Já conheces os motores Steps da Shimano?

Para jovens e menos jovens, para os que se deslocam para o emprego, para os pais mais ocupados, para os desportistas, os aventureiros ou simplesmente para os que querem andar de bicicleta, a Shimano tem o sistema Steps ideal para o teu estilo de vida.
Carlos Pinto
Já conheces os motores Steps da Shimano?
Já conheces os motores Steps da Shimano?

Os estilos de BTT ou ciclismo são diferentes, por isso os motores também são. A Shimano conta com uma das famílias mais completas, que oferece diferentes prestações, ajustando-se a cada tipo de utilização. Estão estruturadas nas séries 5000, 6000, 7000 e 8000, que vão desde uma utilização mais urbana ou recreacional até um BTT mais competitivo. Já conheces os motores Steps da Shimano?

A ampla gama de motorizações Shimano Steps cobre todas as modalidades do ciclismo.

Todos os motores Shimano Steps possuem as mesmas qualidades: motores com 250W de potência, com assistência até aos 25 km/h, com uma sensação natural de andamento e entrada suave de assistência de pedalada; unidade motor leve e de dimensões reduzidas, que permite otimizar a repartição de pesos, encurtar o comprimento das escoras, e otimizar a ação do amortecedor nos modelos de suspensão total; uma grande autonomia, com energia suficiente para percorrer até 185 km (E5000 e E6000, em modo ECO); e uma longa vida útil da bateria, assegurando que após 1.000 ciclos de carga ainda se encontra em forma para te levar onde quiseres e trazer-te de volta.

AS BATERIAS:

  • Até 504Wh A Shimano dispõe de baterias externas (para quadro ou para porta-cargas) e internas, com capacidades que vão dos 418 aos 504Wh. Nos modelos de BTT habitualmente encontraremos as de 504Wh, tanto externa como interna. Já conheces os motores Steps da Shimano?

Uma das virtudes das baterias Shimano é a sua longevidade, com uma duração estimada de mais de 1.000 ciclos de carga conservando energia em torno dos 80% da sua capacidade. A marca dispõe de dois carregadores específicos (não deves utilizar outro de outra marca): o EC-E6000 que é rápido e é o mais comum, ou o EC-E6002 que é mais compacto. Já conheces os motores Steps da Shimano?

Carregador EC-E6002. É o carregador mais compacto e leve da Shimano, perfeito para as viagens. Medidas: 160x70x40 mm.

VAIS DEIXAR DE ANDAR ALGUNS MESES? Quando não se vai usar a bateria durante algum tempo, a Shimano aconselha guardar a bateria num lugar fresco e seco no interior (na arrecadação, por exemplo), com uma temperatura estável entre os 10 e os 20 graus, sem exposição direta da luz solar ou de outras fontes de calor. Antes de a guardares, carrega-a até 70% e volta a carregá-la até atingir esse nível cada 6 meses, caso entretanto não a tenhas usado. Antes de voltares a usar a bateria, carrega-a na totalidade. Já conheces os motores Steps da Shimano?

Já conheces os motores Steps da Shimano?

Bateria BT-E8020: a bateria integrada da Shimano tem uma capacidade de 504Wh.

AO TEU GOSTO PESSOAL

Personalização de parâmetros Os utilizadores de motores Shimano Steps E7000 e E8000 podem personalizar os três níveis de assistência: Eco, Trail e Boost.

Através de um smartphone ou de um PC poderás personalizar os modos de assistência.

Este ajuste pode ser realizado a partir de casa usando um PC ou um tablet, ou mesmo durante a própria volta usando a aplicação E-Tube Ride para telemóvel compatível com Bluetooth. Para o fazer é necessário entrar na opção "Custom" e selecionar uma das opções para cada um dos três níveis.

Para além da opção Custom, a Shimano oferece duas configurações pré-definidas, a Dynamic e a Explorer, para os que quiserem uma assistência de pedalada adequada ao seu gosto pessoal: * Dynamic. É a que costuma vir pré-definida de fábrica, com o modo Boost no nível alto, o Trail e o Eco no nível baixo.

  • Explorer. Boost e Trail no nível médio, e Eco no modo alto.

Poderás obter mais informações no distribuidor da Shimano em Portugal, a Sociedade Comercial do Vouga ou em www.scvouga.pt.