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TESTE: Beeq M500 Wild

A primeira e-bike de BTT da Beeq não compromete em nada. Tem um motor de boa qualidade, uma bateria potente, uma transmissão duradoura e componentes de marca. São muitas qualidades juntas para que as tuas primeiras incursões na montanha sejam em grande estilo.

IVÁN MATEOS // FOTOS: JCD FOTOGRAFIA (ESTÚDIO) E CÉSAR CABRERA (AÇÃO)

TESTE Beeq M500 Wild
TESTE Beeq M500 Wild

Provavelmente já sabes que a Beeq é uma marca portuguesa especializada em bicicletas elétricas, incluindo versões urbanas e de trekking, caracterizada por diferentes designs, soluções inteligentes e pela utilização de materiais e componentes de boa qualidade. A Beeq M500 Wild que testamos é uma bicicleta de montanha versátil, perfeitamente compatível com o uso urbano diário e os passeios de fim-de-semana nos trilhos.

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O melhor: Confortável em andamento. Motor potente e silencioso, com assistência personalizável.

 

ROBUSTA

O robusto quadro de alumínio da M500 é impressionante, com uma cavidade na parte inferior, entre os tubos vertical e diagonal, que aloja a cablagem do conector de carregamento da bateria. O motor Brose Drive S está alojado por baixo, numa posição horizontal. Trata-se de um motor Brose padrão, com um potente torque de 90Nm e 250W de potência nominal. O motor é posicionado por inserção lateral, ou seja, não fica "pendurado" num suporte criado no quadro, mas assenta dentro da estrutura de alumínio, fechada nas laterais com tampas de plástico. Esta disposição tem os seus prós e contras: o motor está mais protegido contra impactos, pois toda a sua parte inferior é coberta por alumínio, mas é necessário mais material e é mais pesado.

A bateria também entra lateralmente, através de uma escotilha no lado superior direito do tubo diagonal, que é aberta através de uma chave de segurança do lado oposto. A bateria de 504Wh é composta por uma fileira articulada de pequenos conjuntos de células, o que lhe confere flexibilidade suficiente para caber dentro e fora da pequena abertura do quadro.

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Os cubos Shimano são uma garantia de durabilidade, com esferas de aço inoxidável e manutenção relativamente fácil. O eixo requer algum treino para começar a ser utilizado normalmente.

No quadro há detalhes como roscas para montar um guarda-lamas traseiro na ponte de junção das escoras, embora não haja roscas em nenhum dos lados para fixar uma possível bagageira padrão. Temos a opção de instalar duas grades de bidon, no tubo diagonal e vertical, e também um descanso na ponteira traseira. Um detalhe a ter em conta é a pintura utilizada para proteger toda a estrutura, que é altamente resistente a arranhões. 

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MUITO ÁGIL

O equipamento não falha em termos de desempenho. A Beeq optou por rodas de 27,5" e guiador de 740 mm para dar à M500 um bom manuseamento, e a verdade é que a bicicleta é muito ágil e move-se muito bem. Ainda não a testámos na cidade, mas é certamente perfeita para “ziguezaguear” através do trânsito. Em trilhos fáceis o seu comportamento foi ideal, a um ritmo moderado, dentro do limite de 25km/h até ao qual o motor ajuda, embora se quisermos ultrapassar essa velocidade não há problema, porque o Brose não tem atrito após a assistência ser cortada. A alta velocidade, a direção é um pouco mais nervosa, bem como em trilhos com algumas dificuldades técnicas.

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Sensor de velocidade standard, fixado externamente à escora, com íman na roda. 

A transmissão é também um pouco limitada se formos para trilhos em montanha que exijam constantes alterações da desmultiplicação. O rácio escolhido em termos de mudanças é claramente orientado para uma utilização mista urbana ou sem grandes acumulados. Tem um prato de 36 dentes e uma cassete de 11 velocidades com carretos de 11 a 42 dentes. O resultado é uma engrenagem rolante, que proporciona ao motor uma aceleração suave, e que exigirá mais gasto de energia para superar os percursos montanhosos, algo a ter em conta dada a capacidade da bateria. Em termos de qualidade da transmissão, as passagens de carreto são precisas, graças aos elementos fabricados em aço.

TÃO CONFORTÁVEL! 

Com uma postura erguida e os componentes certos, pedalar na Beeq M500 é um prazer. Os punhos anatomicamente moldados aumentam o conforto nas mãos e os pneus grossos filtram os mais pequenos solavancos nos trilhos. O resto é tratado pela suspensão. A SR Suntour Raidon é exemplar. É acionada por ar e óleo, proporciona 99% de bloqueio, tem rebound ajustável, e uma sensação suave e progressiva que evita que o peso extra da e-bike a comprima excessivamente em travagem ou em impactos consecutivos. A rigidez é mais do que suficiente, com as suas bainhas de alumínio de 34 mm, sem causar a sensação flexível de algumas e-bikes na parte frontal. O eixo Q Loc 2 de libertação rápida, que não tem nada a ver com os convencionais, merece uma menção especial: abre-se desapertando a alavanca e depois pressionando e rodando a tampa da extremidade oposta para reduzir o expansor para remover o eixo. Se ainda tiveres dúvidas, vê o vídeo publicado no site da Beeq.

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Os punhos ergonómicos aliviam a pressão no nervo ulnar. Se sofreres de dormência nas mãos, qualquer ajuda é boa.

A melhorar: Bateria de 504Wh. Apenas disponível em 3 tamanhos. 

 

AO TEU ESTILO 

A capacidade de personalização do sistema elétrico Brose é uma das qualidades da Beeq que passa despercebida. Nesta ebike em particular, para além da aplicação, podemos modificar a quantidade de assistência dos diferentes modos a partir do próprio ecrã no guiador, e também selecionar a informação que aparece no display ou a forma como a informação é exibida. De série, as assistências não requerem qualquer reajuste, com um bom escalonamento entre os modos Eco, Tour, Sport e Boost, todos caracterizados por um impulso de entrada e saída gradual e muito silencioso, e com potência mais do que suficiente para ultrapassar qualquer tipo de rampa.

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EM DETALHE: BROSE ALLROUND

É um dos novos displays da Brose. Tem um ecrã TFT de 1,5" com brilho automático, visor a cores e 6 botões num corpo compacto. Na parte inferior do suporte está o botão que ativa o modo Walk Assist.

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3 PRINCIPAIS DESTAQUES:

  1. Potência, suavidade e baixo ruído do sistema elétrico Brose. Bateria de 504Wh. 
  2. Posição de condução confortável. Fácil manuseamento, graças às rodas de 27,5", ágeis e absorventes. 
  3. Suspensão de qualidade com bainhas de alumínio e controlos hidráulicos eficazes.

FICHA TÉCNICA:

[QUADRO] Alumínio 6061 hidroformado. [SUSPENSÃO] Sr Suntour Raidon 34 LOR DS. 110 mm de CURSO. [MOTOR] Brose Drive S. [BATERIA] Snake Battery - 504 Wh. [DISPLAY] Brose Allround. [PEDALEIRO] FSA. 36d. [DESVIADOR] SRAM NX. [MANÍPULO] SRAM NX. [CASSETE] SRAM NX. 11-42d. 11 vel. [CORRENTE] SRAM NX [TRAVÕES] Shimano MT200. [DIREÇÃO] FSA. [AVANÇO] FSA Viper. [GUIADOR] FSA VDrive. 740mm. [PUNHOS] Grip GA30. [SELIM] Selle Royal Shadow Gel. [ESPIGÃO DE SELIM] FSA. [RODAS] Aros alumínio / cubos Shimano MT400/M6010. [PNEUS] Continental Mountain King 27,5x2.6”. [PESO] 23,82 Kg (tamanho M, sem pedais). [TAMANHOS] S, M, L. [PREÇO] 2.149€. [+INFO] www.beeq-bicycles.com

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