comitium

Exclusivo: Scott Experience Tour

Estivemos em Viana do Castelo na primeira edição do Scott Experience Tour, um evento para retalhistas e para o consumidor final, onde foi possível experimentar os novos modelos Lumen eRide e Solace eRide.

Carlos Almeida Pinto / Fotos: Luís Duarte

Exclusivo Scott Experience Tour
Exclusivo Scott Experience Tour

O Stand Jasma, importador da Scott em Portugal, em parceria com o hotel FeelViana, organizaram um evento denominado Scott Experience Tour, que decorre de 20 a 25 de Março em Viana do Castelo. 

 LD 0081
 

Neste evento inédito no nosso país, estiveram presentes os retalhistas da marca bem como consumidores finais. Aliás, até amanhã, dia 25, ainda te podes inscrever e testar de forma gratuita uma destas bicicletas (poderás saber mais detalhes aqui).  

 LD 0110
 
 LD 0129
 

Neste evento conseguimos testar dois modelos durante algumas horas, a nova bicicleta elétrica de Trail da Scott, a Lumen eRide, e a bicicleta elétrica de gravel da marca, a Solace eRide

 LD 0157
 
 LD 0185
 

LUMEN ERIDE - A ELÉTRICA COM ADN DA SPARK

Se olhares para uma Spark e de repente visualizares uma Lumen, não vais encontrar muitas diferenças. O desenvolvimento desta bicicleta elétrica foi buscar muitas das tecnologias e design à nova versão da Spark, no entanto existiram duas premissas na sua concepção: tinha de ser uma bicicleta muito mais leve do que as tradicionais ebikes e fácil de usar. Para além disso, e para se tornar uma referência, tinha de integrar todos os componentes, algo que vemos na Spark e na Genius. 

 LD 1085
 

Durante algumas horas tivemos a oportunidade de andar numa das versões comercializadas da Lumen e destaca-se pelo baixo ruído emitido pelo motor TQ, o qual é muito compacto, potente e leve. O motor HPR50 tem um binário de 50 Nm e pesa 1.850g. É tão discreto que só notamos que ele está no quadro quando olhamos para a zona do eixo pedaleiro. 

 LD 1092
 

Por sua vez, a bateria de 360 Wh - que pode ser carregada em somente 2,5h - tem a autonomia média deste tipo de ebikes leves (a versão mais leve da Lumen pesa 13,5 kg). Existe ainda a possibilidade de colocar um Range Extender que possibilita mais 160 Wh. Este Extender tem o formato de um bidon e basta colocar na grade e ligar ao quadro para carregar a bicicleta, em caso de necessidade (quando queremos dar voltas maiores). 

 LD 1098
 

O sistema de controlo dos modos de assistência está localizado no lado esquerdo do guiador, no entanto a central está alojada no tubo horizontal, mostrando visualmente a carga da bateria, o modo de assistência, entre outros dados. 

 LD 1148
 
 LD 1104
 

A sensação de pedalada é bastante natural, sem empurrões bruscos e quando o motor está desligado ou a velocidade de deslocação ultrapassa os 25 km/h - após o corte de assistência - não notei qualquer atrito, como acontece em algumas ebikes tendencialmente mais pesadas e com motores mais sobredimensionados, em que a engrenagem é mais complexa.

 LD 1387
 
 LD 1158
 
 LD 0951
 

Aliás, o comportamento é praticamente o mesmo de uma bicicleta tradicional, e é precisamente isso que alguns clientes finais querem. É uma bicicleta que devora os obstáculos com que se depara (mesmo os drops mais complicados) e que "perdoa" as trajetórias incorretas.

 LD 1355
 

Como tem o reputado sistema de amortecimento da Scott e espigão telescópico, não existem limites para esta bicicleta. Raízes e pedras são ultrapassados como se fossem manteiga e o único ponto negativo que notámos foi a inexistência de um bloqueio de rotação do guiador. É um pequeno pormenor que não retira as mais valias desta bicicleta.

 LD 1050
 

E embora não tivéssemos instalado a aplicação da TQ, sabemos de antemão que é possível personalizar e configurar os modos de assistência ao nosso gosto pessoal. E, como não podia deixar de ser, é emparelhável via Bluetooth ou ANT+ com GPS e ciclocomputadores compatíveis.

 LD 1150
 

E se perguntas a que público-alvo se destina a Lumen, a resposta é simples: destina-se a todos os praticantes de BTT devido ao seu peso, ao comportamento natural - mais afastado de uma pura elétrica, mas com todos os benefícios do sistema - e, de uma forma particular, é ideal para todos aqueles que de certa forma ficaram desapontados com o peso das ebikes tradicionais.

 LD 1130
 

Para além disso, há outro pormenor: as versões mais leves da Lumen podem ser transportadas nos suportes do tejadilho. Nós experimentámos e tanto o peso como o diâmetro do tubo diagonal assim o permitem e acreditem que é das poucas ebikes que têm esta possibilidade. 

 LD 1126
 
 LD 1134
 
 LD 1142
 
 LD 1156
 

SOLACE ERIDE - DIVERSÃO GARANTIDA

O gravel aos poucos vai ganhando adeptos. Quer seja porque andar de bicicleta na estrada é perigoso, quer seja porque o contacto com a natureza que o gravel permite torna toda a experiência mais enriquecedora, sem olhar para os watts, médias horárias e afins.

 LD 0540
 

A Scott lançou uma bicicleta elétrica específica para este segmento que conjuga características das bicicletas de estrada tradicionais da marca e também, diga-se em abono da verdade, da própria Lumen. 

 LD 0740
 
 LD 0421
 

Conjuga o melhor destes dois mundos - estrada e BTT - mas num conceito focado no gravel. Embora venha com pneus e rodas de gravel, podem ser montadas rodas e pneus de estrada, aumentando assim a sua polivalência. 

 LD 0281
 
 LD 0335
 

É uma bicicleta leve, muito bonita, silenciosa (também traz o motor TQ), compacta e confortável. Tal como na Lumen, o motor é extremamente silencioso, o que faz todo o sentido quando estamos em contacto com a natureza. 

 LD 0355
 
 LD 0350
 

Os controlos são minimalistas, por isso, toda a gestão é feita no display alojado no tubo superior. Para ligar e desligar o motor temos de clicar nele e para alterar os modos de assistência, também temos de clicar neste display. Por ser um sistema sequencial, temos de clicar repetidamente até chegar ao modo pretendido, algo que a marca poderá alterar numa próxima evolução. Não está descartado o lançamento de um sistema que permita alternar os modos do motor através de botões localizados no guiador, mas por enquanto este é o sistema atual. 

 LD 0361
 

Tal como na Lumen, o motor é muito compacto e pode ser instalado um Range Extender. O comportamento da bicicleta é muito estável, fruto de pneus largos com bom cardado e que proporcionam muita aderência, quer a subir, quer a descer. Andámos em zonas com muita pedra, alguma dela húmida e nunca sentimos falta de tração.

 LD 0553
 
 LD 0566
 

Um dos pormenores desta Solace é o seu guiador com abertura nos drops, para uma posição mais natural dos braços. Além disso, o rácio da transmissão é o ideal para este tipo de vertente, dado que tanto podemos apanhar zonas rolantes, como verdadeiras paredes que temos de subir, preferencialmente montados. 

 LD 0370
 

Também gostámos da manobrabilidade da Solace. Como o quadro é muito compacto - algo raro nas ebikes, pois costumam ter uma distância entre eixos maior do que nas bicicletas tradicionais - podemos fazer inversão de marcha em sítios apertados sem desmontar ou passar em singletracks muito estreitos com à vontade e sem receio. Em zonas mais técnicas, com raízes e pedra, é muito ágil e os pneus largos dão-nos toda a confiança para enfrentar qualquer situação com aprumo.

 LD 0922
 
 LD 0609
 
 LD 0378
 

Gostávamos de poder andar mais um pouco nestas duas bicicletas para chegar a mais conclusões, mas certamente teremos oportunidade em breve. Experimenta tanto a Lumen como a Solace. Valem mesmo a pena. 

Arquivado em:

Queres experimentar a nova Scott Lumen ou a Solace eRide

Relacionado

Queres experimentar a nova Scott Lumen ou a Solace eRide?

Nova Scott Lumen eRide apresentada

Relacionado

Nova Scott Lumen eRide apresentada

Equipa Scott SRAM apresentou o novo vestuário para a época 2023

Relacionado

Equipa Scott SRAM apresentou o novo vestuário para a época 2023

Capacete Centric Plus, o mais versátil da Scott foi renovado

Relacionado

Capacete Centric Plus, o mais versátil da Scott foi renovado

o passado e o presente de um modelo único

Relacionado

Scott Scale: o passado e o presente de um modelo único

Scott apresenta a nova Genius

Relacionado

Scott apresenta a nova Genius: mais do que uma mera remodelação

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide

Relacionado

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide