos pela direção. Por falar em direção, tem bloqueador de rotação do guiador, de modo a proteger o tubo superior dos impactos das manetes.

MAIS LEVE, MAIS RÁPIDA, MAIS POTENTE, E COM MAIOR AUTONOMIA DO QUE A VERSÃO ANTERIOR

Os cabos percorrem o interior, atravessam discretamente o braço oscilante ao nível do pivô principal, e saem junto ao desviador e ao travão, conseguindo uma estética muito limpa. A cobrir este mesmo pivô está um guarda-lamas que o protege e, devido à sua inclinação, favorece a queda de lama por gravidade. O ecrã Polini está integrado no tubo horizontal, que não podemos manipular, nem é táctil ou tem botões; tudo é controlado a partir do controlo do guiador e do botão da bateria. Outros detalhes de construção do quadro incluem o sensor de rotação "invisível" no interior do dropout esquerdo, o uso de rolamentos VMax da ISB, um suporte universal de desviador SRAM UDH, e FlipChips entre as escoras e o link para variar a geometria. Oferece 2 opções: Race (alta) mais manejável e "pedalável" ou Endurance (baixa) mais estável e vocacionada para as descidas. 

 

MOTOR POLINI 

O motor italiano Polini surpreendeu-nos pela positiva. Em alguns aspetos é menos refinado do que os modelos mais conhecidos, algo que é evidente, por exemplo, no botão de controlo, ou no facto de termos de carregar no botão da própria bateria no tubo diagonal para ligar e desligar o sistema.

A propósito, o sistema não dispõe de uma função de desligamento automático. Por outro lado, o motor Polini oferece características únicas, tais como a possibilidade de lubrificação periódica das engrenagens e atualizações ou modificações dos parâmetros do motor (aceleração ou percentagem de assistência) sem a necessidade de visitar a oficina. O motor fornece 90Nm e tem um desempenho potente numa vasta gama de rotações, desde menos de 60 a 120rpm, com um nível de ruído mais elevado do que outros motores. Tem 5 modos de assistência, 3 fixos e 2 personalizáveis. Os fixos são o Touring (suave e mais autonomia), Dynamic (desportivo) e Race (mais aceleração e percentagem de assistência). Dentro de cada modo tem também 5 níveis de assistência, selecionáveis de 1 a 5, de modo que a capacidade de personalização do motor Polini é talvez a mais completa do mercado. A bateria integrada de 720Wh é composta por células Samsung INR21700- 50E, pelo que não há células de "marca branca". Tem uma boa relação peso/capacidade, com 3.960 gramas, aproximadamente 340 gramas menos do que a Bosch 750Wh. 

 

QUERES MAIS VELOCIDADE? 

Achas que a assistência até 25 km/h é demasiado reduzida? A Polini permite que o proprietário altere o limite da velocidade de corte da assistência, mantendo a garantia, deixando ao utilizador o cumprimento da legislação em vigor. Caso o faças, a Mako Hybrid GT passaria de e-bike a ciclomotor elétrico, exigindo registo, documentação, luzes, etc... E cuidado, ao ser considerado como um veículo a motor também restringiria o seu acesso a certos trilhos e locais.

SERÁS CAPAZ DE SUBIR RAMPAS QUE PARECEM IMPOSSÍVEIS

Além disso, um extensor de 250Wh e 1,305g pode ser instalado no tubo inferior. Achámos a Mako Hybrid GT 8.1 que testámos um pouco grande para um tamanho M. É longa entre eixos, e veio com um avanço de 80mm, o mais longo disponível no momento da compra, mas a verdade é que quando pedalamos a postura não é esticada, mas confortável, por causa do tubo superior longo. O guiador é um pouco alto, e o encaminhamento do cabo não permite que seja rebaixado em demasia. Embora seja mais orientada para Trail, com uma posição de pedalada mais adiantada, permite descer secções íngremes ou técnicas com grande confiança. A parte traseira absorve muito bem e controla bem os impactos. Quando pedalamos, não é “hiperativa”, pelo contrário, parece que o motor empurra a roda contra o chão, mantendo o amortecedor firme e forçando o pneu a ganhar tração. Acrescente-se a isto o fornecimento estável de potência do motor Polini e terás a capacidade de vencer subidas inacreditáveis. 

PROGRAMA DE PERSONALIZAÇÃO

Para ser honesto, já que estás a gastar muito dinheiro numa bicicleta, não gostarias que fosse um pouco mais personalizada? As marcas tendem a oferecer as suas bicicletas apenas num par de cores diferentes, à exceção de muito poucas marcas que as pintarão praticamente à la carte, como a Berria. A partir do seu site, www.berriabikes.com, podes aceder à ferramenta de personalização e visualizar o seu aspeto com as diferentes combinações de cores e autocolantes. Também permite alterar alguns componentes sem custos adicionais, como no caso desta Mako Hybrid GT 8 o comprimento dos cranques ou do avanço, ou substituir as rodas Fulcrum e-Metal que testámos pelas Mavic Crossmax Carbon por um valor adicional de 800 euros.

 

RESUMINDO

Possui um quadro que de certa forma pode ser usado em Enduro, tem um sistema de amortecimento de qualidade, uma configuração leve e uma posição de condução confortável, o que faz dela uma bike de Trail de longo curso.

O motor Polini não fica abaixo das marcas mais conhecidas do mercado. É suave, natural, muito potente e tem mais opções de personalização do que qualquer outro. 

PONTOS QUE SALTAM À VISTA:

  1. O display a cores da Polini é perfeitamente visível e mostra todas as informações habituais e necessárias sobre o percurso: assistência, cadência, watts, autonomia... 

  2. A geometria é ajustável a partir dos flip chips nas escoras superiores e podemos escolher entre duas configurações: Endurance, ou Race, o primeiro mais relaxado e estável e com 146 mm de curso, e o segundo mais alto e mais ágil com 151 mm. O ângulo do tubo da direção alterna entre 64,8° e 65,2°, e o comprimento das escoras entre 454 e 456 mm (tamanho M). 

  3. A escolha do conjunto de pedaleiro recaiu no modelo Rotor e-Kapic, um kit com muita classe para esta Mako Hybrid. 

  4. O encaminhamento de cabos requer um espaçador de 15mm sob o avanço, limitando a capacidade de reduzir a altura do guiador. 

  5. O comando é concebido para ser posicionado próximo do punho, na parte inferior do guiador e horizontal, de modo que os seus dois botões possam ser operados com o polegar e o indicador sem soltar o resto do guiador. É difícil de colocar nesta posição ótima, pois interfere com o controlo do espigão telescópico. 

  6. Os pivôs têm rolamentos ISB VMax, específicos para amortecedores de bicicletas, que suportam 30-40% mais do que os normais, graças à utilização de um maior número de esferas. 

O QUADRO É TOTALMENTE FABRICADO EM CARBONO, COM RESINAS MAIS RESISTENTES E ROLAMENTOS À PROVA DE BOMBA.

FICHA TÉCNICA:

[QUADRO] Fibra de carbono HMR2X. 146/151 mm de curso. [AMORTECEDOR] RockShox SuperDeluxe Select+. [MOTOR] Polini MX+ [BATERÍA] Portapower 720. [DISPLAY] Polini TFT 3”. [MANÍPULO] Polini. [SUSPENSÃO] Rock Shox Lyrik Select. 160mm. [PEDALEIRO] Rotor e-Kapic. 170mm. 36d. [DESVIADOR] SRAM GX Eagle. [MANÍPULO] SRAM GX Eagle. [CASSETE] SRAM XG1275, 10-52d. 12 vel. [CORRENTE] SRAM GX Eagle. [TRAVÕES] SRAM DB8. Discos 200/180mm. [DIREÇÃO] Integrada. [AVANÇO] Avanforce ICS2. 80mm. [GUIADOR] Avanforce 2, 31,8mm, 780mm. [SELIM] ESSAX ERA. [ESPIGÃO DE SELIM] TRANZX. 125mm. [RODAS] Fulcrum E-Metal 700. [PNEUS] Vittoria Martello / Vittoria Agarro 2.6”X 29”, TLR, GRAPHENE 2.0, 120 TPI. [PESO] 22,67 Kg (tamanho M, sem pedais). [TAMANHOS] S, M, L. [PREÇO] 7.849€. [+INFO] www.berriabikes.com

O melhor. Geometria versátil. Potência e desempenho do motor. 

A melhorar. Localização dos controlos Polini. Arranque/paragem do motor. Poucos tamanhos.

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