comitium

Já testámos a nova Giant Trance X Advanced E+ Elite

Esta é a mais leve das ebikes mais potentes e, ao mesmo tempo, é a mais potente das ebikes mais leves. Estes são os principais pergaminhos da Trance X Advanced E+ Elite da Giant.

Ivan Mateos

Já testámos a nova Giant Trance X Advanced E+ Elite
Já testámos a nova Giant Trance X Advanced E+ Elite

A Giant passa a ter duas novas plataformas na gama de elétricas, a nova Trance X Advanced E+ Elite e a versão para mulher LIV Intrigue X Advanced E+ Elite. Ambas destinam-se a trail e são, no fundo, uma versão leve da Trance X Advanced e da Intrigue X Advanced, com quadros totalmente novos e com uma relação peso/potência que as converte (provavelmente) nas bikes com motor potente mais leves do mercado. Utilizam o mesmo motor Giant SyncDrive Pro 2 de 85 Nm que as restantes e-bikes da marca montam, mas a bateria é nova. Trata-se da EnergyPak de 400 Wh integrada dentro de um tubo diagonal mais compacto, chegando assim o peso total da bicicleta a um valor inferior a 20 kg. 

trance 1 giant trance x advanced e elite
Giant Trance X Advanced E+ Elite 0

Tal como as Trance X E+ normais, a E+ Elite inclui suspensões com 150 mm de curso e amortecedores com 140 mm, bem como rodas mullet (29" à frente e 27,5" atrás).

display giant trance x advanced e elite
 

Para ligar o motor da bicicleta deve usar-se o display localizado no tubo horizontal (RideControl GO), com indicadores LED que nos mostram o estado da bateria na barra direita e o modo de assistência que estamos a utilizar na barra esquerda. Também inclui um botão On/Off que, além de servir para alternar os modos de assistência, serve também para ativar o SmartAssist se clicarmos duas vezes.  

motor giant trance x advanced e elite
 

O motor Giant SyncDrive Pro 2, produzido pela Yamaha, tem um torque máximo de 85 Nm e oferece 5 modos de assistência: Eco, Tour, Active, Sport e Power. Cada um é ajustável em 3 níveis de intensidade (mais ou menos força) através da aplicação RideControl. No modo Power chega a 400% de assistência. Além disso, conta com o modo automático Smart Assist que modifica a entrega de potência em função das necessidades de pedalada e tem um pré-ajuste dinâmico. Cada um dos modos pode ser ajustado em termos de entrega de potência, torque e aceleração. De facto, aquele ajuste que consideramos mais importante é o torque, dado que assim podemos equiparar a potência do motor ao de outros motores de e-bikes leves. Como curiosidade, podemos regular o torque do motor nestes valores: 20, 30, 40, 50, 60, 75 ou 85Nm.

mando giant trance x advanced e elite
 

O manípulo de controlo RideControl 3 é fácil de usar e está integrado no punho. Tem três botões, para subir o modo de assistência, para baixar e um botão central que ativa a assistência a caminhar. 

bateri a giant trance x advanced e elite
 

A nova bateria integrada EnergyPak de 400 Wh utiliza células 22700 de maiores dimensões, as quais são refrigeradas, para um desempenho melhor. A autonomia média do motor em pleno rendimento (85 Nm) é de 35 km e mais de 100 km com o torque ajustado a 20 Nm (segundo os dados da Giant). Podemos adicionar uma bateria extra na grade de bidon, denominada EnergyPak Plus com 200 Wh à venda em separado e que pesa 1,8 kg. 

maestro giant trance x advanced e elite
 

O quadro é fabricado totalmente em fibra de carbono Advanced, com o habitual sistema de amortecimento Maestro da marca (do tipo dual link), que é uma referência em termos de suavidade e capacidade de absorção. Tem flip-chips na junção das escoras com o link, que possilitam duas geometrias (High e Low), para podermos optar entre um comportamento mais ágil a baixas velocidades ou mais lançado e estável nas altas velocidades. 

accion 1 giant trance x advanced e elite
 

Na posição mais alta (High), a direção e o tubo de selim ficam com 66,5º e 76,7º, as mesmas medidas que as Trance X, para adotarmos uma posição mais adiantada para pedalar e mais viva em termos de reações. Na posição baixa os ângulos ficam mais relaxados. O pedaleiro baixa ligeiramente e aumenta a distância entre os eixos, para ganhar estabilidade e controlo em alta velocidade. 

A leveza geral e as suspensões Fox LiveValve são elementos chave na facilidade em atingir grandes velocidades em qualquer terreno

potencia giant trance x advanced e elite
 

A esta capacidade de ajuste geométrico temos de acrescentar as opções que o novo cockpit Giant Contact SLR oferece, através da alteração de posição de algumas peças. Este é sem dúvida um dos cockpits mais completos do mercado. Pesa 255g e além da leveza, a capacidade de ajuste é a sua principal mais-valia, dado que está disponível em 3 comprimentos (40, 45 e 50 mm) e três ângulos (3° / 0° / +3°), bastando para tal mudar umas peças entre o avanço e o tubo da suspensão, bem como o espaçador inferior do avanço. 

aplicacion giant trance x advanced e elite
 

A aplicação RideControl desenvolvida pela Giant permite guardar rotas, ver os percursos GPS bem como inúmera informação, com gráficos de altimetria, cadência, potência... Para além de tudo isto, a nova versão da aplicação permite ajustar os parâmetros do motor. Antigamente podíamos ajustar cada modo de assistência escolhendo uma entrega de potência de 50, 75 ou 100%, mas agora essas opções foram multiplicadas por três, permitindo um ajuste do torque e da aceleração em cada modo: 

  • Entrega: 50, 75 ou 100% dentro da percentagem total de entrega em cada modo. Ou seja, se o Power nos dá 400%, podemos escolher 50% (200%), 75% ou 100% (400%).  
  • Torque: 20 Nm, 30, 40, 50, 60, 70 ou 85 Nm em cada modo.
  • Aceleração: de 1 a 7 em cada modo
accion 2 giant trance x advanced e elite
 

Tivemos a oportunidade de testar a versão topo de gama, a Trance X Advanced E+ Elite 0. Esta bicicleta pesa 19,48 kg no tamanho M sem pedais (valor da nossa balança) e por não ser tão pesada como as rivais é rápida em termos de reações e consegue atingir rapidamente velocidades muito elevadas. O comportamento sublime também é ajudado pelas suspensões inteligentes Fox Live Valve. O sistema mantem-se firme enquanto os sensores não detetam buracos e quando abrem o sistema hidráulico nem nos apercebemos. É um passo de gigante no campo das suspensões e no caso da Fox só falta eliminar alguns cabos. Também possui um sensor de posição, por isso o sistema sabe quando estamos a subir, a descer ou a rolar em terreno plano e adaptam o funcionamento a essa circunstância. As subidas em trialheiras são feitas a bom ritmo, com uma pedalada fluida e absorve qualquer impacto, sempre que é necessário. Em plano ou em descida, quando não deteta irregularidades, faz o mesmo. A Trance X Advanced E+ Elite é rápida, muito rápida, deixando para trás outras ebikes. Tem pneus 2.4 que garantem boa aderência e mantêm a segurança. No cômputo geral, adorámos esta Giant. É uma bicicleta que se adapta a cada utilizador e terreno, graças à sua geometria ajustável e às suas suspensões inteligentes, que potenciam o aspeto dinâmico dos seus menos de 20 kg e peso, respondendo com firmeza à pedalada e suavidade perante os impactos. Uma ebike futurista que já está no presente. 

trance 3 giant trance x advanced e elite

Esta é a mais barata. Giant Trance X Advanced E+ Elite 3.

A Giant Trance X Advanced E+ Elite estará disponível em 3 versões:

  • Giant Trance X ADV E+ Elite 0 – 11.399 €
  • Giant Trance X ADV E+ Elite 1 – 19.199 €
  • Giant Trance X ADV E+ Elite 3 – 5.699 €
liv giant trance x advanced e elite
 LIV Intrigue X Advanced E+ Elite 3.

No caso das versões para mulher, só há um modelo: a Liv Intrigue X Advanced E+ Elite que custa 5.699 €.

Poderás obter mais informações em www.giant-bicycles.com

Arquivado em:

Giant Reign E+: 10 tecnologias que a consolidam como uma das melhores eBikes do mundo

Relacionado

Giant Reign E+: 10 tecnologias que a consolidam como uma das melhores eBikes do mundo

A visão da Giant acerca da indústria das ebikes de BTT

Relacionado

A visão da Giant acerca da indústria das ebikes de BTT

Giant lança uma edição especial da XtC Advanced Sl 29

Relacionado

Giant lança uma edição especial da XtC Advanced Sl 29

Giant democratiza a sua tecnologia na nova gama de sapatos para BTT

Relacionado

Giant democratiza a sua tecnologia na nova gama de sapatos para BTT

Eis a nova Stance E+ da Giant

Relacionado

Eis a nova Stance E+ da Giant