Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902

Os sapatos de competição S-Phyre RC902 aliam um elevado ajuste com zonas específicas de transferência de potência, tudo isto complementado por uma construção premium, característica comum aos modelos de topo da marca nipónica.
Carlos Pinto
Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902
Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902

A gama S-PHYRE para competição tem estado presente em muitas vitórias, sendo usada pelos atletas que pretendem superar tudo o resto. A nova versão de 2021 combina design e materiais de outro nível, sendo prova disso Wout van Aert na prova Milan-San Remo, onde o ciclista profissional alcançou a vitória com os RC902.

Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902

As características comuns a todos os sapatos de estrada S-PHYRE incluem couro de microfibra reforçado, tacos de calcanhar substituíveis, apertos Boa de baixo perfil e ajuste Dynalast. No entanto, é a engenharia e o design desta nova versão que faz com que os RC902 se destaquem.

Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902

Cada sapato de ciclismo necessita da combinação ideal entre suporte, movimento e conforto, de acordo com o ciclista. Estudando a dinâmica de pedalada e o movimento do pé dos ciclistas nas provas de alto nível, a Shimano foi capaz de criar um sapato de engenharia avançada, usando malha reforçada e materiais de couro superiores em camadas para maximizar o ajuste, rigidez, flexibilidade/elasticidade e respirabilidade.

Novos sapatos Shimano S-Phyre RC902

Além de usar a sola de fibra de carbono de nível máximo da SHIMANO, a transferência de energia foi otimizada através do uso da nova forma de calcanhar estabilizadora e anti-torção do RC902. O movimento do pé e os estudos de pedalada dos atletas profissionais foram analisados para descobrir as forças exercidas durante as acelerações explosivas. Desta análise, resultou um calcanhar redesenhado com uma combinação de materiais flexíveis e rígidos, construído para lidar com as intensas forças de torção causadas por acelerações explosivas.

A engenharia envolvida na criação de um ajuste perfeito em todas as variações de tamanhos, incluindo tamanhos regulares, meios tamanhos, tamanhos largos e tamanhos femininos, não foi fácil de resolver. A resposta foi uma espécie de casulo de suporte (360º Wrapping Upper), desde a parte superior até à sola para fornecer mais poder de sustentação e conforto extra ao ciclista.

O sistema de aperto do sapato é o BOA Fit System Li2 com ajustes bidirecionais e apresenta tratamentos de frescura Silvadur para manter o sapato com bom cheiro durante mais tempo. O RC902 está disponível em azul, preto, branco e também em vermelho – sendo esta última cor apenas disponível nas lojas Shimano Service Center.

O RC902 tem um peso de 235g e está disponível do tamanho 39 ao 46. Estes sapatos estarão disponíveis no mercado português no final de Outubro. Poderás saber o preço contatando o distribuidor nacional, a Sociedade Comercial do Vouga, através do site www.scvouga.pt.