Os dias mais curtos e a chuva alteram por completo os nossos planos, por isso ter a possibilidade de treinar em casa é uma das benesses dos tempos modernos.
Para muitos, os rolos de treino modernos são a salvação, mas, como todos sabemos, alguns dão problemas. Além disso, há alguns inconvenientes devido à necessidade de acoplar a nossa própria bicicleta a esses aparelhos, como correr o risco de riscar o quadro na zona do triângulo traseiro quando estamos a enquadrar a parte traseira da bicicleta com os pontos de apoio do rolo, além de que alguns quadros ganham folgas devido ao uso abusivo dos treinos (força lateral imposta). Existe também um problema acrescido que tem a ver com o desgaste de alguns parafusos e componentes, sobretudo devido à oxidação provocada pela nossa sudação.

No caso de um ciclista profissional, isso não é problema, pois todos os anos em regra recebe uma bicicleta de treino nova, mas para nós, comuns mortais, isso não é possível e é por isso que as Smart Bikes são, em alguns casos, a melhor opção.
Obviamente, uma bicicleta destas requer um espaço próprio para estar montada - ao contrário de um rolo que mais tarde podemos desmontar e guardar - mas esse é sobretudo o seu grande inconveniente, além do peso.
No caso desta Exercycle da BH Fitness, o seu design rompe com a norma e mescla as vantagens e a robustez/durabilidade de uma bicicleta de treino indoor estática com a geometria, o design e especificações de uma verdadeira bicicleta de estrada.

Esquece o selim volumoso e desconfortável ou o guiador estranho e nem sequer falamos na geometria desconfortável e pouco regulável das bicicletas que encontramos nos ginásios. Nesta Exercycle encontrarás uma geometria mais parecida à de uma bicicleta de ciclismo, ajustes fáceis de fazer, um guiador de estrada, um selim ergonómico e próprio de ciclismo, pedais de encaixe (com opção de plataforma com correia), um ecrã LCD com informação detalhada, incluindo potência, rotações por minuto, cadência, velocidade média e máxima, entre outros valores. Inclui ainda um potenciómetro, bem como um módulo Bluetooth que permite emparelhar com um programa de treino, para além de um recetor de pulso telemétrico Polar (deves usar uma banda cardíaca).

Na parte da frente - onde está alojado o ecrã LCD numa posição de fácil leitura - está montado um suporte ajustável onde podemos colocar um tablet com o nosso programa de treino favorito.

A bicicleta tem de ser ligada a uma tomada convencional e usa um sistema de resistência eletromagnético super silencioso. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das principais mais-valias deste sistema. Outro dos pontos a favor é a sensação natural a pedalar e os botões de comutação das mudanças. Neste caso, estão situados nas manetes que se assemelham às de estrada, apesar de não terem, como é óbvio, travões. Basta clicar para passar as mudanças, embora tenhamos de ressalvar que seria mais vantajoso aproximar o dedo do botão em vez de termos de carregar com força, como é o caso.

Gostámos do facto de podermos pedalar em pé com total confiança, mesmo balançando vigorosamente, algo que não podemos fazer na maioria dos rolos inteligentes, pois corremos o risco de cair, devido à instabilidade dos pés de apoio.

O guiador é confortável, mas se estás habituado a versões ergonómicas ou com fitas grossas, poderás estranhar. Mas a grande vantagem deste modelo é que podes também substituir as fitas e colocar as tuas preferidas.

CONCLUSÃO GERAL
Esta Smart Bike nunca sobreaqueceu nem bloqueou e isso nem sempre acontece com os rolos de treino smart. Como principais vantagens, destacamos a ausência de ruído, a descomplicação (não é preciso desmontar rodas nem colocar o quadro no aparelho), a estabilidade (podes pedalar em pé sem ter receio) e as semelhanças com as típicas bicicletas de estrada. E nem sequer precisas de usar aplicações de treino. Se quiseres, pura e simplesmente liga a bicicleta à corrente, carrega no Play e faz o treino que estás a pensar fazer ou pura e simplesmente pedala o tempo que quiseres a ver televisão ou ouvir música. Poderás fazer scroll nos botões e ver dados sobre a tua performance, mas nota que quando desligares o aparelho esses dados desaparecem.

Na prática, é uma excelente alternativa para quem tem um espaço físico onde possa manter esta bicicleta durante um longo período de tempo, pois trata-se de um equipamento pesado que ronda os 50 kgs (apesar de incluir rodas num dos pés, o que permite mudarmos de local de treino). Se tens uma bicicleta de carbono e estás relutante em usá-la num rolo de treino smart devido aos inconvenientes que estes possuem, esta pode ser uma solução a ter em conta. Além disso, permite fazer um teste FTP.

DADOS PRESENTES NO ECRÃ LCD:
- Ecrã 1: RPM, Potência, Ritmo cardíaco e Tempo Decorrido
- Ecrã 2: RPM: Percentagem de Potência, Percentagem de Ritmo Cardíaco e Tempo Decorrido
- Ecrã 3: Média de RPM, Velocidade Instantânea, Calorias gastas e Distância percorrida
- Ecrã 4: RPM Máximo, Potência Máxima e Ritmo Cardíaco Máximo.

FICHA TÉCNICA:
- Peso: 48,6 kg
- Preço: 2.190€
- Medidas: 144 x 61 cm
- Percentagem de subida: até 25%
- Watts máximos: 1500 reais
- Níveis de resistência: 24
- Largura do guiador: 42 cm
- Distância entre eixos: 152
- Selim: BH Ergo
- Pedais: Wellgo WPD 981
- Rodas de deslocação: sim
- Peso máximo do utilizador: 150kg
- Utilização indicada: intensiva
- Suporte universal de telemóvel ou tablet: até 12.9 polegadas
- Oferta: pack com ferramentas
- Mais informações: https://exercycle.bhfitness.com/pt/
NOVIDADE
A BH Fitness entretanto acabou de lançar uma versão especial deste modelo, denominada Exercycle + indicada para ginásios, hoteis ou personal trainers. As principais diferenças face a este modelo são o guiador, o selim e a pintura anticorrosiva.