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Testámos o Zwift Hub, o primeiro rolo inteligente com transmissão direta da marca Zwift

Quando pensamos em ciclismo virtual, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Zwift. A aplicação da marca norte-americana é das mais usadas em todo o mundo e agora a marca lançou no mercado um rolo de treino inteligente.

CARLES SABADELL

Testámos o Zwift Hub, o primeiro rolo inteligente com transmissão direta da marca Zwift
Testámos o Zwift Hub, o primeiro rolo inteligente com transmissão direta da marca Zwift

A plataforma virtual de ciclismo mais famosa do mundo, Zwift, revolucionou o treino indoor graças às funções que permite realizar em cenários virtuais: treinar de forma estruturada, praticar ciclismo em grupo ou inclusive pedalar virtualmente com ciclistas profissionais como Mathieu van der Poel ou Mark Cavendish. 

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A marca pretende chegar a cada vez mais utilizadores e para tal lançou o seu primeiro rolo de treino inteligente. Custa cerca de 500€ e é mais acessível do que os rolos de marcas concorrentes, além disso é bastante simples de usar. 

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Trata-se de um rolo inteligente de transmissão direta que cumpre com todos os standards, além de em termos de conetividade ser emparelhável através de ANT+ e Bluetooth. A cassete vem montada de origem, bastando para tal, antes da compra, escolher entre uma versão de 8, 9, 10, 11 ou 12 velocidades e as desmultiplicações disponíveis são de 11-30 com 12 velocidades e de 11-28 nas restantes. 

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É um rolo bastante rígido e compacto, sendo a montagem bastante simples, rápida e intuitiva. O seu manual de instruções é bastante detalhado e possui medidores de eixo que permitem reconhecer qual é o adaptador que precisamos. Só precisamos de uma chave inglesa, que por acaso vem na própria embalagem do rolo. Desde que tiramos o rolo da caixa, montamos e encaixamos a bicicleta não demoramos mais de 10 minutos.

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Um dos aspetos que mais destacamos no Zwift Hub, é a ausência de ruído durante a utilização, sendo um dos mais silenciosos que já testámos. O seu design torna-o estável, permitindo pedalar sentado ou de pé, inclusive em altas intensidades. No entanto, recomendamos usar uma esteira debaixo do rolo para maior aderência. 

Como não podia deixar de ser, a sincronização com a aplicação é muito intuitiva. É necessário calibrar o rolo quando o ligamos pela primeira vez, embora seja algo rápido e não demore mais de 10 minutos. O rolo mede corretamente a velocidade, cadência e potência e é compatível com qualquer aplicação de ciclismo virtual. 

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A precisão do rolo é elevada e encontra-se entre a média das marcas mais populares. A resistência muda automaticamente através dos modos ERG e SIM, e é capaz de gerar uma resistência de até 1800 watts, um valor que não é fácil de atingir. 

Testámos o modo de simulação (SIM) em diferentes percursos do Zwift e analisámos a sua reação sobretudo em mudanças de altimetria e em diferentes terrenos. A pedalada é fluida e silenciosa tanto em terreno plano como em subida e, embora o peso do volante de inércia (4,7 kg) esteja um pouco abaixo da média se compararmos com o das marcas rivais, a sensação que o rolo transmite quando pedalamos é bastante realista e isso é notório sobretudo em acelerações. 

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Em pendentes muito inclinadas, o rolo proporciona uma sensação similar à que encontramos na estrada. A pendente máxima que é capaz de simular ronda os 16% e, embora não seja das mais elevadas do mercado, é um valor razoável para um rolo desta gama. 

Também testámos o modo ERG, num dos treinos estruturados da plataforma, e valorizámos a forma como responde às mudanças de potência. O Zwift Hub altera com suavidade as alterações de potência, oferecendo uma pedalada cómoda, independentemente da dureza e da resistência. Faz isto, aumentando ou diminuindo a dureza progressivamente em cerca de 2 segundos, o que permite que o rolo não bloqueie repentinamente ou que nos quebre o ritmo. 

Temos, no entanto, um ponto negativo a apontar e que sugerimos à marca. Faz falta uma pega para transportar o rolo. Apesar de não ser um rolo volumoso ou pesado (15 kg) uma pega é uma mais valia pois permite transportar e guardar o mesmo noutro local quando não o estamos a usar. 

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No cômputo geral, é um dos rolos mais completos do mercado e cobre as exigências da maioria dos ciclistas. Além disso, está disponível por um preço mais acessível e competitivo. 

Poderás encontrá-lo à venda somente na página oficial Zwift: https://eu.zwift.com/pages/zwift-hub

Pontos positivos

  • Cassete incluída 
  • Tamanho compacto e silencioso
  • Preço

A melhorar

  • Pega para transporte
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FICHA TÉCNICA:

Características técnicas: Precisão de potência de +/- 2,5%, potência máxima de 1.800W, pendente máxima simulada de 16%, volante de inércia de 4,7 kg, peso do rolo 15 kg, peso máximo suportável 120 kg. Compatibilidade: Cassete compatível com SRAM/Shimano de 8, 9, 10, 11 ou 12 velocidades incluida (8-11 velocidades 11-28 e 12 velocidades 11-30), eixo passante de 142 e 148 mm e adaptadores de aperto rápido de 130 e 135 mm incluídos. Conetividade: Transmissão dos dados medidos através de Bluetooth FTMS e Ant+ FEC, atualizações wireless de firmware através de Bluetooth com a aplicação Zwift Companion, pode atuar como ponte do monitor de frequência cardíaca BLE ou ANT+ através de Bluetooth, Cabo de alimentação necessário, atualizações do firmware (OTA) através de Bluetooth pela aplicação Zwift Companion.

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