A Giant passa a ter duas novas plataformas na gama de elétricas, a nova Trance X Advanced E+ Elite e a versão para mulher LIV Intrigue X Advanced E+ Elite. Ambas destinam-se a trail e são, no fundo, uma versão leve da Trance X Advanced e da Intrigue X Advanced, com quadros totalmente novos e com uma relação peso/potência que as converte (provavelmente) nas bikes com motor potente mais leves do mercado. Utilizam o mesmo motor Giant SyncDrive Pro 2 de 85 Nm que as restantes e-bikes da marca montam, mas a bateria é nova. Trata-se da EnergyPak de 400 Wh integrada dentro de um tubo diagonal mais compacto, chegando assim o peso total da bicicleta a um valor inferior a 20 kg.

Tal como as Trance X E+ normais, a E+ Elite inclui suspensões com 150 mm de curso e amortecedores com 140 mm, bem como rodas mullet (29" à frente e 27,5" atrás).

Para ligar o motor da bicicleta deve usar-se o display localizado no tubo horizontal (RideControl GO), com indicadores LED que nos mostram o estado da bateria na barra direita e o modo de assistência que estamos a utilizar na barra esquerda. Também inclui um botão On/Off que, além de servir para alternar os modos de assistência, serve também para ativar o SmartAssist se clicarmos duas vezes.

O motor Giant SyncDrive Pro 2, produzido pela Yamaha, tem um torque máximo de 85 Nm e oferece 5 modos de assistência: Eco, Tour, Active, Sport e Power. Cada um é ajustável em 3 níveis de intensidade (mais ou menos força) através da aplicação RideControl. No modo Power chega a 400% de assistência. Além disso, conta com o modo automático Smart Assist que modifica a entrega de potência em função das necessidades de pedalada e tem um pré-ajuste dinâmico. Cada um dos modos pode ser ajustado em termos de entrega de potência, torque e aceleração. De facto, aquele ajuste que consideramos mais importante é o torque, dado que assim podemos equiparar a potência do motor ao de outros motores de e-bikes leves. Como curiosidade, podemos regular o torque do motor nestes valores: 20, 30, 40, 50, 60, 75 ou 85Nm.

O manípulo de controlo RideControl 3 é fácil de usar e está integrado no punho. Tem três botões, para subir o modo de assistência, para baixar e um botão central que ativa a assistência a caminhar.

A nova bateria integrada EnergyPak de 400 Wh utiliza células 22700 de maiores dimensões, as quais são refrigeradas, para um desempenho melhor. A autonomia média do motor em pleno rendimento (85 Nm) é de 35 km e mais de 100 km com o torque ajustado a 20 Nm (segundo os dados da Giant). Podemos adicionar uma bateria extra na grade de bidon, denominada EnergyPak Plus com 200 Wh à venda em separado e que pesa 1,8 kg.

O quadro é fabricado totalmente em fibra de carbono Advanced, com o habitual sistema de amortecimento Maestro da marca (do tipo dual link), que é uma referência em termos de suavidade e capacidade de absorção. Tem flip-chips na junção das escoras com o link, que possilitam duas geometrias (High e Low), para podermos optar entre um comportamento mais ágil a baixas velocidades ou mais lançado e estável nas altas velocidades.

Na posição mais alta (High), a direção e o tubo de selim ficam com 66,5º e 76,7º, as mesmas medidas que as Trance X, para adotarmos uma posição mais adiantada para pedalar e mais viva em termos de reações. Na posição baixa os ângulos ficam mais relaxados. O pedaleiro baixa ligeiramente e aumenta a distância entre os eixos, para ganhar estabilidade e controlo em alta velocidade.
A leveza geral e as suspensões Fox LiveValve são elementos chave na facilidade em atingir grandes velocidades em qualquer terreno

A esta capacidade de ajuste geométrico temos de acrescentar as opções que o novo cockpit Giant Contact SLR oferece, através da alteração de posição de algumas peças. Este é sem dúvida um dos cockpits mais completos do mercado. Pesa 255g e além da leveza, a capacidade de ajuste é a sua principal mais-valia, dado que está disponível em 3 comprimentos (40, 45 e 50 mm) e três ângulos (3° / 0° / +3°), bastando para tal mudar umas peças entre o avanço e o tubo da suspensão, bem como o espaçador inferior do avanço.

A aplicação RideControl desenvolvida pela Giant permite guardar rotas, ver os percursos GPS bem como inúmera informação, com gráficos de altimetria, cadência, potência... Para além de tudo isto, a nova versão da aplicação permite ajustar os parâmetros do motor. Antigamente podíamos ajustar cada modo de assistência escolhendo uma entrega de potência de 50, 75 ou 100%, mas agora essas opções foram multiplicadas por três, permitindo um ajuste do torque e da aceleração em cada modo:
- Entrega: 50, 75 ou 100% dentro da percentagem total de entrega em cada modo. Ou seja, se o Power nos dá 400%, podemos escolher 50% (200%), 75% ou 100% (400%).
- Torque: 20 Nm, 30, 40, 50, 60, 70 ou 85 Nm em cada modo.
- Aceleração: de 1 a 7 em cada modo

Tivemos a oportunidade de testar a versão topo de gama, a Trance X Advanced E+ Elite 0. Esta bicicleta pesa 19,48 kg no tamanho M sem pedais (valor da nossa balança) e por não ser tão pesada como as rivais é rápida em termos de reações e consegue atingir rapidamente velocidades muito elevadas. O comportamento sublime também é ajudado pelas suspensões inteligentes Fox Live Valve. O sistema mantem-se firme enquanto os sensores não detetam buracos e quando abrem o sistema hidráulico nem nos apercebemos. É um passo de gigante no campo das suspensões e no caso da Fox só falta eliminar alguns cabos. Também possui um sensor de posição, por isso o sistema sabe quando estamos a subir, a descer ou a rolar em terreno plano e adaptam o funcionamento a essa circunstância. As subidas em trialheiras são feitas a bom ritmo, com uma pedalada fluida e absorve qualquer impacto, sempre que é necessário. Em plano ou em descida, quando não deteta irregularidades, faz o mesmo. A Trance X Advanced E+ Elite é rápida, muito rápida, deixando para trás outras ebikes. Tem pneus 2.4 que garantem boa aderência e mantêm a segurança. No cômputo geral, adorámos esta Giant. É uma bicicleta que se adapta a cada utilizador e terreno, graças à sua geometria ajustável e às suas suspensões inteligentes, que potenciam o aspeto dinâmico dos seus menos de 20 kg e peso, respondendo com firmeza à pedalada e suavidade perante os impactos. Uma ebike futurista que já está no presente.

Esta é a mais barata. Giant Trance X Advanced E+ Elite 3.
A Giant Trance X Advanced E+ Elite estará disponível em 3 versões:
- Giant Trance X ADV E+ Elite 0 – 11.399 €
- Giant Trance X ADV E+ Elite 1 – 19.199 €
- Giant Trance X ADV E+ Elite 3 – 5.699 €

No caso das versões para mulher, só há um modelo: a Liv Intrigue X Advanced E+ Elite que custa 5.699 €.
Poderás obter mais informações em www.giant-bicycles.com.